Questões de Concurso Público Prefeitura de Jardinópolis - SC 2023 para Professor PEB II - Geografia

Foram encontradas 8 questões

Q3668592 Geografia
A respeito da implementação da indústria açucareira nas Antilhas, segundo Celso Furtado (1972), em sua obra: A Formação Econômica do Brasil, podemos dizer que tal fato foi possível em decorrência da:
Alternativas
Q3668593 Geografia
A globalização neoliberal, expressa nos mercados financeiros desencaixados da sociedade e da natureza, significa, portanto, um padrão de reprodução do capital, cuja análise se estende para além da expansão espacial e recuo nos direitos sociais.

Segundo o autor Carlos Alberto Franco em seu livro: A Modernização Distópica do Território Brasileiro, ano 2019, página 264, a globalização do mercado financeiro é um tipo de padrão de reprodução do capital.
Assinale a alternativa que evidenciaria corretamente o processo de reprodução no espaço geográfico:
Alternativas
Q3668594 Geografia
Von Thunen desenvolveu a teoria do uso da terra agrícola em círculos concêntricos que influenciou muitos outros autores e teorias a respeito da localização industrial.
Com base nisso, assinale a alternativa faça a associação correta entre certas características das teorias citadas com os seus respectivos autores:
Alternativas
Q3668595 Geografia

Leia a charge abaixo e assinale a alternativa correta.



Imagem associada para resolução da questão



Fonte: https://blogdoaftm.com.br/charge-colloranuncia-que-sera-candidato-presidente/



A respeito do Plano Collor:

Alternativas
Q3668597 Geografia
A projeção cartográfica equivalente tem como característica manter num Mapa-múndi as áreas dos continentes idênticas às da crosta terrestre.
Nesse sentido, qual projeção poderia exemplificar o trecho acima?
Alternativas
Q3668599 Geografia
O Consenso de Washington foi uma reunião ocorrida no ano de 1989 que reuniu países e instituições como o Banco Mundial e o FMI que buscavam determinar medidas para retirar a América Latina da crise econômica em que se encontrava. Quais foram as principais premissas adotadas nesta reunião?
Alternativas
Q3668600 Geografia
O Espaço Schengen é a supressão do controle da circulação de pessoas entre os países-membros da União Europeia e de Estados associados. Contudo, fora criado um Sistema de Informação Schengen para se ter o conhecimento de quem está passando de uma fronteira interna para outra. A respeito deste sistema, as vantagens seriam:
Alternativas
Q3668601 Geografia
Observe o mapa abaixo que retrata a classificação dos climas do Brasil segundo Arthur Strahler.


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/classificacaodos-climas-no-brasil.htm

Assinale a alternativa correta a respeito do critério utilizado para a criação desta classificação climática: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: D
5: A
6: A
7: A
8: A