Questões de Concurso Público UFMG 2026 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 13 questões

Q3969564 Pedagogia
De acordo com a Lei nº 9.394/1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão transparente e democrática, sendo assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos.
Considerando a autonomia didático-científica das universidades, cabe aos seus colegiados de ensino e pesquisa decidir sobre todas as alternativas a seguir, exceto:
Alternativas
Q3969566 Pedagogia
A Lei nº 9.394/1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) define os cursos e programas que integram a educação superior.
Relacione as colunas I e II, considerando os tipos de cursos e programas e suas respectivas características, de acordo com a referida Lei.

COLUNA I
1. Cursos sequenciais  2. Cursos e programas de graduação  3. Cursos e programas de pós-graduação  4. Cursos e programas de extensão
COLUNA II
( ) Compreendem os programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino. 

( ) Abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.

( ) Abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, não havendo previsão legal referente à titulação acadêmica prévia.

 ( ) organizados por campos de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, conforme requisitos definidos pela instituição de ensino.


A sequência correta é:
Alternativas
Q3969568 Pedagogia
Ao analisar o Ensino Universitário, Zabalza afirma que “a universidade constitui-se como um cenário complexo e multidimensional, no qual incidem e se entrecruzam influências dos mais diversos tipos” (2004). O autor descreve quatro eixos estruturadores da atuação formativa, compostos por vetores do espaço interno da universidade e do espaço externo a ela. Um vetor do espaço interno do ensino universitário é:
Alternativas
Q3969569 Pedagogia
Zabalza (2004) descreve a formação de professores para o ensino universitário como um processo complexo e acompanhado por dilemas, entre eles a passagem de uma formação orientada ao ensino àquela voltada à aprendizagem. Nesse sentido, conforme o autor, não é aspecto de referência para a formação do professor focado na aprendizagem:
Alternativas
Q3969570 Pedagogia
Conforme Zabalza (2004), o exercício de liderança na Universidade, se comparado a outras organizações, apresenta características peculiares. Conforme a perspectiva apresentada pelo autor, uma dessas características distintivas da instituição universitária é
Alternativas
Q3969571 Pedagogia
Sampaio e Pires (2025) afirmam que o sistema de avaliação e regulação nacional do ensino superior brasileiro, que foi originalmente concebido para ser aplicado a um sistema de ensino superior de menor porte e menor diversidade, enfrenta diversos desafios. Conforme esses autores, entre as críticas a esse sistema está
Alternativas
Q3969572 Pedagogia
Com base na discussão proposta por Saviani (2008), sobre a marginalidade e a relação entre educação e sociedade, assinale a alternativa correta no que se refere à diferença entre as teorias educacionais não-críticas e as crítico-reprodutivistas.
Alternativas
Q3969573 Pedagogia
Em “Escola e Democracia”, Saviani (2008) utiliza-se da metáfora da “teoria da curvatura da vara”, alicerçada na ideia de que, quando a vara está torta, é preciso curvá-la para o lado oposto.
Segundo o autor, essa teoria parte da ideia central de que
Alternativas
Q3969574 Pedagogia
Leia o trecho:
“A pedagogia revolucionária situa-se além das pedagogias da essência e da existência. Supera-as, incorporando suas críticas recíprocas numa proposta radicalmente nova”. (SAVIANI, 2008)
O cerne dessa proposta radicalmente nova consiste
Alternativas
Q3969575 Pedagogia
O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), criado em 1987, é uma entidade que busca redefinir as políticas e práticas institucionais dirigidas para a Extensão Universitária.
De acordo com Sandra de Deus (2020), todas as alternativas a seguir contêm princípios e diretrizes defendidas pelo referido Fórum, exceto:
Alternativas
Q3969577 Pedagogia
Em 2012, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) estabeleceu a Política Nacional de Extensão Universitária que trouxe o “Impacto na Formação do Estudante”, como uma das diretrizes da Extensão Universitária.
De acordo com Sandra de Deus (2020), cada atividade de Extensão deve ter um projeto pedagógico que explicite, essencialmente, os elementos abaixo, exceto:
Alternativas
Q3969578 Pedagogia
Segundo Gonçalves “O princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão não pode ser pensado de forma isolada, como fim em si mesmo” (2015). Desse modo, na perspectiva exposta pela autora, esse princípio decorre de discussões que buscam a consolidação de um projeto de Universidade em que
Alternativas
Q3969581 Pedagogia
Durante o processo avaliativo de uma Instituição de Educação Superior, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861/2004, prevê, em seu art. 3º, o objetivo de “identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais”. Conforme essa lei, é dimensão obrigatória dessa avaliação:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: C
6: B
7: A
8: C
9: D
10: B
11: A
12: C
13: C