Questões de Concurso Público CISCOPAR 2023 para Médico Dermatologista

Foram encontradas 11 questões

Q2301630 Medicina
Sobre as dermatofitoses, epidemiologia e diagnóstico, analise as assertivas a seguir:


I- Os dermatófitos são fungos filamentosos queratinófilos que utilizam a queratina como nutriente durante a infecção de pele, cabelos e unhas. II- Fatores climáticos, migração populacional e características individuais não têm relação direta com a epidemiologia das dermatofitoses. III- O exame com a Lâmpada de Wood é uma boa ferramenta de triagem, já que os pelos contaminados com o Microsporum canis fluorescem com a exposição a esta lâmpada. IV- Exame histopatológico de pele coletados por biopsia tem uma alta sensibilidade diagnóstica quando comparados à cultura fúngica em casos de dermatofitose.


Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2301632 Medicina
Acredita-se que o nevo organoide surja a partir de um estímulo sobre o ninho germinativo epidérmico durante o terceiro mês de gestação, período este onde o ninho germinativo ainda não se diferenciou. O nevo organoide é infrequente, sendo responsável por até 0,2% das consultas dermatológicas. Geralmente é um quadro esporádico, porém há casos familiares. Tipicamente, está presente ao nascimento, sem predileção sexual, acometendo 0,3% da população neonatal. Os casos diagnosticados em idades posteriores provavelmente refletem a ausência diagnóstica prévia, contudo há relatos de início tardio. Ao nascimento, a lesão mostra-se proeminente; geralmente, ao longo do desenvolvimento infantil, suas características atenuam-se, para então, na puberdade, “reativar” seus elementos eruptivos. Apresenta-se como:


I- Uma placa bem delimitada, bordas regulares ou irregulares, discretamente elevada, superfície lisa ou aveludada, e de coloração variando entre amarelado, róseo e acastanhado. II- A lesão geralmente é múltipla e extensiva. III- Sua configuração frequentemente é redonda ou oval, mas pode ser linear seguindo as linhas de Blaschko. IV- O tamanho varia de 0,5 a 15 cm. Pode localizar-se em qualquer segmento corporal; entretanto, a cabeça e o pescoço são os sítios preferenciais, particularmente o couro cabeludo.


Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2301633 Medicina
A leucemia cutânea ou leucemia cútis (LC) é uma manifestação rara que corresponde à infiltração extramedular da pele por células leucêmicas, sejam de origem linfoide ou de origem mieloide. Sobre o tema, atribua V para item verdadeiro e F para item falso:


(  ) A LC raramente se apresenta com comprometimento cutâneo isolado. ( ) Há, na maior parte dos casos, manifestações no sangue e na medula óssea, o que é chamado de leucemia cútis “aleucêmica”. (  ) Dessa forma, a LC é, exclusivamente, um sinal de recaída de neoplasias mieloides. (  ) O tratamento da LC é, na realidade, o tratamento da doença de base.


Respondidos os itens, a sequência CORRETA é:
Alternativas
Q2301634 Medicina

A leishmaniose cutânea também é conhecida como:



I- Úlcera oriental.

II- Úlcera tropical.

III- Furúnculo de Delphi.

IV- Furúnculo de Aleppo.

V- Calazar.

VI- Úlcera de Bauru.



Estão CORRETOS os itens:

Alternativas
Q2301635 Medicina
A porfiria cutânea tardia é uma porfiria hepática comparativamente comum, afetando principalmente a pele. Hepatopatia também é comum. A PCT ocorre por causa de uma deficiência hepática adquirida ou herdada da atividade de uroporfirinogênio descarboxilase, uma enzima na via biossintética da heme. As porfirinas se acumulam, particularmente quando há aumento do estresse oxidativo nos hepatócitos, o que geralmente resulta de aumento do ferro hepático, mas que também pode ocorrer causa de:


I- Álcool. II- Malária. III- Tabagismo. IV- Estresse emocional. V- Estrogênios. VI- Infecção por hepatite C. VII-HIV.


Estão CORRETOS os itens:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: D
5: A