Questões de Concurso Público Prefeitura de São Francisco - PB 2025 para Professor P3 - AEE
Foram encontradas 21 questões
Fonte: Libâneo, J. C. Didática (Livro Eletrônico). São Paulo: Cortez, 2017.
I- As finalidades e meios da Educação subordinam-se à estrutura social e às formas pelas quais a sociedade se organiza, sendo, portanto, socialmente determinada.
PORQUE
II- A prática educativa, incluindo seus objetivos, conteúdos e o trabalho docente, é orientada por finalidades e demandas de ordem social, política e ideológica. Assim, a educação que se desenvolve em diferentes contextos da sociedade reflete os valores, as normas e as características da estrutura social na qual está inserida.
A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
1. Valorizar e utilizar o conhecimento científico historicamente construído sobre os oceanos para compreender e explicar a sua importância no equilíbrio climático.
2. Utilizar somente a linguagem verbal científica para se expressar e partilhar informações e experiências nas atividades promovidas pelo projeto , evitando outros tipos de linguagens.
3. Participar de atividades artístic o-culturais que valorizem a água como bem essencial à vida promovidas no âmbito do projeto .
4. Valorizar e respeitar diferentes saberes culturais sobre o uso sustentável da água.
5. Evitar a utilização de tecnologias digitais para produzir conhecimentos e disseminar informações sobre o tema e as atividades do projeto.
6. Desenvolver a empatia e a responsabilidade coletiva em relação aos impactos das ações humanas nos oceanos.
A partir deste contexto, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da tipologia dos conteúdos utilizada por Zabala (1998), analise as assertivas a seguir. Fonte: ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
I- Os objetivos 1, 3 e 4 foram inspirados em competências que integram as dez competências gerais da Educação Básica, conforme a versão atual da BNCC.
II- Os objetivos 2 e 5 não dialogam com nenhuma das dez competências gerais da Educação Básica previstas na BNCC.
III- Os objetivos 3 e 4 contribuem para a aprendizagem de conteúdos atitudinais, por estarem diretamente relacionados ao desenvolvimento de valores e atitudes.
IV- O objetivo 6 favorece a aprendizagem de conteúdos procedimentais, pois envolve o desenvolvimento de um conjunto de ações organizadas e orientadas para uma finalidade específica.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Fonte: ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Um pesquisador social investigou como professores da Educação Básica compreendem a relação entre prática educativa e sociedade. O estudo buscou revelar os repertórios de concepções desses docentes, em atuação nas escolas públicas municipais da Paraíba, sobre o tema “Educação como fenômeno social”. Para isso, foram realizadas entrevistas nas quais os professores expressaram suas primeiras ideias sobre o tema.
A partir deste contexto, à luz da discussão de Libâneo (2017) sobre o tema da pesquisa, assinale a alternativa que evidencia CORRETAMENTE, de forma explícita, uma concepção docente que reflete um entendimento adequado da Educação como fenômeno social.
Fonte: Libâneo, J. C. Didática (Livro Eletrônico). São Paulo: Cortez, 2017.
Tabela 01:Taxa de analfabetismo (%), por grupos de idade, segundo as Grandes Regiões
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua 2016/2024.
Fonte: MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem. 3. ed. ampl [Reimpr]. Rio de Janeiro: LTC, 2023.
A partir deste contexto, à luz dos pressupostos e críticas de Paulo Freire, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE apenas as características da concepção de educação mencionada.
A partir deste contexto, à luz das disposições recentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), analise as assertivas a seguir.
I- Cabe à escola notificar ao Conselho Tutelar do município a relação dos alunos que apresentam uma quantidade de faltas acima de 30% do percentual permitido por lei.
II- Os pais e responsáveis têm razão ao afirmar que problemas relacionados ao uso de drogas devem ser resolvidos por eles próprios, sem a intervenção da escola.
III- A direção da escola decidiu informar aos pais e responsáveis sobre a frequência dos estudantes envolvidos na situação, porém esse não constitui um dever dos estabelecimentos de ensino.
IV- É incumbência da escola garantir um ambiente escolar seguro, razão pela qual se torna fundamental a implementação do plano de ação preventiva e de enfrentamento ao uso e dependência de drogas elaborado pela direção.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

Fonte: LEFRANÇOIS, G.R. Teorias da aprendizagem: o que o professor disse. São Paulo: Cengage Learning, 2016. Adaptado.
A partir do contexto ilustrado na imagem, à luz da teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, assinale a alternativa que explicita CORRETAMENTE uma característica adquirida ao final do estágio de desenvolvimento cognitivo correspondente.
A partir deste contexto, à luz do conhecimento sobre as tendências pedagógicas conforme apresentado por Libâneo (2014), marque a alternativa CORRETA
Taxa de escolarização das pessoas de 6 a 14 anos de idade, segundo as Grandes Regiões (%)
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016/2024.
I- Em 2024, a taxa de escolarização das pessoas de 6 a 14 anos no Brasil atingiu 99,5%. Esse nível elevado de escolarização se mantém estável desde 2016 e reflete o avanço do país em direção à universalização do Ensino Fundamental.
II- A Região Norte, apesar de apresentar a menor taxa de escolarização entre crianças de 6 a 14 anos no Brasil, registrou 99,0%, mantendo-se, ainda assim, próxima à universalização do Ensino Fundamental.
III- Em 2024, em comparação a 2023, verificou-se um leve aumento nas taxas de escolarização de crianças de 6 a 14 anos nas Regiões Sudeste e Nordeste. Essas regiões mantiveram, dentro desta faixa etária, os maiores índices de escolarização do país desde 2016.
É CORRETO o que se afirma em:
Fonte: BRASIL. MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).
Com base na Lei nº 13.146/2015 (LBI) e no direito da pessoa com deficiência à acessibilidade em atividades recreativas e de lazer, analise as assertivas a seguir.
I- A audiodescrição proporciona acessibilidade comunicacional e sensorial, possibilitando a estudantes com deficiência visual compreender e participar efetivamente da trilha.
II- O cardápio acessível é uma medida que contribui para a inclusão, pois leva em conta especificidades individuais, assegurando a participação alimentar segura e com equidade nas atividades coletivas.
III- O transporte escolar adaptado, embora facilite a locomoção, não é obrigação da escola disponibilizar em atividades externas voltadas para recreação e lazer, sendo opcional e não previsto pela LBI.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Para promover o desenvolvimento cognitivo e apoiar essa estudante, a docente utiliza um recurso concreto e acessível, tradicionalmente associado à inclusão de pessoas com deficiência visual, mas que também se mostra eficaz no trabalho pedagógico com determinado transtorno de aprendizagem apresentado pela aluna.
A partir deste contexto, é CORRETO afirmar que o recurso e o transtorno são, respectivamente:
Fonte: ARASAAC, 2025. Adaptada. A imagem usada é propriedade do Governo de Aragão e foram criados por Sérgio Palao para ARASAAC (http://www.arasaac.org), que os distribui sob uma Licença Creative Commons BY-NC-SA, 2024.
Esse tipo de recurso contribui para o desenvolvimento da autorregulação e da tomada de decisão no ambiente escolar, ao ensinar normas sociais por meio de um(a):
I- O professor do AEE deve assumir a função de terapeuta educacional do estudante com autismo, elaborando planos de intervenção clínica e comportamental com foco na redução dos déficits sensoriais e sociais característicos do TEA.
II- A atuação do AEE junto a estudantes com TEA deve se basear na construção de estratégias pedagógicas individualizadas, no uso de recursos como a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), na organização do ambiente e na articulação com os professores da sala de aula comum e com as famílias.
III- Em razão do crescente número de estudantes com TEA, a formação do professor do AEE deve estar centrada no domínio de protocolos diagnósticos e nas intervenções biomédicas mais recentes, pois o conhecimento pedagógico é secundário frente às especificidades clínicas do transtorno.
É CORRETO o que se afirma em:
A partir deste contexto, é CORRETO afirmar que:
I- A falência em manter relações sociais adequadas ao nível de desenvolvimento é considerada um dos aspectos clínicos do TEA previsto em lei.
II- A fixação do aluno por calendários, ainda que intensa, não pode ser considerada um padrão restritivo ou repetitivo, uma vez que se trata de um interesse intelectual válido que favorece sua aprendizagem.
III- O comportamento de sair repetidas vezes da sala diante de aproximações sociais pode ser compreendido como manifestação de prejuízo na reciprocidade socioemocional.
É CORRETO o que se afirma em:
Fonte: MEC. Crescem matrículas de alunos com transtorno do espectro autista. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/ 2025/abril/crescem-matriculas-de-alunos-com-transtorno-do-espectro-autista. Acesso em: 28 ago. 2025.
Considerado a importância do Plano Educacional Individualizado (PEI) e do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) nesse processo inclusivo, analise as assertivas a seguir.
I- O PEI e o PAEE devem ser construídos a partir de avaliação pedagógica ampla, que considere os aspectos cognitivos, comunicativos, socioemocionais e as potencialidades do estudante com TEA, sem condicionar a elaboração desses instrumentos exclusivamente a diagnósticos clínicos.
II- O princípio da liberdade pedagógica assegura que professores de AEE possam, dentro dos limites da legislação, adaptar métodos, estratégias e recursos, buscando respeitar o estilo de aprendizagem e as necessidades de cada estudante no PEI e no PAEE.
III- A participação da família e do próprio estudante (quando possível) na construção do PEI e do PAEE tem previsão normativa e contribui para fortalecer o processo inclusivo e a efetividade das adaptações pedagógicas.
É CORRETO o que se afirma em: