Questões de Concurso Público Prefeitura de Picuí - PB 2023 para Técnico de Laboratório

Foram encontradas 5 questões

Q2339043 Enfermagem
A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave. Em relação a infecção causada por este vírus, julgue as proposições a seguir:
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de vigilância em saúde. 3º edição. Brasília, DF. 2019.

I- O vírus tipo B é mais suscetível as variações antigênicas, o que contribui para a existência de diversos subtipos. São responsáveis pela ocorrência da maioria das epidemias de influenza.

II- A amostra clínica preferencial é a secreção da nasofaringe e o período para coleta é, preferencialmente, nos dois primeiros dias após o início dos primeiros sintomas.

III- As amostras são processadas por biologia molecular, pela técnica de reação em cadeia da polimerase de transcrição reversa (RTPCR) em tempo real ou pelo método da imunofluorescência indireta, caso os laboratórios não realizem técnicas moleculares.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2339049 Enfermagem
As enterobactérias são uma família de bacilos Gram-negativos amplamente encontradas na natureza e muitas vezes habitando os intestinos do homem e dos animais, seja como membros da microbiota normal, seja como agentes de infecção.
Fonte: TRABULSI, L.R. et al. Microbiologia. 6 ed. Atheneu editora. São Paulo-SP. 2015.

Em relação ao diagnóstico laboratorial marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2339050 Enfermagem
Os fungos são seres vivos eucarióticos com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como os fungos filamentosos e os cogumelos. São seres ubíquos, encontrando-se em vegetais, nos animais, nos seres humanos, no solo e participam do ciclo dos elementos da natureza.
Fonte: TRABULSI, L.R. et al. Microbiologia. 6 ed. Atheneu editora. São Paulo-SP. 2015.

Dentro desse contexto, analise as seguintes alternativas.

I- As micoses podem ser classificadas em superficiais, cutâneas, subcutâneas e sistêmicas.

II- A variabilidade fenotípica, a aderência nos tecidos do hospedeiro e a produção de enzimas e toxinas são os principais fatores de virulência dos fungos.

III- Na grande maioria dos casos o exame microscópio direto é o método mais empregado de diagnóstico das micoses.

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2339053 Enfermagem
Paciente dá entrada no pronto-socorro do hospital de sua cidade apresentando convulsões e confusão mental. Após uma série de exames foi solicitado um exame do líquido cefalorraquidiano que indicou eosinofilia liquórica e aumento das proteínas totais, especialmente das globulinas. Num exame radiológico da pelve foram observados inúmeros nódulos calcificados. A observação dos sintomas clínicos e dos exames laboratoriais sugerem infecção por:
Fonte: REY, L. Bases da parasitologia médica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2010.
Alternativas
Q2339056 Enfermagem
O parasitismo é uma relação ecológica existente entre indivíduos de espécies diferentes (interespecífica), em que um dos envolvidos é prejudicado (desarmônica). Nessa relação temos o parasita e o hospedeiro, sendo o parasita o organismo que retira do outro ser vivo os nutrientes necessários para sua sobrevivência e o hospedeiro aquele que é parasitado. Como o parasita é dependente do hospedeiro, ele, geralmente, não o mata, mas é responsável por afetar de maneira negativa a vida desse ser vivo. Com base no que foi dito, assinale a resposta CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: B
5: B