Questões de Concurso Público CISCOPAR 2023 para Médico Proctologista

Foram encontradas 6 questões

Q2299956 Medicina
A colonoscopia é considerada como a técnica de maior acuidade para o diagnóstico de lesões estruturais do cólon, especialmente neoplasia. Classicamente sua principal indicação seria a de complementar achados radiológicos duvidosos. Na hemorragia digestiva baixa, no entanto, seria a primeira opção propedêutica após a retossigmoidoscopia. São, dentre outras, indicações para Colonoscopia, EXCETO: 
Alternativas
Q2299958 Medicina
Mamilos hemorroidários são estruturas anatômicas normais presentes nos seres humanos. O plexo hemorroidário se situa na porção distal do reto, no canal anal, mais comumente nos quadrantes laterais esquerdo, anterior direito e posterior direito do canal. São “coxins”, ou “almofadas” muito vascularizadas e especializadas que formam massas de submucosa espessa contendo vasos sanguíneos, músculo liso e tecido elástico conjuntivo. Essas estruturas permitem ingurgitamento dos coxins, promovendo auxílio e manutenção da continência fecal em situações de aumento da pressão intrarretal, como em espirros, tosse ou manobra de Valsalva. Sobre o tema, analise os itens abaixo:

I- Os principais sintomas são sangramento e prolapso dos mamilos hemorroidários. O sangramento é vermelho vivo, junto às fezes, no papel higiênico, em gotejamento no vaso sanitário ou em jato principalmente durante as evacuações, porém não depende do ato evacuatório, podendo surgir antes, durante ou após o mesmo.
II- Existe forte relação entre a gravidade do sangramento e o tamanho dos mamilos hemorroidários.
III- Outros sintomas incluem dor, incontinência fecal leve e prurido e volume perianal.
IV- O diagnóstico da doença se faz pela história clínica e realização de exame proctológico completo, incluindo inspeção anal estática e dinâmica, exame digital do reto e anuscopia. Na avaliação do paciente com DH, a retossigmoidoscopia é mandatória para o diagnóstico diferencial de patologias colorretais.

Estão corretos:

Alternativas
Q2299959 Medicina
Sobre cripitite e papilite, analise os itens abaixo e responda:

I- Entende-se por criptite a inflamação das criptas anais. Ela pode ser aguda e crônica.
II- A criptite crônica aparece nos quadros em que há infecção da cripta por bactéria contida nas fezes, nos traumatismos devidos à evacuação ou introdução de aparelho e nas reações alérgicas de determinados medicamentos e alimentos. A criptite aguda aparece principalmente nos casos em que a fístula já está estabelecida, formando o orifício primário
III- Papilite é inflamação das papilas anais. Pode ser aguda e crônica.
IV- As papilites crônicas obedecem à mesma etiologia das criptites. Endoscopicamente, encontramos uma papila hiperemiada, edemaciada e extremamente dolorosa. A papilite aguda caracteriza-se por apresentar uma papila fibrosada, hipertrofiada, que muitas vezes pode confundir-se com pólipo. 

Analisados os itens é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2299962 Medicina
Incontinência é a incapacidade de controlar a eliminação, pelo ânus, de gases ou fezes de consistência líquida, pastosa ou sólida até o momento desejado. Varia desde pequenas perdas de gás ou líquido até acidentes de grande monta. Independentemente do volume perdido, o paciente pode sentir-se bastante constrangido e inseguro, o que transforma de maneira substancial sua confiança e comportamento social. Sobre o tema, atribua V para item verdadeiro e F para item falso:

(__) Várias alterações na fisiologia anorretal podem causar incontinência, sendo comum a ocorrência de mais de uma deficiência associada. Como exemplo de distúrbios que podem levar à incontinência, destacamos os defeitos da musculatura do períneo causados pelo parto vaginal, os traumas, ou as condições associadas a cirurgias anorretais.
(__) Alterações neurológicas também podem causar incontinência, mesmo com a musculatura intacta. É o caso da degeneração do nervo pudendo ou de alterações sistêmicas como o diabetes, que podem influenciar de forma negativa a continência ou controle da função anal.
(__) Não é certo que a velocidade e consistência das fezes que chegam ao reto sejam suficientes para contribuir com a dificuldade de continência. Proctites (inflamação da mucosa retal) causadas por inflamação ou radioterapia alteram a sensibilidade retal diminuindo a capacidade de acomodação do reto, causando sensação de urgência e aumento na frequência das evacuações.
(__) Em pacientes portadores de retocele volumosa ou megarreto as fezes endurecidas em grande quantidade se acumulam no reto causando um tipo de incontinência dita por transbordamento. Pacientes com prolapso retal também podem apresentar incontinência.
(__) A consistência das fezes tem grande importância no desenvolvimento de incontinência fecal, principalmente em pacientes que apresentam algum tipo de déficit muscular, neurológico ou anatômico. Fezes líquidas ou pastosas não são adequadas e a causa desta condição deve ser investigada. Outras causas estão associadas ao aumento de gorduras ou açúcares na dieta, a síndrome do intestino irritável, as alterações metabólicas como hipertireoidismo ou diabetes, as cirurgias que diminuem o comprimento intestinal ou do reto ou, ainda, as cirurgias que aceleram o trânsito intestinal, como a extração da vesícula biliar.

Respondidos os itens, a sequência correta é: 

Alternativas
Q2299963 Medicina
Sobre o abdome agudo, analise os itens abaixo:

I- O abdome agudo (AA) descreve uma dor abdominal aguda, de intensidade severa, iniciada de forma súbita ou progressiva, com duração inferior a sete dias (usualmente menor do que 48 horas). A persistência do quadro por 6 horas ou mais é forte indicativo de patologia com significância cirúrgica.
II- As causas são, exclusivamente, patologias potencialmente graves e fatais, tais como úlcera perfurada, gravidez ectópica rota ou isquemia mesentérica.
III- Devido a dificuldades de se realizar um diagnóstico no primeiro atendimento e a grande quantidade de manifestações, é importante que na avaliação inicial sejam excluídas doenças graves como a dissecção aguda de aorta e também afecções com perspectiva de abordagem cirúrgica de natureza inflamatória (apendicite e colecistite), perfurativa (doença péptica e neoplasias), vascular (embolia e trombose mesentérica) e obstrutiva (bridas, hérnias de parede e neoplasias).
IV- O exame do abdome constitui etapa fundamental da observação de um doente com suspeita de abdome agudo, e deve incluir a inspeção, ausculta, palpação e percussão. Além disso, é preciso se investigar a presença de sinais clássicos, como sinal de Blumberg, teste de tosse, sinal de Carnett, sinal de Murphy, sinal de Psoas, sinal do obturador e sinal de Rovsing.

Estão corretos:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: D
5: D