Questões de Concurso Público Prefeitura de São Francisco - PB 2025 para Psicopedagogo Educacional
Foram encontradas 23 questões
Fonte: Libâneo, J. C. Didática (Livro Eletrônico). São Paulo: Cortez, 2017.
I- As finalidades e meios da Educação subordinam-se à estrutura social e às formas pelas quais a sociedade se organiza, sendo, portanto, socialmente determinada.
PORQUE
II- A prática educativa, incluindo seus objetivos, conteúdos e o trabalho docente, é orientada por finalidades e demandas de ordem social, política e ideológica. Assim, a educação que se desenvolve em diferentes contextos da sociedade reflete os valores, as normas e as características da estrutura social na qual está inserida.
A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
1. Valorizar e utilizar o conhecimento científico historicamente construído sobre os oceanos para compreender e explicar a sua importância no equilíbrio climático.
2. Utilizar somente a linguagem verbal científica para se expressar e partilhar informações e experiências nas atividades promovidas pelo projeto , evitando outros tipos de linguagens.
3. Participar de atividades artístic o-culturais que valorizem a água como bem essencial à vida promovidas no âmbito do projeto .
4. Valorizar e respeitar diferentes saberes culturais sobre o uso sustentável da água.
5. Evitar a utilização de tecnologias digitais para produzir conhecimentos e disseminar informações sobre o tema e as atividades do projeto.
6. Desenvolver a empatia e a responsabilidade coletiva em relação aos impactos das ações humanas nos oceanos.
A partir deste contexto, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da tipologia dos conteúdos utilizada por Zabala (1998), analise as assertivas a seguir. Fonte: ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
I- Os objetivos 1, 3 e 4 foram inspirados em competências que integram as dez competências gerais da Educação Básica, conforme a versão atual da BNCC.
II- Os objetivos 2 e 5 não dialogam com nenhuma das dez competências gerais da Educação Básica previstas na BNCC.
III- Os objetivos 3 e 4 contribuem para a aprendizagem de conteúdos atitudinais, por estarem diretamente relacionados ao desenvolvimento de valores e atitudes.
IV- O objetivo 6 favorece a aprendizagem de conteúdos procedimentais, pois envolve o desenvolvimento de um conjunto de ações organizadas e orientadas para uma finalidade específica.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Fonte: ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Um pesquisador social investigou como professores da Educação Básica compreendem a relação entre prática educativa e sociedade. O estudo buscou revelar os repertórios de concepções desses docentes, em atuação nas escolas públicas municipais da Paraíba, sobre o tema “Educação como fenômeno social”. Para isso, foram realizadas entrevistas nas quais os professores expressaram suas primeiras ideias sobre o tema.
A partir deste contexto, à luz da discussão de Libâneo (2017) sobre o tema da pesquisa, assinale a alternativa que evidencia CORRETAMENTE, de forma explícita, uma concepção docente que reflete um entendimento adequado da Educação como fenômeno social.
Fonte: Libâneo, J. C. Didática (Livro Eletrônico). São Paulo: Cortez, 2017.
Tabela 01:Taxa de analfabetismo (%), por grupos de idade, segundo as Grandes Regiões
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua 2016/2024.
Fonte: MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem. 3. ed. ampl [Reimpr]. Rio de Janeiro: LTC, 2023.
A partir deste contexto, à luz dos pressupostos e críticas de Paulo Freire, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE apenas as características da concepção de educação mencionada.
A partir deste contexto, à luz das disposições recentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), analise as assertivas a seguir.
I- Cabe à escola notificar ao Conselho Tutelar do município a relação dos alunos que apresentam uma quantidade de faltas acima de 30% do percentual permitido por lei.
II- Os pais e responsáveis têm razão ao afirmar que problemas relacionados ao uso de drogas devem ser resolvidos por eles próprios, sem a intervenção da escola.
III- A direção da escola decidiu informar aos pais e responsáveis sobre a frequência dos estudantes envolvidos na situação, porém esse não constitui um dever dos estabelecimentos de ensino.
IV- É incumbência da escola garantir um ambiente escolar seguro, razão pela qual se torna fundamental a implementação do plano de ação preventiva e de enfrentamento ao uso e dependência de drogas elaborado pela direção.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

Fonte: LEFRANÇOIS, G.R. Teorias da aprendizagem: o que o professor disse. São Paulo: Cengage Learning, 2016. Adaptado.
A partir do contexto ilustrado na imagem, à luz da teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, assinale a alternativa que explicita CORRETAMENTE uma característica adquirida ao final do estágio de desenvolvimento cognitivo correspondente.
A partir deste contexto, à luz do conhecimento sobre as tendências pedagógicas conforme apresentado por Libâneo (2014), marque a alternativa CORRETA
Taxa de escolarização das pessoas de 6 a 14 anos de idade, segundo as Grandes Regiões (%)
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016/2024.
I- Em 2024, a taxa de escolarização das pessoas de 6 a 14 anos no Brasil atingiu 99,5%. Esse nível elevado de escolarização se mantém estável desde 2016 e reflete o avanço do país em direção à universalização do Ensino Fundamental.
II- A Região Norte, apesar de apresentar a menor taxa de escolarização entre crianças de 6 a 14 anos no Brasil, registrou 99,0%, mantendo-se, ainda assim, próxima à universalização do Ensino Fundamental.
III- Em 2024, em comparação a 2023, verificou-se um leve aumento nas taxas de escolarização de crianças de 6 a 14 anos nas Regiões Sudeste e Nordeste. Essas regiões mantiveram, dentro desta faixa etária, os maiores índices de escolarização do país desde 2016.
É CORRETO o que se afirma em:
A partir deste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- A relação ensinante/aprendente pauta-se em uma relação transferencial e em um projeto identificatório.
PORQUE
II- A relação professor/aluno encontra-se pautada em lugares objetivos cuja aprendizagem está relacionada a conteúdos formais de uma determinada disciplina.
A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
I- O psicopedagogo desenvolve um enfoque reflexivo e crítico junto ao quadro pedagógico e docente da escola quanto à dimensão organizacional nas aprendizagens.
II- O psicopedagogo executa o diagnóstico clínico de transtornos do desenvolvimento e de aprendizagem na escola, com base em instrumentos psicológicos padronizados e validados cientificamente.
III- O psicopedagogo realiza um trabalho preventivo, promovendo na escola uma intervenção que auxilie e oriente o quadro docente da escola quanto às dificuldades de aprendizagem.
É CORRETO o que se afirma em:
I- O psicopedagogo, no desenvolvimento do AP, elabora projetos que suscitem o trabalho colaborativo e atua como agente que capitaliza e centraliza as ações e decisões para promover e dirigir mudanças significativas na escola.
II- No AP, o psicopedagogo é uma figura capaz de canalizar toda a informação que se produz, conhecendo o sistema organizacional, os umbrais de tolerância, as alianças formais, conexões e outros fatores decisivos nos processos de mudança.
III- No AP, o psicopedagogo elabora intervenções psicopedagógicas substitutivas à equipe gestora da escola, uma vez que sua atuação centraliza as decisões organizacionais referentes ao processo de ensino-aprendizagem.
IV- Ao atuar na instituição escolar, o assessor psicopedagógico ordena, estrutura e gerencia o conhecimento e aproveitamento de sua capacidade intelectual. Por este motivo, deve conhecer, aplicar e promover a gestão do conhecimento.
V- O AP é um trabalho complexo, com variabilidade e com uma intensa carga social que corrobora a ideia de imutabilidade dos processos de ensino-aprendizagem.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- As funções superiores consistem no modo de funcionamento psicológico tipicamente humano.
PORQUE
II- Tais funções referem-se a mecanismos intencionais, conscientemente controlados, passando do plano interpsicológico para o plano intrapsicológico.
Arespeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
Fonte: WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995. (Publicado originalmente em 1941).
Diante disso, é CORRETO afirmar que:
Com base no contexto apresentado, sobre a etapa que o GO coordenado por Janaína está vivenciando, é CORRETO afirmar que se trata do(a):
Com base neste contexto, analise as afirmativas a seguir sobre a avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem no contexto escolar.
I- O lúdico como ferramenta de avaliação psicopedagógica favorece a manifestação espontânea das estratégias cognitivas dos alunos.
II- Durante a atividade de avaliação psicológica, o jogo de tabuleiro cooperativo possibilitou avaliar o histórico de desenvolvimento de cada criança.
III- Através do jogo, a psicopedagoga conseguiu registrar como cada criança interpreta as regras, organiza estratégias, lida com a leitura das instruções, formula hipóteses e mobiliza o raciocínio lógico para resolver os desafios.
IV- Na avaliação, foi possível perceber que todas as crianças apresentaram o mesmo padrão de desempenho, demonstrando dificuldades semelhantes na leitura e na Matemática.
É CORRETO o que se afirma em:
I- Os conflitos e as tensões resultantes do relacionamento entre os diferentes membros da escola influenciam nas dificuldades de aprendizagem.
PORQUE
II- A análise da escola enquanto espaço de produção, divulgação de saber e intercâmbio de relações constitui um campo de aprendizagem social.
A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que: