Questões de Concurso Público SEGEP-MA 2016 para Analista Ambiental – Bioquímico

Foram encontradas 6 questões

Q719507 Biomedicina - Análises Clínicas

 A atuação do Bioquímico em análises de amostras ambientais dá suporte para diversas atividades do setor público, previstas em legislação. Considere as assertivas abaixo.

I. Gerar dados para Relatório de Qualidade Ambiental sobre a situação qualitativa e quantitativa dos Recursos Hídricos de domínio do Estado, atividade prevista na Lei Estadual no 8.149 de 15 de junho de 2004. Política Estadual de Recursos Hídricos, o Sistema de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos.

II. Analisar amostras de esgotos e demais resíduos líquidos, sólidos ou gasosos gerados após outorga de direito de uso de recurso hídrico, atividade prevista no Decreto no 27.845, de 18 de novembro de 2011 que Regulamenta a Lei no 8.149, de 15 de junho de 2004, que institui a Política Estadual de Recursos Hídricos, o Sistema de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos, com relação às águas superficiais.

III. Analisar, continuamente, a qualidade química e bacteriológica das águas subterrâneas, atividade prevista no Decreto no 28.008 de 30/01/2012 que Regulamenta a Lei no 8.149, de 15 de junho de 2004 e a Lei no 5.405, de 08 de abril de 1992.

IV. Fornecer resultados de análises microbiológicas e físico-químicas de amostras ambientais, para subsidiar estudos de impacto ambiental e respectivos relatórios, atividade prevista na Lei Estadual no 5.405 de 08 de abril de 1992. 

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q719512 Biomedicina - Análises Clínicas

A amostragem é considerada um fator crítico em todo o processo analítico e é recomendada a adoção de procedimentos que consigam detectar interferências no processo de coleta. Considere as assertivas abaixo.

I. A incerteza é obtida por meio do desvio padrão relativo que é calculado pela diferença relativa entre resultados de duplicatas de testes.

II. Um branco de campo é um controle usado para a verificação de contaminações ambientais que podem ser adicionadas às amostras durante os procedimentos de coleta.

III. A duplicata de amostras é usada para medir a precisão e repetitividade dos procedimentos de coleta e a variação, entre os resultados das duplicatas (R1 e R2), é calculada com a fórmula [ (R1 − R2) / (R1 + R2 / 2) ] × 100.

IV. Para determinar a incerteza da amostragem, metodologias baseadas na replicação dos procedimentos de amostragem, ou réplica de amostras que consideram que os analitos podem variar em função do tempo e do espaço, são os mais recomendados. 

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q719514 Biomedicina - Análises Clínicas
A ISO 17025 especifica os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio, segundo a qual os laboratórios acreditados devem
Alternativas
Q719523 Biomedicina - Análises Clínicas
Os métodos utilizados dos ensaios químicos têm se aprimorado devido ao uso de instrumentos de medição cada vez mais sensíveis e precisos, gerando aumento da confiabilidade dos resultados analíticos. Contudo, esse desenvolvimento exige uma série de práticas de controle. São consideradas ferramentas de controle de qualidade:
Alternativas
Q719526 Biomedicina - Análises Clínicas
O sistema de gestão da qualidade em laboratórios de acordo com a ABNT NBR ISO/EC 17025 inclue
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: A
5: A