O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
50%

🍀 O que falta para você alcançar seus objetivos? Garanta até 50% OFF e chegue lá 🚀

Questões de Concurso Público MPE-PA 2012 para Auxiliar de Administração

Foram encontradas 70 questões

Q358718 Português
Na crônica Penalidade máxima, Fernando Sabino relata um episódio do cotidiano, apoiando-se nele para
Alternativas
Q358719 Português
A passagem do texto na qual os tempos verbais empregados parecem transportar o leitor para o momento em que os fatos ocorrem é :
Alternativas
Q358720 Português
A expressão “isso acontece”, recorrentes nas linhas 26, 30 e 31 do texto, referem-se, respectivamente, ao;
Alternativas
Q358721 Português
No trecho “Olhou para um lado e para outro: algum conhecido ali por perto, era uma vez a sua compostura.” (linhas 12 e 13), a relação sintático-semântica que se estabelece entre os enunciados que sucedem os dois pontos é :
Alternativas
Q358722 Português
Considerando as relações de regência, concordância e colocação pronominal no texto Penalidade máxima, julgue as afirmativas abaixo.

I. No trecho “Agora era um homem de meia-idade, paletó e gravata, de regresso do trabalho, andando ao longo do mar.” (linhas 01 e 02), a preposição que sucede o substantivo regresso pode ser substituída pela preposição a sem alteração do sentido do texto.

II. No trecho “Mas chute forte como os de antigamente eles não têm.” (linhas 09 e 10), o artigo definido deveria estar no singular, concordando com o substantivo chute.

III. No trecho “Um dos jogadores pescou o sapato e veio trazê-lo.” (linhas 21 e 22), o pronome do caso oblíquo o pode ser substituído pelo pronome lhe, para fazer referência ao sujeito a quem será entregue o sapato.

IV. No trecho “Ia se afastando, depois de acompanhar um último lance do jogo lá na areia, quando um chute espirrado atirou a bola cá fora na rua e ela veio rolando até seus pés.” (linhas 11 e 12), a colocação do pronome oblíquo não obedece ao padrão culto da língua.

Estão corretas as afirmativas;
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: A
5: D