O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões ESAF - 2009 - ANA - Analista Administrativo - Comunicação Social - Jornalismo

Foram encontradas 40 questões

Q16340 Comunicação Social
A respeito de folkcomunicação, avalie os itens abaixo e indique a opção correta.

( ) O pesquisador brasileiro Luiz Beltrão desenvolveu o conceito de folkcomunicação, que hoje integra o universo das Ciências da Comunicação.

( ) A folkcomunicação estuda o folclore como um dos grandes canais de
comunicação coletiva.

( ) O conceito original de folkcomunicação está ligado à luta de classes e trata da contestação à cultura dominante. Os estudos iniciais de folkcomunicação já mostravam que grupos sociais, como os artesãos, mesmo involuntariamente, são capazes de criar peças de arte com características críticas ao poder estabelecido.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q16341 Comunicação Social
Avalie os itens abaixo e indique a opção correta.

( ) As tecnologias contemporâneas fizeram despertar renovado interesse por Marshall McLuhan, um teórico canadense que se dedicou ao estudo do canal e do código.
( ) Em sua teoria, um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos e em alta definição, permitindo menor participação que um meio frio.
( ) O rádio e o cinema são exemplos de meios quentes.
( ) McLuhan é autor do conceito de que "o meio é a mensagem". Na perspectiva do autor, toda tecnologia cria imediatamente um ambiente humano totalmente novo. Os ambientes são envoltórios passivos imersos em processos ativos.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q16342 Comunicação Social
A comunicação de massa tem como pressuposto a disseminação de informação para o máximo possível de pessoas, que atuam no processo como espectadores heterogêneos. Considerando esta afirmativa como base, avalie as questões abaixo e assinale a opção correspondente.

( ) Instrumentos originários da comunicação de massa como jornais, revistas e vídeos são os ideais para a comunicação dentro de uma organização, por permitirem atingir um grande número de pessoas.
( ) Apesar de fornecer informações de caráter geralmente superficial e fugidio, a imprensa é a principal protagonista do mercado de informação em uma sociedade já que o público dos meios de comunicação de massa é necessariamente passivo.
( ) O controle e a previsibilidade possibilitados pela posse do sistema de disseminação de informação tornam a imprensa segmentada um atrativo para quem está ou deseja o poder.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q16343 Comunicação Social
Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

( ) O grau de previsibilidade de uma mensagem pode ser caracterizado como Redundância.
( ) Uma figura de retórica que acontece quando se estende um significado a outro significante, comparando-os implicitamente entre si define uma Metonímia.
( ) Quando se substitui um signo por outro com o fim de provocar transferências associativas de uma realidade a outra se estabelece uma Metáfora. Utiliza-se, assim, o signo pela coisa significada, designando-se uma coisa com o nome de outra.
( ) Opor dois signos ou grupos de signos entre si, de modo a realçar ou fortalecer um deles, caracteriza uma Antítese.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q16344 Comunicação Social
Johann Gutenberg desenvolveu na Europa o primeiro método que permitiu que textos escritos pudessem ser impressos com rapidez, precisão e em larga escala. Para isso, utilizou tipos móveis e prensa, combinando todos os elementos da impressão em um eficiente sistema de produção. Avalie abaixo o item correto.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: D