Questões de Concurso Público Prefeitura de Inhumas - GO 2024 para Professor de 1ª Fase
Foram encontradas 19 questões
A educação é, como outras, uma fração do modo de vida dos grupos sociais que a criam e recriam, entre tantas outras invenções de sua cultura, em sua sociedade. Formas de educação que produzem e praticam, para que elas reproduzam, entre todos os que ensinam-e-aprendem, o saber que atravessa as palavras da tribo, os códigos sociais de conduta, as regras do trabalho, os segredos da arte ou da religião, do artesanato ou da tecnologia que qualquer povo precisa para reinventar, todos os dias, a vida do grupo e a de cada um de seus sujeitos, através de trocas sem fim com a natureza e entre os homens, trocas que existem dentro do mundo social onde a própria educação habita, e desde onde ajuda a explicar — às vezes a ocultar, às vezes a inculcar — de geração em geração, a necessidade da existência de sua ordem.
BRANDÃO, C. Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2001.
De acordo com o texto, a educação é conceituada como sendo
Em uma escola municipal, recém-construída em Inhumas (GO), a diretora G.P. recebeu o estudante P.B. de 10 anos de idade, que veio transferido de outra instituição/cidade e tem histórico fundamentado em deficiência auditiva com muitas dificuldades de aprendizagem. A gestora nunca teve experiência anterior com um estudante com deficiência, mas, é totalmente favorável à inclusão. Ao conhecer um pouco a história do aluno com a família, verificou que foi transferido de escola por muitas vezes nos últimos anos e que isso impactou a sua aprendizagem. Uma das alternativas para o atendimento ao estudante será solicitar à Secretaria Municipal de Educação um tradutor e intérprete de Libras. Nesse sentido, G.P., inicia a redação de uma carta oficial para solicitar esse profissional.
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, para atuar na Educação Básica, esse profissional deve possuir a formação de
Das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para o período 2014-2024, uma delas (a 10ª) previa atingir, ao final do período, o oferecimento de, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas a uma modalidade de ensino específica para o ensino fundamental e médio na forma integrada à educação profissional. Sabe-se que tal previsão provavelmente não será concluída, pois de acordo com o Painel de Monitoramento do Plano Nacional da Educação divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no ano de 2022, apenas 3,5% da meta foi alcançada.
Com base nessa informação, o PNE faz referência à educação
O professor F.V. é iniciante na carreira docente. No momento de atribuição de aulas pela secretaria de Educação, escolheu o 3º ano do Ensino Fundamental. Ao iniciar o ano letivo, pautado pela BNCC buscou ensinar números em matemática, mas sentiu dificuldades de os estudantes compreenderem comparação e ordenação numérica. Nas primeiras aulas, sentiu que os estudantes tinham muitas dificuldades e desinteresse. Alguns estudantes mal sabiam os números. Os colegas professores sugeriram motivar os alunos, mas a coordenadora J.T. pediu para passar alguns exercícios básicos do 2º ano para saber se o conteúdo daquele período poderia delinear pontos de partida no processo de ensino. Feito isso, ele observou alguns aspectos a serem direcionados e passou a utilizar continuamente a avaliação, visando quantificar e qualificar informações para identificar os avanços e retrocessos no processo de aprendizagem para os estudantes.
De acordo com tais informações, o nome desse método é avaliação
Iniciado na primeira metade do século XX, com John Dewey, o debate sobre experiência e reflexão laboral promoveu debates sobre a melhor forma da profissionalização no campo da Educação. Com o passar dos anos, em especial dos anos 1990 em diante, a formação profissional docente passou a ser considerada tendo por base uma “epistemologia da prática”. Com isso, há a valorização da construção de conhecimento no momento da prática profissional, por meio da reflexão, análise e problematização da prática na prática.
O teórico da Educação que estrutura a prática reflexiva no campo da formação de professores é