Questões de Concurso Público Prefeitura de Mandaguari - PR 2019 para Gestor de Meio Ambiente

Foram encontradas 19 questões

Q1645141 Engenharia Ambiental e Sanitária
A caracterização biológica da água é realizada a partir da identificação dos microrganismos existentes no meio, tendo em vista a sua predominância em determinados ambientes, a sua atuação nos processos de depuração de cargas poluidoras e a sua associação às doenças de veiculação hídrica. Analise com atenção as afirmativas a seguir a respeito dos principais microrganismos de interesse na Engenharia Ambiental.
I - Bactérias, algas e fungos. II - Fungos, protozoários e vírus. III - Fungos, algas e helmintos. IV - Bactérias, fungos e protozoários.
Com base nas afirmativas anteriores responda a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1645142 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. A qualidade das águas é representada por diversos parâmetros que indicam suas características físicas, químicas e biológicas e que são determinados em campo ou por meio de ensaios laboratoriais. Assinale a alternativa CORRETA a respeito de alguns dos principais parâmetros físicos da água:
Alternativas
Q1645143 Engenharia Ambiental e Sanitária
A poluição de origem agropecuária está relacionada aos excrementos de animais e ao uso de defensivos agrícolas e fertilizantes.Para a caracterização das fontes de poluição devido à aplicação de defensivos agrícolas deve ser realizado com um levantamento detalhado de informações. Analise as afirmativas a seguir:
I - Localização das lavouras em relação aos corpos d’água. II - Processo de descarte de restos de formulações e águas de lavagem de equipamentos. III - Condições ambientais como tipo de solo e fatores climáticos como temperatura, chuva e vento. IV - Tipo de defensivo utilizado, nível de toxicidade em relação aos peixes, quantidade utilizada, forma de aplicação, equipamentos utilizados, período de aplicação, inclusive se aplicação é realizada quando as condições climáticas estiverem desfavoráveis.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1645144 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os aterros sanitários convencionais ou mecanizados são os que se aplicam em todas as localidades com resíduos suficientes para justificar economicamente o uso de máquinas para as operações de escavação, preparo do terreno, corte de material de cobertura, movimentação, espalhamento, compactação e recobrimento do lixo. Trata-se de uma obra de engenharia, que se desenvolve em área previamente determinada e como resultado produz a modificação da topografia do terreno. Leia atentamente algumas das características mínimas que os aterros devem reunir:
I - O aterramento de resíduos deve evitar a proliferação de vetores, riscos à saúde pública e a degradação ambiental. II - A área do aterro não precisa ser perfeitamente delimitada e cercada, porém deverá ser estabelecido um controle de acesso de veículos e pessoas. III - Não se deve queimar o lixo, nem serem produzidos maus odores, devendo ser coberto diariamente. IV –Devem existir obras de engenharia para o controle das emissões gasosas, para a central e tratamento do percolado, porém não necessariamente drenagem das águas pluviais.
De acordo com as afirmativas, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1645145 Engenharia Ambiental e Sanitária
No Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é necessário que o projeto seja devidamente justificado, e sejam apresentadas as diversas alternativas tecnológicas e de localização. Deve também identificar e avaliar todos os possíveis impactos gerados na implementação e operação (e eventualmente na desativação) do empreendimento, bem como definir a área de influência destes impactos (limites geográficos que podem ser, direta ou indiretamente, afetados), e propor medidas mitigadoras e de compensação. Nesse contexto é exigido que o EIA contenha um mínimo de informações em seu projeto. Leia as afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA:
I - Contemplar algumasdas alternativas tecnológicas e de localização do projeto. II - Identificar e avaliar somente os impactos ambientais de implantação do projeto. III - Avaliar a compatibilidade com planos e programas governamentais e fazer o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto (meios físico, bióticos e socioeconômico). IV - Promover análises de impactos ambientais, definir as medidas mitigadorase elaborar o programa de acompanhamento e monitoramento.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: C
5: B