Questões de Concurso Público IF Farroupilha - RS 2016 para Docente - Ciência e Tecnologia de Alimentos

Foram encontradas 5 questões

Q741076 Nutrição

Leia a notícia publicada em 29/09/2016:

Festejado pelo Ministério da Saúde e criticado por nutricionistas por seu alcance limitado, o acordo de redução de sal, firmado com a indústria alimentícia, fechou a terceira etapa sem a adesão total das empresas participantes. Levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostra que das 22 empresas produtoras de margarinas, cereais matinais, caldos e temperos prontos, 94,5% cumpriram o acordo de redução do mineral.

Caldos líquidos e em gel, que deveriam ter apresentado uma redução da substância, apresentaram no período analisado um aumento na concentração de sódio de 8,84%. De acordo com a pasta, a irregularidade já foi reparada. Como se trata de um acordo voluntário, empresas não tiveram nenhuma punição.

Feito em 2011, o acordo entre o governo e a indústria de alimentos prevê a diminuição do sódio de 16 classes de alimentos. A mudança na formulação é feita em etapas. Na primeira fase, a redução foi feita em massas instantâneas, pães de forma e bisnaguinhas.

Em uma segunda etapa, iniciada em outubro de 2011, foi a vez de salgadinhos de milho, batatas fritas, bolos, misturas para bolo, maionese, bolachas e biscoitos.

Na última fase, iniciada em novembro de 2013, a redução tem como alvo empanados, hambúrguer, linguiças, cozida, resfriada e frescal, mortadela, presuntaria, muçarela, requeijão cremoso, salsicha e sopas individuais. Esta última fase é considerada a de maior impacto. Sozinha, ela representa quase 50% da meta do acordo, que prevê a redução de 28.562 toneladas de sal até 2020.

De acordo com a notícia, a última fase do acordo, para redução de sal em produtos industrializados, abrange, entre outros produtos, os derivados cárneos. Além de ter grande importância na saúde pública, esta fase do acordo tem implicações tecnológicas de difícil solução. Analise as afirmações abaixo, referentes à dificuldade de redução do cloreto de sódio em produtos cárneos, e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso. ( ) O sódio é importante na manutenção da emulsão cárnea. ( ) O sal potencializa o sabor, desidrata por ação da pressão osmótica e inibe o crescimento bacteriano. ( ) O sal atua como agente antioxidante e, portanto, é importante na conservação da fase lipídica do produto, evitando a rancidez oxidativa. A sequência correta é
Alternativas
Q741079 Nutrição
Para a produção de cerveja, as matérias-primas utilizadas são o malte, o lúpulo, a água e a levedura. Na produção do malte, as sementes de cereais, principalmente, a cevada, o trigo, o arroz e o milho, passam por três etapas principais: a maceração, a germinação e a secagem. Nessas etapas, ocorrem alterações bioquímicas importantes na semente. Analise as afirmações abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso. ( ) Durante a germinação, ocorre aumento do poder diastásico do malte, com liberação de enzimas que, no processo de mosturação da cerveja, fazem as transformações do amido do grão em açúcares fermentáveis. ( ) Normalmente, o poder diastásico do malte é superior à quantidade de amido presente na cerveja, justificando, assim, a adição de cereais não maltados como adjuntos ou complementos do malte. ( ) A adição de cereais não maltados, adicionados à cerveja como complementos do malte, é uma prática proibida no Brasil, consistindo em fraude na produção de cerveja. A sequência correta é
Alternativas
Q741080 Nutrição
No processo de produção de cachaça, a fase de destilação pode ser dividida em porções chamadas cabeça, coração e cauda. Sobre as fases da destilação, é correto afirmar que:
Alternativas
Q741082 Nutrição
A presença de contaminação por mercúrio em alimentos é relacionada, principalmente, ao pescado. O mercúrio é um elemento natural que pode estar na água, no ar e no solo, distribuído no ambiente naturalmente e por processos antropogênicos. Uma das formas mais comuns de exposição ao mercúrio é através da dieta, especialmente pelo consumo de peixes e frutos do mar. No Brasil, a região mais afetada é a Amazônia, por ter o solo rico em mercúrio, e a erosão, o desmatamento, a queima de biomassa e mineração de ouro sobrecarregam os sistemas aquáticos locais. Nesta região, monitoramentos de exposição e de efeitos na população são realizados. No sistema nervoso, alvo principal da toxicidade do mercúrio, observam-se principalmente alterações no seu desenvolvimento e alterações de comportamento nas populações expostas (CALDAS; JARDIM, 2012; WHO, 2008).

Analise as afirmativas abaixo sobre a contaminação de alimentos com mercúrio.

I- Os Elasmobrânquios (ordem de peixes à qual pertencem os cações) são os peixes que mais concentram o mercúrio na forma inorgânica.

II- O processo de conversão a metilmercúrio ocorre em sedimentos de águas doces e salgadas, processo esse conduzido por micro-organismos.

III- Os peixes, localizados no topo da cadeia alimentar (espécies predatórias), tendem a apresentar quantidades menores de metilmercúrio, a forma tóxica do metal, que vai sendo inativada ao longo da cadeia.

IV- A acumulação biológica dá-se ao longo da cadeia alimentar, na forma de metilmercúrio, que é a forma mais absorvida pelo homem, e mais tóxica.

São corretas as afirmativas

Alternativas
Q741086 Nutrição
Sobre a produção de vinhos espumantes, NÃO se pode afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: E
4: C
5: D