Questões de Concurso Público Prefeitura de Quadra - SP 2019 para Técnico em Enfermagem SAMU

Foram encontradas 3 questões

Q1623499 Enfermagem
Outra situação que o profissional do SAMU pode encontrar em seu trabalho no atendimento em locais públicos é a parada cardiorrespiratória em crianças, pelos mais diversos motivos. De acordo com as Diretrizes da American Heart Association (2010), assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1623501 Enfermagem
O uso de corrente elétrica aplicada externamente para tratamento de fibrilação ventricular foi descrito pela primeira vez em 1956. A partir de então, a capacidade dos desfibriladores para reverter ritmos cardíacos apresentou grande progresso. O desfibrilador externo automático (DEA) é utilizado no suporte básico de vida por profissionais habilitados e pode ser operado por pessoa leiga treinada. Assinale a alternativa CORRETA relacionada ao tema exposto:
Alternativas
Q1623507 Enfermagem
As arritmias são distúrbios na geração, condução e/ou propagação do impulso elétrico no coração e pode representar risco de morte quando é associada a agravos como insuficiência cardíaca congestiva, tromboembolismo e choque cardiogênico. Analise as alternativas e indique a opção CORRETA:

I. As taquicardias ou taquiarritmias aceleram o músculo cardíaco com frequência cardíaca superior a 100 bpm. As manifestações mais graves estão associadas ao alto débito como sudorese, palidez, hipertensão e perfusão inadequada, e a sintomas relacionados à insuficiência cardíaca ou coronariana como bradipnéia e angina. Quando esses fatores estão presentes, as arritmias são denominadas estáveis. A associação dos sinais e sintomas com o traçado do monitor cardíaco deve ser observada, agilizando assim o atendimento de urgência.

II. Como as arritmias podem ocasionar desordens orgânicas irreversíveis, é importante que em um atendimento de urgência/emergência, o técnico fique atento a quedas súbitas da frequência cardíaca associada à diminuição da pressão arterial, sudorese e desmaios.

III. A taquicardia atrial ou taquicardia supraventricular mostra um complexo QRS anormal, com frequência cardíaca entre 80 e 100 bpm, com exceção de crianças, cuja frequência pode ultrapassar os 100 bpm. Nessa situação emergencial uma das opções é a manobra vagal ou a cardioversão química.

IV. Em casos de arritmia supraventricular paroxística, pode usar o método de cardioversão com bolsa de gelo na região facial (em adultos) ou em crianças, colocar sua face em uma bacia com gelo por 20 segundos, estimulando uma reentrada elétrica normal através da alteração respiratória devido à mudança térmica.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C