Questões de Concurso Público Prefeitura de Cuité - PB 2026 para Professor de Matemática
Foram encontradas 40 questões
I- O texto realça o uso ético da inteligência artificial generativa, já que a maioria dos autores declaram explicitamente que usam o recurso.
II- O texto evidencia que a maioria dos trabalhos submetidos às revistas analisadas utilizaram inteligência artificial generativa sem declarar adequadamente o uso dessa ferramenta.
III- O texto destaca o sucesso das políticas de normatização para o uso ético da inteligência artificial generativa.
IV- O programa de rastreio constatou que houve omissão do uso da inteligência artificial por parte da maioria dos autores cujos manuscritos foram analisados.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- O excerto revela que é permitido o uso de programa pelos autores dos trabalhos publicados pela Associação Americana para Pesquisa do Câncer (AACR).
II- O excerto denota que apenas alguns autores dos trabalhos publicados pela Associação Americana para Pesquisa do Câncer (AACR) podem usar os programas.
III- O excerto é uma oração explicativa e não restritiva.
IV- As vírgulas podem ser excluídas sem alteração de sentido.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- Introduz uma oração subordinada substantiva.
II- Estabelece relação de tempo.
III- Introduz uma oração coordenada.
IV- Estabelece relação de condição.
V- Introduz uma oração subordinada adverbial.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- O termo “tições” significa pedaços de lenhas acesas ou meio queimadas e é utilizado para situações que exigem precisão técnica, como textos científicos e jurídicos. Seu emprego é inadequado, pois mistura termos de origem popular com termos de alta formalidade, comprometendo a coerência comunicativa.
PORQUE
II- No contexto em análise, o fragmento apresenta traços de registro informal e regional, evidenciando escolhas lexicais típicas de contextos rurais e da oralidade, adequadas à narrativa.
A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
A. “Na verdade nenhum deles prestava atenção às palavras do outro” (3º parágrafo)
B. “Às vezes uma interjeição gutural dava energia ao discurso ambíguo” (3º parágrafo)
C. “iam exibindo as imagens que lhes vinham ao espírito” (3º parágrafo)
Analise as assertivas que seguem.
I- O emprego da crase em A e em B se justifica por diferentes regras.
II- Em A, o acento indicativo da crase se justifica em razão da fusão da preposição “a” com o artigo que antecede o termo “palavras”.
III- Em B, o acento indicativo da crase foi empregado em razão de ser um adjunto adverbial curto.
IV- Em C, o acento gráfico em “espírito” foi empregado em razão de ser uma palavra proparoxítona.
V- Em B, o acento gráfico em “ambíguo” foi empregado em razão de ser uma palavra oxítona.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- ALDB estipula que o Ensino Fundamental obrigatório tem duração de 9 (nove) anos, sendo gratuito na escola pública e iniciando aos 6 (seis) anos de idade.
II- É dever do Estado a oferta da educação escolar pública e gratuita dos 6 (seis) aos 17 (dezessete) anos de idade e, ainda, a garantia do acesso aos Ensinos Fundamental e Médio àqueles que não os concluíram na idade própria.
III- Por meio de alteração segundo lei de 2024, a LDB passou a prever 800 (oitocentas) horas e 1000 (mil) horas para as cargas horárias anuais mínimas para os Ensinos Fundamental e Médio, respectivamente.
IV- Ao tratar da educação especial, a LDB estabelece que o ensino para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação deve ser preferencialmente ofertado em instituições específicas para este público.
V- De acordo com a LDB, um dos princípios gerais do ensino é a unificação das concepções pedagógicas em torno de um modelo único nacional.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Nas discussões cotidianas, quando pensamos apenas em conhecimento, esquecemo-nos de que o conhecimento que constitui o currículo está inextricavelmente, centralmente, vitalmente, envolvido naquilo que somos, naquilo que nos tornamos: na nossa identidade, na nossa subjetividade. Talvez possamos dizer que, além de uma questão de conhecimento, o currículo é também uma questão de identidade.
(...)
Da perspectiva pós-estruturalista, podemos dizer que o currículo é também uma questão de poder e que as teorias do currículo, na medida em que buscam dizer o que o currículo deve ser, não podem deixar de estar envolvidas em questões de poder. Selecionar é uma operação de poder. Privilegiar um tipo de conhecimento é uma operação de poder. Destacar, entre as múltiplas possibilidades, uma identidade ou subjetividade como sendo a ideal é uma operação de poder.
(...)
É precisamente a questão do poder que vai separar as teorias tradicionais das teorias críticas e pós-críticas do currículo. As teorias tradicionais pretendem ser apenas isso: “teorias” neutras, científicas, desinteressadas. As teorias críticas e as teorias pós-críticas, em contraste, argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está, inevitavelmente, implicada em relações de poder.
Fonte: SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Ed. 3. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 15-16.
A propósito do contexto introduzido pelo excerto, considere as seguintes asserções:
I- Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron são pensadores críticos que, ao introduzirem o conceito de “capital cultural”, argumentam que a escola é o ambiente neutro onde uma das prioridades deve ser compartilhar com todos os estudantes, de todas as classes sociais, as referências culturais das elites, de modo a democratizá-las.
II- Louis Althusser, ao formular a sua tese dos Aparelhos Ideológicos de Estado, argumenta que a manutenção da sociedade capitalista depende de instituições que contribuam para a reprodução de componentes essenciais à existência desta sociedade, seja pela repressão ou pela ideologia, onde, nesta última, atuaria a escola.
III- No âmbito das teorias críticas, o conceito de “currículo oculto” refere-se àquilo que, apesar de não constar no currículo oficial, pode constituir aprendizado resultante das relações sociais vivenciadas no ambiente escolar, e, inclusive decorrente da atuação do(a) professor(a).
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Figura 1 - Número de escolas segundo o porte (número de matrículas) na rede estadual, no Ensino Médio, na Paraíba, em 2024, conforme divulgado pelo Censo Escolar. F o n t e : C e n s o E s c o l a r . D i s p o n í v e l e m : https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiN2ViNDBjNDEtMTM0OC00ZmFhLWIyZWYtZjI1YjU0NzQzMTJhIiwidCI6IjI2ZjczODk3LWM4YWMtNGIxZS05Nz hmLWVhNGMwNzc0MzRiZiJ9Acesso em: 20 fev. 2026.
De acordo com o gráfico e considerando os dados à altura do Censo, analise as asserções a seguir.
I- A maioria das escolas da rede estadual com oferta do Ensino Médio na Paraíba tem menos de 1000 (mil) alunos matriculados.
II- A maioria dos alunos do Ensino Médio em escolas da rede estadual da Paraíba estão em escolas com mais de 200 (duzentos) alunos matriculados.
III- A maioria das escolas da rede estadual da Paraíba com Ensino Médio possui mais de 200 (duzentos) e menos de 500 (quinhentos) alunos matriculados.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Convidando à reflexão, as autoras apresentam a imagem a seguir.
Fonte: SANTOS, Camila Marafigo dos. MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro. Educação inclusiva: do que estamos falando? Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2021. p.6.
Considerando o excerto destacado e a imagem reproduzida, é CORRETO dizer que:
“As instituições de ensino desempenham um papel essencial nas nossas comunidades e sua presença tem consequências de longo alcance para o bem-estar psicológico de seus estudantes e famílias. As tecnologias digitais podem facilmente colaborar com este desafio.
(...)
A integração das tecnologias digitais na educação brasileira representa um avanço significativo rumo a um ensino mais dinâmico, inclusivo e adaptado às demandas da sociedade contemporânea. A pandemia da Covid-19 atuou como catalisador nesse processo, evidenciando a importância da inovação educacional e da capacitação docente para o uso eficaz dessas ferramentas. Os desafios, como a garantia de acesso equitativo e a formação contínua dos educadores, devem ser enfrentados para maximizar os benefícios das tecnologias digitais no ambiente educacional. A busca por uma educação mais significativa e preparatória para a sociedade digital requer um compromisso contínuo de todas as partes envolvidas, seja com a atualização e aprimoramento das práticas pedagógicas, visando sempre o desenvolvimento integral dos estudantes, seja com a oferta dos recursos de infraestrutura necessários.
Embora a tecnologia desempenhe um papel essencial na formação estudantil, garantir que novas ferramentas de ensino sejam usadas de forma eficaz exigirá uma nova geração de educadores que compreendam a importância da conexão humana entre si e com a tecnologia em sala de aula. Nos próximos anos, as tendências educacionais acompanharão a maré de crescentes capacidades de internet e de inteligência artificial, facilitando a incorporação de tecnologia inovadora nas salas de aula. No entanto, entendemos que não há substituto completo para o ensino e aprendizagem em sala de aula. Assim, chegamos à era do ensino e aprendizagem híbridos, onde os sistemas online e offline são integrados para potencializar os resultados e são vislumbrados como resultado da implementação de uma Educação 4.0”.
Fonte: BIANCHESSI, Cleber (org.). Tecnologias digitais na educação: dos limites às possibilidades. v.5. Curitiba: Editora Bagai, 2024.
De acordo com o excerto, assinale a alternativa CORRETA.