O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Garanta o seu lugar em nosso lançamento para ter acesso a ofertas exclusivas! QUERO PARTICIPAR AGORA

Questões CPCON - 2019 - Câmara de Pau dos Ferros - RN - Assistente Administrativo

Foram encontradas 40 questões

Q991109 Português

Leia a charge abaixo com atenção para os elementos visuais e linguísticos que lhe conferem sentido.


Disponível em: https://encryptedtbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ8C4EeeaM3KS6HMIju9aLvLxUlv555CzSaC2H_Qk_pyv37D0i2qA.

Pode-se afirmar que o tom crítico e humorístico do texto resulta da

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q991110 Português

Analise a adequação das proposições abaixo enquanto paráfrases resumitivas dos tópicos temáticos desenvolvidos no texto base.

I- A oferta de alimentos semiprontos e congelados, aliada à facilidade para a aquisição de micro-ondas e freezers, concorre para o aumento da obesidade, embora não sejam os únicos responsáveis pelo quadro.

II- Em comparação aos Estados Unidos, a obesidade infantil no Brasil preocupa mais, devido ao acelerado crescimento no número de crianças atingidas pela doença, como demonstram os registros levantados no decorrer de 20 anos: crescimento de 239% no Brasil e 66% nos Estados Unidos.

III- O aumento de impostos sobre produtos açucarados e a proibição de produtos industrializados nas escolas são os únicos meios de frear os casos de obesidade infantil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Pode-se afirmar que NÃO corresponde totalmente com o conteúdo do texto o que se declara em:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q991111 Português
Sob o aspecto da organização do texto, algumas palavras ou expressões retomam informações ou apontam para outras presentes no texto. Assim, sob o aspecto da coesão referencial, é FALSO o que se afirma em:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q991112 Português

Advérbio é uma palavra ou expressão modificadora – relativamente a outro termo, ou mesmo uma oração – que acrescenta informações circunstancias de tempo, lugar, modo, intensidade, causa, condição, etc.

Assim, considerando o contexto de ocorrência dos advérbios em destaque nos fragmentos textuais abaixo listados, relacione os sentidos expressos na primeira coluna com os advérbios correspondentes na segunda coluna.

I- De acordo com o Ministério da Saúde, dos 207,6 milhões de brasileiros, 53,8% estão acima do peso. Na década de 70, o índice no país era bem menor: 24%.

II- A popularização dos micro-ondas e dos freezers contribuiu bastante para isso.

III- Embora prático, esse cardápio é quase sempre pouco saudável, como a maioria das atrações das redes de fast-food. E o pior: muitas vezes, engorda.

IV- Os especialistas chamam a atenção para o fato de que frequentemente em supermercados os alimentos naturais ocupam menos espaço, e como menor destaque que os produtos industrializados.


1. Tempo

2. Lugar

3. Modo

4. Dúvida

5. Intensidade


( ) Bem

( ) Bastante

( ) Quase

( ) Sempre

( ) Frequentemente

( ) Menos

A sequência numérica CORRETA é:

Q991113 Português

“Eleições” é o tema da charge a seguir, que destaca não só a postura de políticos, de fazer promessas durante as campanhas eleitorais, mas também a postura crítica de muitos eleitores, atentos a essa realidade. Avalie as proposições de I a III, que dizem respeito aos recursos linguísticos presentes no diálogo entre os personagens, e responda ao que se pede.


Disponível em: https://www.otempo.com.br/charges/charge-o-tempo-13-09-2018-1.2030423.

I- O uso da forma verbal abreviada “tá”, em vez de “está” não constitui um erro, apesar de ser proferido por um médico, pois reflete o envolvimento dos personagens no processo interacional; além disso, justifica-se em razão do propósito comunicativo do gênero textual – a charge.

II- Em “assistindo a todos os programas”, a relação de regência revela o uso da linguagem exigido pela gramática normativa, de modo que, na frase como um todo, verifica-se uma incompatibilidade entre este uso e o emprego da forma verbal auxiliar.

III- Considerando que a frase “eu prometo” é proferida pelos vários candidatos que se apresentam nos debates e programas eleitorais, a estrutura “nós prometemos” é que seria adequada.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: X
5: A