Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Calvo - AL 2019 para Assistente Administrativo

Foram encontradas 4 questões

Q985349 Português
Imagem associada para resolução da questão

Quanto à concordância do nome destacado na gravura, é correto dizer que 
Alternativas
Q985350 Português

Lembrou-me vestir a farda de alferes. Vesti-a, assim me aprontei de todo; e, como estava defronte do espelho, levantei os olhos, e... não lhes digo nada; o vidro então reproduziu-me a figura integral; nenhuma linha de menos, nenhum contorno diverso.

ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. v. II.


Dos trechos destacados, em qual deles o pronome empregado viola as regras de colocação pronominal?

Alternativas
Q985356 Português

Era noite e ela ainda não havia voltado. Ele fez de conta que não estava ligando, continuou assistindo à televisão como se não estivesse acontecendo nada. Olhava pela janela de vez em quando. Voltava para a frente da TV, obedecia ao controle remoto. Ficava olhando a telinha azul despencando imagens sem sentido. Havia imagens sem sentido. O controle remoto criou uma nova programação. São programas onde imagens aleatórias de desenhos animados e de comentaristas políticos se intercalam, numa corrida sem sentido. Não lhe agradava a programação da tv: são programas diferentes todos os dias, mas iguais em sua falta de objetividade. Desligou a TV, ligou o aparelho de som. Sintonizou uma rádio, para não precisar ficar trocando de CD. A música sertaneja invadiu as FMs. Ele era do tempo em que as FMs só tocavam música americana. Ou MPB. Não faz muito tempo não, até você deve se lembrar desse tempo.

Disponível em: <http://www.releituras.com/acarvalho_gata.asp> . Acesso em: 10 nov. 2017.

Considerando a regência e a concordância, dadas as reescritas com modificações dos trechos destacados,


I. Continuou vendo a televisão.

II. Existiam imagens sem sentido.

III. Você deve lembrar esse tempo.


verifica-se que não apresenta(m) mudança de sentido

Alternativas
Q985360 Português

Azulejo Do ESPANHOL AZULEJO, que veio do árabe az zulaiju (o artigo al teve o “l” assimilado ao “z”). Zulaiju é o diminutivo de zuluj, pedras lisas. Antigamente, na Península Ibérica, os azulejos mais comuns eram de fato azuis, mas a cor não tem nada a ver com o nome azulejo. Se tivesse, existiriam “branquejos”, “amarelejos”, “verdejos” etc.

PIMENTA, R. A casa da Mãe Joana. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.


Segundo a norma gramatical, a concordância evita a repetição do sujeito. No texto, a forma verbal tivesse concorda com o seu sujeito, presente no período anterior. Qual é esse sujeito?

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: A