Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2021 para Professor - História, Edital 001

Foram encontradas 6 questões

Q1896593 Pedagogia

Consta nos documentos oficiais que a III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e as Formas Correlatas de Intolerância fomentou no Brasil um intenso debate público, abarcando tanto organizações governamentais quanto não governamentais e expressões de movimentos sociais interessadas em analisar as dinâmicas das relações raciais no Brasil, bem como tecer propostas de superação dos entraves postos em destaques pela realização da conferência.

Nessa oportunidade foi possível iniciar a construção e implementação do plano de ação do Estado brasileiro para operacionalizar as resoluções voltadas para a educação, quais sejam:


1. Igual acesso à educação para todos e todas na lei e na prática.

2. Adoção e implementação de leis que proíbam a discriminação baseada em raça, cor, descendência, origem nacional ou étnica em todos os níveis de educação, tanto formal quanto informal.

3. Medidas necessárias para eliminar os obstáculos que limitam o acesso de crianças à educação.

4. Apoio aos esforços que assegurem ambiente escolar seguro, livre da violência e de assédio motivados por racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata.

5. Capacitar todos os estudantes, independentemente de raça, cor, descendência, origem étnica ou nacional a frequentarem instituições educacionais de ensino superior.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2004186 Pedagogia

Para a Gestão escolar é notória a importância da coordenação pedagógica.


Dentro da Gestão escolar, o processo burocrático que envolve as instituições educacionais possui uma série de atribuições específicas ligadas às funções pedagógicas e administrativas. Entre essas, está a coordenação pedagógica.


Constitui uma das atribuições específicas do coordenador pedagógico:

Alternativas
Q2004189 Pedagogia
Tornou-se lugar-comum afirmar que a formação do professor de história se processa ao longo de toda a sua vida pessoal e profissional, nos diversos tempos e espaços socioeducativos. Entretanto, é sobretudo na formação inicial, nos cursos superiores de graduação, que os saberes históricos e pedagógicos são mobilizados, problematizados, sistematizados e incorporados à experiência de construção do saber docente. Trata-se um importante momento de construção da identidade pessoal e profissional do professor, espaço de construção de maneiras de ser e estar na futura profissão. 
GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História: experiência, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003. p. 60.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. A partir dos anos de 1970 uma série de pesquisas vem evidenciando a importância de a formação universitária ser o espaço do confronto de fontes e interpretações; enquanto a escola, o lugar da transmissão do saber histórico previamente produzido, para facilitar a compreensão dos estudantes da educação básica. 2. Embora o professor de História possa dominar um conjunto de saberes, competências e habilidades que permitam o seu exercício profissional, é possível exercer plenamente sua docência apenas conhecendo os mecanismos de produção do conhecimento histórico. 3. No sistema escolar existe uma pluralidade de concepções sobre história, não havendo um consenso social sobre os objetivos e os valores que a escola deva promover.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2004190 Pedagogia
Assinale a alternativa correta a respeito da gestão escolar e sua relevância para as práticas educacionais.
Alternativas
Q2004193 Pedagogia

Analise as afirmativas abaixo, a respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e suas implicações para o ensino de História.


1. De acordo com as Diretrizes, respeitando a Constituição Federal, o ensino de história deve ser ministrado em língua portuguesa, ficando assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

2. Como se trata de lei federal, as Diretrizes não oportunizam o ensino voltado para a diversidade regional; portanto, o ensino de história previsto para os anos finais deve se focar em aspectos globais e nacionais, tendo a história estadual como complementar à federal.

3. De acordo com as Diretrizes para o Ensino Fundamental, o ensino de história torna-se componente curricular associado a outras áreas do conhecimento de Ciências Humanas, perdendo a obrigatoriedade enquanto disciplina específica.


 Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: C
5: A