Questões de Concurso Público TRT - 3ª Região (MG) 2015 para Analista Judiciário - Engenharia Mecânica

Foram encontradas 10 questões

Q557229 Engenharia Mecânica
Considere os seguintes EPI's:

I. Capacete de segurança.

II. Máscara de proteção para filtrar particulado.

III. Protetor auricular.

IV. Óculos de proteção.

V. Bota com biqueira de aço.

VI. Luvas antivibração.

VII. Avental, mangote e perneira de couro ou de raspa.

VIII. Cinto de segurança.

Recomenda-se que um operador de britadeira elétrica com capacidade de impacto compreendida entre 7 e 30 kg utilize os EPI's constantes APENAS em 

Alternativas
Q557230 Engenharia Mecânica
Durante a reforma de prédio da União na capital mineira, executada pela empresa A que contemplava também a reforma dos hidrantes, optou-se por se instalar adicionalmente um sistema de combate a incêndio com o emprego de sistema com chuveiro automático (sprinklers). O prédio tem quatro pavimentos. Elaborado o edital de licitação, houve uma empresa B escolhida para a execução e instalação deste projeto. Conforme licitação, esta instalação foi totalmente executada pela empresa B, porém como a obra de reforma do prédio não estava totalmente concluída optou-se por se fazer a validação técnica do sistema de chuveiro automático de combate a incêndio quando da entrega do prédio. Isto foi acordado entre as partes envolvidas. Decorridos 10 meses da instalação a empresa A faliu, e as obras foram paralisadas. Como medida legal o TCU solicitou que se fizesse uma averiguação do status da obra, especificando-se o que havia sido cumprido e o que não estava finalizado, com o respectivo laudo de um órgão reconhecido. Nestas circunstâncias, para elaboração do laudo sobre a instalação e desempenho do sistema de combate a incêndio por meio de sprinklers, considere: 

1. Comparar os dados das plaquetas dos motores de acionamento das bombas do sistema de combate a incêndio com aquelas constantes do caderno de especificações técnicas de dimensionamento do sistema.

2. Simular um princípio de incêndio controlado em cada ambiente para comprovar a eficácia de funcionamento do sistema.

3. Contabilizar o número de terminais sprinklers instalados para comprovação frente ao caderno de especificações técnicas do sistema.

4. Apoiar-se tão somente nas especificações da norma NBR-10.897/90 da ABNT – Proteção contra incêndio por chuveiro automático.

5. Comprovar a existência de válvulas de governo e de fluxo devidamente instaladas e operacionais. 

6. Analisar o caderno de especificações técnicas do projeto e se apoiar nas normas que constam das respectivas especificações.

7. Verificar o diâmetro da tubulação empregada, o respectivo local de instalação, o número de cotovelos, uniões, derivações, válvulas e, comprimentos de tubulações que compõem o sistema de alimentação do sistema de chuveiros automáticos (sprinklers) comparando-as com as especificações do dimensionamento do sistema e com as plantas de instalação.

8. Comprovar a existência de válvulas de alívio de pressão hidráulica devidamente instaladas e operacionais e, em número condizente com o caderno de especificações técnicas de dimensionamento do sistema.

9. Comprovar a inexistência de válvulas de alívio de pressão hidráulica na rede de alimentação dos chuveiros sprinklers.

10. Analisar a capacidade do reservatório de combate a incêndio com a respectiva reserva técnica para combate à incêndio.

11. Executar o teste hidrostático na rede instalada para comprovar a estanqueidade e inexistência de vazamentos.

12. Solicitar o caderno As Built da empresa B.

As ações que poderiam ser consideradas válidas são: 


Alternativas
Q557232 Engenharia Mecânica
Na pintura da fachada externa de um imóvel de três pavimentos de um órgão público foi contratada uma empresa para execução do serviço. Todos os funcionários desta empresa, alocados para a execução das atividades, tiveram o adequado treinamento para trabalho em altura com os respectivos registros de treinamento periódicos arquivados na empresa prestadora do serviço.

Efetuada a inspeção rotineira constatou-se que, diariamente, todos os funcionários possuíam os devidos Equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura.

Infelizmente em uma determinada manhã um dos operários sofreu um acidente caindo do andaime a 4 m de altura. Isto ocorreu porque ele, embora utilizasse o cinto de segurança tipo paraquedas, não o fixou ao ponto de ancoragem. A queda comprometeu permanentemente sua mobilidade e saúde ocupacional. O sindicato que o representa entrou com uma ação reparadora na Justiça.

Neste caso, quem responde legalmente pelo acidente é 

Alternativas
Q557234 Engenharia Mecânica
As edificações públicas brasileiras já deveriam atender aos requisitos de eficiência energética da etiquetagem do Procel Edifica (Procel/Inmetro).

Considerem-se os seguintes quesitos: 

1. Se possível, implantar sistema de monitoramento, controle e automação dos sistemas elétricos da edificação.

2. Substituir vidros que compõem grande área da fachada por modelos mais eficientes e, de alto desempenho.

3. Remover eventuais lâminas do brise soleil existentes na fachada para facilitar a luminosidade do ambiente.

4. Implementar soluções para o tratamento da cobertura, como: isolamento térmico, teto jardim, pinturas especiais em cor escura, preferencialmente preta.

5. Evitar o emprego de sistema de resfriamento evaporativo por micro aspersão externa com tomada de ar externo por razões de economia de energia e de água.

6. Prever, preferencialmente, a instalação de sistema de ar-condicionado Split com sensor de ocupação.

7. Prever, preferencialmente, a instalação de sistema de ar-condicionado central com a opção VRF (variable refrigerant flow).

8. Considerar a viabilidade técnico-econômica para a instalação de painéis solares para o aquecimento da água. 

Segundo os requisitos técnicos para obtenção da Etiqueta nível A quanto à eficiência energética por meio do método prescritivo do Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C) (Portaria n° 372 de 17 de setembro de 2010 e Portaria Complementar n° 17 de 16 de janeiro de 2012) são aplicáveis, APENAS: 


Alternativas
Q557235 Engenharia Mecânica
A Lei n° 4.591, de 16 de dezembro de 1964 (artigo 54), prevê que os Sindicatos da Indústria da Construção Civil fiquem obrigados a divulgar até o dia 5 de cada mês, os Custos Unitários de Construção − CUB a serem adotados nas respectivas regiões jurisdicionais, calculados com base nos diversos projetos-padrão representativos, levando-se em consideração os lotes de insumos (materiais e mão de obra), despesas administrativas e equipamento e com os seus respectivos pesos constantes nos quadros da NBR-12.721:2006 da ABNT. A variação percentual mensal do CUB tem servido como mecanismo de reajuste de preços como índice setorial.

Os dados de salários e preços de materiais e mão de obra, despesas administrativas e equipamentos previstos na NBR-12.721:2006, são obtidos através do levantamento de informações junto a uma amostra de cerca de 40 empresas da construção. O cálculo do custo unitário de construção por metro quadrado é a somatória das combinações – preços x pesos dos insumos, para cada especificação executados sob o enfoque estatístico.

Para este propósito utiliza-se a distribuição estatística 

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: D
5: B