Questões de Concurso Público Prefeitura de Dona Inês - PB 2023 para Professor A - Nível - I

Foi encontrada 1 questão

Q2274597 Pedagogia
“De acordo com Kishimoto (2002), a brincadeira e os jogos foram criados para atribuir no espaço onde a função do brincar garante o reconhecimento da importância que favorece a brincadeira no meio da aprendizagem, como uma forma de desenvolver a imaginação e a vivência das relações, através dos brinquedos. No entanto, o brincar deve estar ligado à proposta pedagógica e não ser considerado um espaço isolado para a brincadeira. A brincadeira deve ser uma atividade essencial e integrada em uma proposta de ensino, que incorpora o lúdico, como eixo do trabalho com as crianças.” Levando em consideração o pensamento do autor sobre o papel da brincadeira no desenvolvimento da criança, podemos afirmar que:

I- A brincadeira é uma prática, na qual a criança desempenha e concretiza as regras do jogo, executando a ação lúdica. Logo, o lúdico é uma ação. Sendo assim, brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com a criança, ajudando-a melhorar seu desenvolvimento educacional.

II- Quando uma brincadeira é escolhida pela criança, ela pode, naturalmente, proporcionar o prazer ou desprazer e, com isso, trazer várias formas de interagir com o mundo. No entanto, essas brincadeiras, geralmente, assumem sua importância no campo da ludicidade e não trazem contribuições para o desenvolvimento das crianças. Em sala de aula, as brincadeiras devem ser planejadas exclusivamente pelo educador, com uma intenção pedagógica.

III- O jogo é um meio que favorece o desenvolvimento e a inteligência facilitando o entendimento da criança sobre o mundo que lhe cerca. Assim, a forma lúdica de ensinar ajuda, exatamente, no cognitivo, na interação, facilitando o aprendizado.
A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é:
Alternativas
Respostas
1: B