Questões de Concurso Público Prefeitura de Biguaçu - SC 2017 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 4 questões

Q1327077 Engenharia Civil

A Figura mostra uma viga bi-apoiada solicitada por um carregamento pontual, um momento fletor e dois níveis de cargas uniformemente distribuídas. As dimensões são mostradas em metro e os momentos devem ser considerados negativos quando atuam em sentido horário.


Imagem associada para resolução da questão

As reações verticais nos pontos A e E, bem como o momento fletor em C, são em módulo, respectivamente:



Alternativas
Q1327078 Engenharia Civil
No Brasil o projeto e execução de fundações é normatizado pela ABNT NBR 6122/2010. Sobre as orientações apresentadas nesta norma e os conceitos de mecânica dos solos associados ao projeto de fundações são apresentadas as seguintes proposições:

I. Dentre os métodos de previsão de capacidade de carga de fundações rasas que poderiam ser empregados, visto o que diz a norma NBR 6122/2010 sobre o tema, está o método semi-empírico de Terzaghi.
II. Nega é o termo empregado para se referir ao processo de interação entre as diversas estacas constituintes de uma fundação quando transmitem ao solo as cargas que lhes são aplicadas.
III. Conforme a NBR 6122/2010, os esforços, determinados a partir das ações e suas combinações, conforme prescrito na NBR 8681, devem ser fornecidos pelo projetista da estrutura a quem cabe individualizar qual o conjunto de esforços para verificação dos estados-limite últimos e qual o conjunto para verificação dos estados-limites de serviço.
IV. Estacas imersas em solos muito moles ou que tiverem cota de arrasamento acima do nível do terreno devem, segundo a NBR 6122/2010, ser verificadas quanto a efeitos de segunda ordem.
V. A NBR 6122/2010 recomenda que para qualquer edificação deva ser feita uma campanha de investigação preliminar, constituída no mínimo por sondagem a percussão (com SPT).


São CORRETAS as proposições:
Alternativas
Q1327079 Engenharia Civil
O projeto de estruturas de concreto armado é normatizado no Brasil pela ABNT NBR 6118/2014. Esta norma aplica-se às estruturas de concretos normais, identificados por massa específica seca maior do que 2000 kg/m³, não excedendo 2800 kg/m³, do grupo I de resistência (C20 a C50) e do grupo II de resistência (C55 a C90). Sobre o que recomenda esta norma são apresentadas as seguintes proposições:

I. Os requisitos de qualidade de uma estrutura de concreto são classificados, de acordo com a NBR 6118/2014, em: capacidade resistente, desempenho de serviço e durabilidade.
II. Quanto a apresentação de projetos, segundo a NBR 6118/2014 o produto final do projeto estrutural é constituído por desenhos, especificações e critérios de projeto. As especificações e os critérios de projeto podem constar nos próprios desenhos ou constituir documento separado.
III. Conforme a norma citada no enunciado, os mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto são a ação de cloretos, a expansão por sulfato e reação álcali-agregado, já à dispassivação da armadura se deve à carbonatação ou à lixiviação.
IV. Todas as barras das armaduras devem ser ancoradas de forma que as forças a que estejam submetidas sejam integralmente transmitidos ao concreto, seja por meio de aderência ou de dispositivos mecânicos ou por combinação de ambos.
V. As deformações impostas de maneira uniforme nas peças de concreto, como aquelas decorrentes de retração, bem como temperatura e fluência do concreto, podem ser consideradas desprezíveis desde que seja realizada a criação de juntas de concretagem ou de dilatação.

São CORRETAS as proposições: 
Alternativas
Q1327080 Engenharia Civil

A pavimentação asfáltica é uma das alternativas mais empregadas e disseminadas, e sua adoção busca tornar a via mais durável, bem fornecer aos usuários da via maior conforto e segurança. Sobre o projeto de pavimentos asfálticos e materiais utilizados para tal são apresentadas cinco proposições.



I. Ensaios triaxiais dinâmicos são utilizados para a determinação, dentre outras informações, do módulo de resiliência de materiais empregados em obras de pavimentação.


II. O sistema de classificação de solos HRB (ou TRB) é baseado na granulometria, consistência e mineralogia dos solos e classifica-os em uma escala que vai de A1 a A-7-6. Nesta escala, solos classificados como A1 apresentam bom comportamento quando empregados em obras de pavimentação, enquanto que a classificação A-7-6 congrega solos com comportamento geotécnico pouco interessante a esse tipo de obras.


III. O agregado tipo macadame apresenta uma curva granulométrica de material bem graduado e contínua, com insuficiência de material fino, para preencher os vazios entre as partículas maiores.


IV. Pavimento flexível é aquele em que todas as camadas sofrem deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e, portanto, a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas. Para o projeto deste tipo de pavimento pode-se empregar o método do extinto DNER, baseado, entre outras informações, nos valores de CBR do material de subleito.


V. O método de dimensionamento do DNER, baseado no método original do USACE, e o da AASHTO, visam a proteção do subleito contra a geração de deformações plásticas excessivas durante o período de projeto.



São CORRETAS as proposições:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: E