Questões de Concurso Público HOB 2015 para Técnico Superior da Saúde - Assistente Social

Foram encontradas 30 questões

Q509381 Serviço Social
A possibilidade de imprimir uma direção social ao exercício do Serviço Social, moldando o seu conteúdo e o modo de operá‐lo, decorre da relativa autonomia de que dispõe o assistente social resguardada pela legislação profissional e passível de reclamação judicial. Essa autonomia é dependente da correlação de forças econômicas, políticas e culturais em nível societário e se expressa, de forma particular, em distintos espaços ocupacionais construídos na relação com sujeitos sociais determinados. Em relação aos espaços ocupacionais supracitados, em que os assistentes sociais exercem suas competências e atribuições profissionais resguardadas pela legislação, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) No Estado (no Poder Executivo e Ministério Público, no Judiciário e no Legislativo).
(     ) Nas empresas capitalistas. 
(     ) Nas organizações político-sindicais.  
(     ) Nas organizações privadas não lucrativas.  
(     ) Nas  instâncias  públicas  de  controle  democrático  (Conselhos  de  Políticas  e  de  Direitos,  conferências,  fóruns  e  ouvidorias). 

A sequência está correta em
Alternativas
Q509382 Serviço Social
Na direção social do Serviço Social brasileiro contemporâneo, a luta pela afirmação dos direitos de cidadania, que reconheça as efetivas necessidades e interesses dos sujeitos sociais, é hoje fundamental como parte do processo de acumulação de forças em direção a uma forma de desenvolvimento social inclusiva para todos os indivíduos sociais. Considerando o contexto anterior, indique a alternativa que descreve de forma INCORRETA uma das características da feição acadêmico‐profissional e social renovada para qual está voltada o Serviço Social brasileiro contemporâneo.
Alternativas
Q509383 Serviço Social
Uma característica da presente fase do capitalismo é a brutal ofensiva sobre o mundo do trabalho e o empenho no  sentido de impor maior domínio e subordinação aos trabalhadores, subsumindo sua existência de classe. Na década  de 1980, inicia-se um ataque aberto e declarado aos Estados-nação do capitalismo periférico, efetivado por um amplo  processo de ajustes e reformas destinado a “reestruturar nações"  (MORAES, 2006) ou, como analisa Eric Toussaint em  seu caústico A Bolsa ou a Vida (2002, p. 33), a “domesticar os países do Terceiro Mundo". As ações foram direcionadas  prioritariamente para  a  remoção de  obstáculos  à  expansão mundializada  do  capitalismo  (CHESNAIS,  1996). No Brasil,  esse enquadramento ocorre na década de 1990.  Indique a alternativa que descreve de  forma  INCORRETA uma das  características de mediação desse enquadramento ocorrido no Brasil, conforme o contexto anterior.
Alternativas
Q509384 Serviço Social
No capitalismo atual, redefine-se o ciclo das mercadorias, instala-se o predomínio do capital financeiro, o Estado é suplantado pelo mercado nas funções de regulação da vida social. O trabalho, reestruturado e tecnificado, torna-se mais homogêneo e indiferenciado. O novo padrão societário impõe outra maneira de trabalhar, viver e pensar. Trata-se de produzir o “novo homem” e o “novo trabalhador”, de acordo com as atuais necessidades da reprodução capitalista. É necessário conformar perfis socioprofissionais que imprimam novos atributos, ideias e valores à força de trabalho. De acordo com o contexto acima e considerando que prevalecem atributos comportamentais que se exprimem na conduta individual do “novo trabalhador”, indique a alternativa que descreve de forma INCORRETA um dos componentes que fazem parte da ênfase direcionada à respectiva conduta individual.
Alternativas
Q509385 Serviço Social
 No âmbito da organização e representação profissional, o quadro que se observa no Serviço Social brasileiro é de maturação que expressa, na passagem dos anos 80 para os anos 90, rupturas com o seu tradicional conservadorismo, embora não signifique que o conservadorismo (e com ele, o reacionarismo) foi superado no interior da categoria profissional, pois, a herança conservadora e antimoderna, constitutiva da gênese da profissão, atualiza‐se e permanece presente nos tempos de hoje. Em relação aos aspectos que conferiram visibilidade ao processo de maturação supracitado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) Intervenção dos assistentes sociais na elaboração da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (dezembro de 1993).  
(     ) Os  profissionais  de  Serviço  Social  iniciam  o  processo  de  ultrapassagem  da  condição  de  executores  de  políticas  sociais, para assumir posições de planejamento e gestão dessas políticas. 
(     ) Intervenção dos assistentes sociais na elaboração e  implementação da Lei de Responsabilidade Fiscal  (LC 101 de  maio de 2000).  
(     ) Intervenção dos assistentes sociais na  implementação da Lei Orgânica da Assistência Social   ?   LOAS (dezembro de  1993). 

A sequência está correta em
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: A
5: C