Questões de Concurso Público Prefeitura de São João da Ponte - MG 2021 para Engenheiro Ambiental

Foram encontradas 5 questões

Q1865382 Engenharia Ambiental e Sanitária
A gestão das águas em Minas Gerais é regida pela Política Estadual de Recursos Hídricos (Lei n.º 13.199/1999). Essa Política visa a assegurar o controle, pelos usuários atuais e futuros, do uso da água e de sua utilização em quantidade, qualidade e regime satisfatórios. A Portaria Igam 48/2019, de 4 de outubro de 2019, estabelece normas suplementares para a regularização dos recursos hídricos de domínio do Estado de Minas Gerais e dá outras providências.
Podem ser citadas como inovações trazidas por esta portaria:
Alternativas
Q1865383 Engenharia Ambiental e Sanitária
O biogás é o gás produzido a partir da decomposição da matéria orgânica (resíduos orgânicos) por bactérias. Na geração de energia do biogás, ocorre a conversão da energia química do gás em energia mecânica por meio de um processo controlado de combustão. Sobre a produção de biogás, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q1865386 Engenharia Ambiental e Sanitária
Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra que pode ser consequência de causas naturais e atividades humanas. Isso se deve, principalmente, ao aumento das emissões de gases que causam o efeito estufa na atmosfera. Os principais gases que contribuem para o aumento do efeito estufa e suas respectivas fontes antropogênicas são os seguintes:  
Alternativas
Q1865387 Engenharia Ambiental e Sanitária
Uma mineradora precisa elaborar um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas para uma área de seu empreendimento onde foi realizada uma intervenção. De acordo com a Instrução Normativa ICMBIO n.º 11, de 11 de dezembro de 2014, que estabelece procedimentos para elaboração, análise, aprovação e acompanhamento da execução de Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Perturbada (PRAD), é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1865388 Engenharia Ambiental e Sanitária
Por meio da Resolução n.º 420/2009, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) forneceu diretrizes e procedimentos para o gerenciamento de áreas contaminadas no país, estabelecendo critérios e valores orientadores referentes à presença de substâncias químicas no solo.
Com vista à prevenção e controle da qualidade do solo, os empreendimentos que desenvolvem atividades com potencial de contaminação dos solos e águas subterrâneas devem, a critério do órgão ambiental competente:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: E
5: D