Questões de Concurso Público IF-AM 2026 para Professor EBTT - Área/Disciplina: Medicina Veterinária / Patologia Animal e/ou Medicina Preventiva

Foram encontradas 3 questões

Q3879807 Patologia
As anomalias de malformações do sistema nervoso central são intrínsecas e acontecem durante o processo de desenvolvimento.

Avalie o que se afirma sobre anomalias de malformações do sistema nervoso.

I- Meningocele consiste na projeção de meninges e/ ou cérebro associado ao defeito da linha média do crânio.
II- Lisencefalia (agiria) é patológica, que leva a diversas consequências, e comum em animais de laboratório e aves.
III- As condições disráficas são malformações que ocorrem por fechamento defeituoso da região frontal e hipotalâmica do sistema nervoso central.
IV- A incapacidade de uma parte do tubo neural de se fechar ou a reabertura de uma região do tubo após o fechamento bem-sucedido pode dar origem a várias malformações.

Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q3879811 Patologia
Dengue, chikungunya e Zika podem ser transmitidos aos humanos por via vetorial, vertical e transfusional. A principal forma é a vetorial, que ocorre pela picada de fêmeas de Ae.aegypti infectadas, no ciclo humano-vetor-humano.
Sobre os agentes etiológicos deste grupo de doenças, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q3879816 Patologia
A esporotricose é uma micose subcutânea cujo agente etiológico é o fungo saprofítico, que habita solo e vegetais, conhecido como Sporothrix chenckii. Esse fungo é capaz de causar doença no homem e em várias espécies de animais como gatos, cães, cavalo, golfinho, pássaros, suínos e bovinos.
Sobre a forma de transmissão mais comum para o homem e animais, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C