Questões de Concurso Público Prefeitura de Jequitaí - MG 2026 para Mecânico II

Foram encontradas 2 questões

Q3834376 Engenharia Ambiental e Sanitária
A correta classificação dos resíduos gerados na manutenção automotiva é essencial para o descarte seguro e a proteção ambiental, conforme determina a norma técnica vigente. Acerca da classificação de resíduos segundo a NBR 10004, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

( ) Os resíduos com características de inflamabilidade, como estopas embebidas em gasolina, são classificados como Classe I - Perigosos.
( ) Resíduos Inertes (Classe II B) são aqueles que, quando em contato com a água, não têm nenhum de seus constituintes solubilizados, como sucatas de ferro limpas.
( ) O filtro de óleo lubrificante usado, por conter hidrocarbonetos, é considerado um resíduo não inerte e não perigoso (Classe II A).
( ) Restos de tintas e solventes utilizados na repintura são considerados resíduos comuns e podem ser descartados no lixo orgânico.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo: 
Alternativas
Q3834383 Engenharia Ambiental e Sanitária
A gestão ambiental na oficina exige o correto gerenciamento de resíduos perigosos e a logística reversa de componentes que impactam o meio ambiente. Sobre o descarte de óleo lubrificante usado e baterias, analise as afirmativas a seguir.

I- O óleo lubrificante usado ou contaminado deve ser recolhido e destinado à rerrefino, sendo proibido seu descarte no solo ou esgoto.
II- As baterias chumbo-ácido esgotadas devem ser devolvidas aos fabricantes ou importadores para reciclagem, conforme a legislação de logística reversa.
III- É permitido queimar o óleo usado em fornos ou caldeiras sem licença ambiental para geração de calor na própria oficina.

Está CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A