Questões de Concurso Público UFF 2022 para Transferência Facultativa - Tópicos de Ensino Superior - Ciências Humanas

Foram encontradas 8 questões

Q3376903 Geografia

Considere o texto sobre a evolução do pensamento geográfico.


Friedrich Ratzel (1844-1904) inaugura a fase das geografias humanas sistemáticas. Ao colocar a relação do homem com a natureza no plano da fronteira da geografia com a antropologia e a sociologia, Ratzel praticamente inaugura uma tradição de ver o homem na sua relação com a natureza pela mediação do Estado. Nisso difere dos demais criadores das geografias setoriais, que elaboram uma geografia física pura ou uma geografia humana pura.


MOREIRA, R. Para Onde Vai o Pensamento Geográfico? São Paulo: Contexto, 2006, p. 30. Adaptado.



Essa sistematização feita por Ratzel refere-se especificamente à formulação moderna da:

Alternativas
Q3376904 Geografia

Considere o texto sobre o espaço urbano.


Na cidade, a adaptação aos imperativos da modernização globalizadora é mais difícil que no campo. Na cidade, renovar a materialidade é mais laborioso que no mundo rural. Rígida pelo seu estoque de capital fixo duravelmente instalado, a cidade resiste a uma difusão mais rápida e mais ampla da racionalidade contemporânea. Enquanto novos objetos se instalam (prédios inteligentes, vias rápidas, infraestruturas) em algumas áreas urbanas, na maior parte da aglomeração permanecem objetos herdados representativos de outras épocas.


SANTOS, M. A Natureza do Espaço. São Paulo: Hucitec, 1996, p. 245.


No texto, o espaço urbano é caracterizado pelo seguinte aspecto estrutural:

Alternativas
Q3376905 Geografia

Considere a imagem de um espaço urbano.


                            Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://scopel.com.br/loteamentos-clandestinos-e-irregulares-qual-a-diferenca/. Acesso em: 15 dez


Na imagem, registra-se uma ocupação urbana que expressa o seguinte processo:

Alternativas
Q3376906 Geografia

Considere o texto sobre a relação da geografia com a fenomenologia.


Foi o filósofo Edmund Husserl quem trouxe, no início do século XX, uma nova abordagem do conhecimento à qual deu o nome de “fenomenologia”. Foi Edward Relph, porém, o primeiro geógrafo a buscar na fenomenologia de Husserl um suporte filosófico para uma aproximação da Geografia. Relph defendeu a ideia de que os significados originais do mundo-vivido estão constantemente sendo obscurecidos por conceitos científicos e pela adoção de convenções sociais; para o autor, o mundo-vivido não seria absolutamente óbvio, e os seus significados não se apresentariam por si mesmos, mas deveriam ser descobertos. 



SERPA. A. Por uma Geografia dos Espaços Vividos. São Paulo: Contexto, 2019, pp. 11-15. Adaptado.


A aproximação entre a fenomenologia e a disciplina geográfica empreendida por Relph conduziu diretamente à formulação da

Alternativas
Q3376907 Geografia

Considere os textos sobre o conceito de lugar.


Texto I


O lugar, acima de tudo, não é o particular, perdido no mundo, é o diferente. Nasce do embate com os outros lugares, como totalidade, com a totalidade dos lugares do mundo. Coloca-se no mundo para ser lugar. O que rege a existência do lugar, como do cotidiano, é o desenvolvimento desigual.


DAMINANI, A. apud ALVES, G. O Lugar na Geografia. In. Carlos, A.; Cruz, R. (Org.). A necessidade da Geografia. São Paulo: Contexto, 2019, p. 147.


 Texto II

O lugar se produz na articulação contraditória entre o mundial que se anuncia e a especificidade da história do particular. Desse modo, o lugar se apresentaria como ponto de articulação entre a mundialidade em constituição e o local enquanto especificidade concreta, enquanto momento.


CARLOS, A. apud ALVES, G. O Lugar na Geografia. In. Carlos, A.; Cruz, R. (Org.). A necessidade da Geografia. São Paulo: Contexto, 2019, p. 147.


Os Textos I e II abordam a especificidade do lugar através da interrelação dos seguintes aspectos:

Alternativas
Q3376908 Geografia

Considere o texto sobre a representação do espaço.


Mapas dizem respeito a espaço, são formas de representação, certamente formas icônicas; representação é compreendida como espacialização. Mas um mapa de uma geografia não é aquela geografia – ou aquele espaço – mais que uma pintura de um cachimbo é um cachimbo. Além disso, através de seus códigos, convenções e seus procedimentos de organização e taxonomia, os mapas operam como uma tecnologia do poder. 


MASSEY, D. Pelo Espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005, p. 159-160. Adaptado.


Nessa crítica à representação cartográfica, a autora defende uma concepção teórica de espaço como:

Alternativas
Q3376909 Geografia

Considere a imagem de um processo erosivo.


                              Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://infoenem.com.br/conheca-os-principais-tipos-de-erosao/. Acesso em: 15 dez. 2021.


Na imagem, registra-se um processo acelerado de degradação do solo denominado:

Alternativas
Q3376912 Geografia

Considere a imagem a seguir.

                                Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.qconcursos.com/questoes-de-vestibular/questoes/107ff4ea-36. Acesso em: 15 dez. 2021. 


A análise dos fluxos registrados na imagem conduz à seguinte conclusão geoeconômica: 

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: D
5: A
6: B
7: D
8: B