Questões de Concurso Público TCE-CE 2008 para Analista de Controle Externo - Auditoria Governamental

Foram encontradas 14 questões

Q401278 Economia
O Produto Interno Bruto de uma economia é igual ao somatório dos valores de produção de bens e serviços
Alternativas
Q401279 Economia
Suponha uma economia hipotética sem governo, na qual tenham ocorrido as seguintes transações:

I. A empresa A adquire insumos da empresa C no valor de 100 e produz bens no valor de 300, sendo 70% da produção vendida para a empresa B e o restante para consumidores finais.

II. A empresa B, com os insumos adquiridos da empresa A, fabrica bens no valor de 400, dos quais 20% são vendidos como insumos para a empresa C e o restante para consumidores finais.

III. A empresa C, com os insumos adquiridos da empresa B, fabrica bens no valor de 200, dos quais 50% são vendidos para a empresa e o restante para consumidores finais.

Considerando essas informações, é correto concluir que o valor agregado por essa economia é
Alternativas
Q401280 Economia
Sobre a taxa de desemprego de um país, é correto afirmar:
Alternativas
Q401282 Economia
É uma medida que reduz o déficit primário do setor público:
Alternativas
Q401283 Economia
Considere as definições das siglas a seguir:

C = Consumo privado
I = Investimento privado
G = Gastos totais do Governo
X = Exportação de bens e serviços
M = Importação de bens e serviços

A demanda agregada da economia, supondo-se que a oferta agregada seja infinitamente elástica, é representada pela seguinte expressão:
Alternativas
Q401284 Economia
A teoria macroeconômica de determinação do nível de equilíbrio de renda, no curto prazo, postula que a economia está em equilíbrio quando, em um determinado nível geral de preços, a
Alternativas
Q403000 Economia
O índice geral de preços de uma determinada economia apresentou o seguinte comportamento em um período de dez anos:

imagem-001.jpg

Assumindo-se que este índice represente adequadamente o nível geral de preços da economia, a taxa de inflação
Alternativas
Q403432 Economia
O mercado monopolista é um dos exemplos das falhas do mercado em alocar eficientemente os fatores de produção. A razão disso é que o monopolista, em comparação com o mercado de concorrência perfeita (que é perfeitamente eficiente),
Alternativas
Q403433 Economia
Uma causa de falha de mercado muito comum é a denominada informação assimétrica. É exemplo de mercado em que a informação assimétrica implica a seleção adversa dos produtos ofertados:
Alternativas
Q403434 Economia
Há alguns tipos de mercado em que ocorre o denominado risco moral (moral hazard), fato que prejudica também a sua eficiência. São exemplos desse tipo de mercado:
Alternativas
Q403435 Economia
O Governo, ao instituir impostos sobre vendas, altera a eficiência alocativa dos mercados. Essa falha na eficiência alocativa, denominada peso morto da tributação, corresponde à soma das perdas dos excedentes do consumidor e do produtor que é superior aos benefícios prestados pelos bens e serviços produzidos pelo governo com os recursos do imposto. Abaixo, o gráfico representativo do equilíbrio de um mercado de concorrência perfeita antes e depois da incidência de um imposto específico sobre vendas.

imagem-003.jpg

O chamado peso morto da tributação corresponde, nesse gráfico, à área do
Alternativas
Q403436 Economia
Sobre os princípios teóricos da tributação, é correto afirmar que
Alternativas
Q403437 Economia
Segundo a teoria econômica convencional, o imposto que melhor atende ao princípio da neutralidade em relação aos mercados de produção, de consumo e de fatores de produção é um imposto
Alternativas
Q403438 Economia
Considere as assertivas abaixo, relativas aos problemas suscitados pelo federalismo fiscal em nosso país.

I. Para se adequar à prática fiscal existente, na maioria dos países, de desonerar tributariamente todas as exportações, a União teve que conceder uma fatia adicional da arrecadação do Imposto sobre a Renda (IR) que é distribuída aos Estados, para que esses isentassem a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre os produtos primários exportados.

II. A dificuldade de implantar uma reforma fiscal e tributária em nosso País consiste justamente em conciliar os interesses divergentes entre os poderes tributantes e os contribuintes, bem como em medir as alterações de arrecadação que essa reforma acarretaria.

III. A partir da Constituição Federal de 1988, a União tem concentrado esforços em ampliar a base de cálculo e as alíquotas das contribuições sociais e das contribuições sobre o domínio econômico, uma vez que estas não são redistribuídas aos Estados e Municípios.

IV. A chamada “guerra fiscal” existente entre os Estados deriva do fato de seu principal tributo, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ser cobrado no estado de destino do bem, em vez de no estado produtor.

Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: E
5: B
6: A
7: C
8: D
9: C
10: A
11: B
12: C
13: E
14: D