Questões de Concurso Público Prefeitura de Dona Inês - PB 2023 para Professor A Nível - II

Foram encontradas 3 questões

Q2273481 Pedagogia
A pandemia da COVID-19 impôs a todas unidades de ensino a funcionarem de outra forma, instituindo o ensino remoto emergencial. Foi um contexto desafiador em que, num dia, dormimos professores da escola presencial e, no outro, acordamos em um cenário que precisávamos nos manter distanciados fisicamente, para preservar a vida. Mas também era imprescindível preservarmos o vínculo e as aulas com os estudantes e, em muitos casos, buscou-se a mediação dos processos de ensino e de aprendizagem pelas tecnologias digitais. Diante deste contexto, analise as seguintes afirmações: 

I- O Ensino Remoto Emergencial escancarou o problema da exclusão digital que ainda assola nosso país, pois muitas famílias não tinham acesso à internet de qualidade nem vários dispositivos digitais para diferentes filhos assistirem e/ou participarem de aulas remotas on-line.
II- Depois da pandemia, ainda há muito o que construir em relação à utilização do potencial das tecnologias digitais para garantir um ensino conectado, em rede, voltado para aprendizagens colaborativas on-line e para produção de tecnologias e de conhecimento, como defende Kenski (2012).
III- O ensino remoto emergencial envolveu também aulas síncronas em aplicativos e softwares de videoconferência, em que foram transferidos os mesmos rituais das aulas presenciais tradicionais, inclusive, os processos avaliativos chamados de provas foram postos em cheque, porque longe dos olhos do professor (com suas câmeras fechadas), os estudantes podiam “colar” nesses exames sem receio de sofrerem represálias.

A partir das proposições expostas, é CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2273483 Pedagogia
Technological Pedagogical Content Knowledge  (TPACK), ou Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo, é um modelo teórico-prático, que tem a preocupação em elencar uma base de conhecimentos que um docente precisa dominar para integrar as tecnologias digitais em sala de aula. (SIMONE; BILESSIMO; MACHADO, 2021)
Analise as proposições a seguir:

I- A proposta considera que o conhecimento sobre as tecnologias digitais também precisa ser um corpo de conhecimento trabalhado na formação docente, no mesmo nível do conhecimento do universo pedagógico (do como ensinar) e do conteúdo (do que ensinar).
II- O modelo TPACk enfatiza um domínio teórico prático do uso das tecnologias digitais, no qual é proposto um modelo de formação inicial que instrumentalize tecnicamente o futuro professor para usar ferramentas digitais em suas aulas, em qualquer atividade/conteúdo.
III- Os autores criaram esse modelo técnico educacional, inspirados nas proposições de Lombard, que cunhou o termo tetraedro pedagógico, o qual analisa as relações entre professor, aluno, conteúdo e tecnologias digitais.
IV- TPACK é uma proposta que detalha a intersecção entre conhecimento de conteúdo, que diz respeito ao saberes conceituais da disciplina; o conhecimento pedagógico, relacionado à definição de objetivos e estratégias para o ensino, bem como a utilização de didáticas e metodologias variadas, assim como instrumentos de avaliação e o conhecimento tecnológico, que envolve tanto o domínio de recursos digitais específicos para trabalhar aquele conteúdo com determinada metodologia.

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2273488 Pedagogia
Vani Kenski problematiza a inserção das tecnologias digitais na educação, pontuando alguns desafios, dentre eles: uso meramente instrumental de internet, softwares e jogos; existência de laboratórios de informática com poucas máquinas, sucateados ou subutilizados; ambientes virtuais de aprendizagem utilizados como repositório de textos enxutos; excesso de uso de slides/vídeos para ilustrar conteúdos, além da falta de tempo para formação adequada dos docentes. Nossas escolas e nossa sociedade exigem mais do que isso. Considerando as problematizações postas por Kenski, vivenciadas em muitas escolas em diferentes regiões do país, analise as assertivas a seguir:

I- Até aqui, computadores, smartphones e a internet têm sido vistos, sobretudo como fonte de informação, comunicação e entretenimento. Esse caráter instrumental é restritivo e não possibilita o alargamento de horizontes da escola e de sua comunidade. A escola em rede deve ser espaço de formar estudantes e docentes produtores e desenvolvedores de tecnologias digitais, que aprendam a interagir, colaborar, criar conexões em escala muito mais alargadas, com ética e respeito ao humano. Ainda mais em tempos de explosão de inteligências artificiais em todas as áreas da vida humana.

PORQUE

II- “A sociedade e as tecnologias não seguem um rumo determinista. O rumo depende muito dos seres humanos e, sobretudo, da capacidade de discernimento coletivo. O problema com que nos defrontamos não é o simples domínio instrumental da técnica para continuarmos a fazer as mesmas coisas, com os mesmos propósitos e objetivos, apenas de uma forma um pouco diferente. Não é tornar a escola mais eficaz para alcançar os objetivos do passado. O problema é levar a escola a contribuir para uma nova forma de humanidade, onde a tecnologia esteja fortemente presente e faça parte do cotidiano, sem que isso signifique submissão à tecnologia”.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E