Questões de Concurso Público INFRAERO 2011 para Analista de Sistemas - Gestão de TI

Foram encontradas 11 questões

Q153073 Governança de TI
Sobre nível de serviço ITIL, considere:

I. Acordos de nível de serviço.

II. Acordos de nível operacional.

III. Contratos de suporte.

IV. Processos de gestão de serviços.

O gerenciamento de nível de serviço (SLM) é o processo responsável pelo cumprimento das metas acordadas de nível de serviço por meio de
Alternativas
Q153074 Governança de TI
Na etapa Estratégia de Serviço do ITIL, para avaliar o custo de se possuir um item de configuração no ciclo de vida completo, não apenas o custo inicial ou o preço de compra, bem como para se obter ajuda na tomada de decisões de investimentos, usa-se uma metodologia denominada
Alternativas
Q153075 Governança de TI
No estágio de Melhoria Contínua de Serviço (CSI) do ITIL, para uma efetiva implementação da melhoria, são definidos os processos fundamentais:
Alternativas
Q153077 Governança de TI
A transparência dos custos, do valor e dos riscos é identificada como uma das mais importantes metas para a governança de TI. No CobiT, embora outras áreas contribuam, a transparência é primariamente atingida pela área de foco na governança de TI denominada:
Alternativas
Q153078 Governança de TI
“As práticas existentes são formalizadas por meio de procedimentos padronizados, documentados e comunicados através de treinamento, porém, desvios não são detectados apesar do cumprimento dos processos ser mandatório.” Esta situação caracteriza, segundo o CobiT, que os processos de TI se encontram no nível de maturidade
Alternativas
Q157023 Governança de TI
O princípio básico do modelo CobiT estabelece que os ..I....são gerenciados pelos .II..... para atingir os ...III . que respondem aos ..IV.....

As lacunas I, II, III e IV são preenchidas correta e respectivamente por:
Alternativas
Q157024 Governança de TI
Em relação a portfólio de TI, considere:

I. Deve abranger todos os itens de investimento e custeio das atividades de TI na organização, estejam estes na área de TI ou não.

II. É composto por projetos, serviços e ativos, no qual projetos podem ser representados, por exemplo, pela implantação de um escritório de projetos de TI, ou por um processo de gestão de configuração, e serviços podem envolver a implantação de um upgrade do sistema operacional, ou mesmo, a instalação de ativos, tais como, hardwares e softwares de suporte.

III. Dentre as várias alternativas de classificação, Benson, Bugnitz & Walton (2004) propõem que, na perspectiva de TI, o portfólio seja classificado em estratégico, fábrica, nova estratégia e obrigatório, correspondendo este último a investimentos reque- ridos por legislação ou compliance.

IV. Na visão funcional de negócio, a elaboração do portfólio pode considerar, com base em registros históricos, a estimativa de horas de análise e/ou programação necessárias ao atendimento a uma área funcional, dentro de um período estipulado, e registrar a informação no portfólio.

Está correto o que consta em
Alternativas
Q157025 Governança de TI
Em relação ao ITIL v.3, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q157026 Governança de TI
Constituem-se objetivos do CobiT 4.1, EXCETO:
Alternativas
Q157028 Governança de TI
Em relação ao CMMI-DEV 1.2 e MPS.BR, é correto afirmar:
Alternativas
Q157037 Governança de TI
No contexto dos seis critérios para avaliar o grau de maturidade no alinhamento estratégico de TI e de negócios, proposto por Luftman (2000), considere:

I. Ter papel de apoio e uma infraestrutura flexível e transparente com os parceiros de negócios e clientes.

II. Avaliar e aplicar efetivamente as tecnologias emergentes.

III. Facilitar e orientar os processos e estratégias de negócios como verdade absoluta.

IV. Prover soluções personalizadas às necessidades dos clientes.

Os itens I, II, III e IV acima se relacionam com maior propriedade à maturidade
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: E
5: C
6: D
7: B
8: C
9: C
10: E
11: D