Questões de Concurso Público Prefeitura de Quadra - SP 2019 para Técnico em Enfermagem SAMU

Foram encontradas 6 questões

Q1623491 Enfermagem
Diabetes mellitus é um conjunto de doenças com uma característica em comum, que é o aumento da concentração de glicose no sangue. Essa doença é causada pela má absorção da insulina ou pela ausência da mesma, interferindo na queima de açúcar e também na transformação desse açúcar em outras substâncias. Muitas vezes, essa desordem pode levar a quadros emergenciais. Analise as alternativas abaixo e a seguir marque a opção que indica quais opções estão CORRETAS:

I. A cetoacidose diabética (CAD) é uma emergência clínica em que o paciente corre risco de vida, caracterizada por uma deficiência absoluta de glicose, hipoglicemia, lipólise e excessiva oxidação de ácidos graxos com formação de corpos cetônicos e acidemia.

II. As infecções constituem um dos principais fatores desencadeantes ou predisponentes da CAD, podendo ocorrer em até metade dos casos, especialmente pneumonias, infecções do trato urinário e das companhias aéreas superiores.

III. A CAD se desenvolve em períodos curtos, às vezes em menos de 24 horas, ocorrendo poliúria, polidipsia, náuseas e vômitos. A dor abdominal é mais frequente em adultos, às vezes simulando um abdômen agudo. Essa dor é responsável pela taquipneia, e às vezes pode ocorrer a respiração de Kussmaul.

IV. No exame físico, o hálito cetônico característico, os sinais de desidratação, a taquicardia, e a hipotensão são variáveis e dependem da gravidade do quadro. No início o paciente pode se apresentar alerta, porém logo evolui para a perda de consciência, com frequência.
Alternativas
Q1623499 Enfermagem
Outra situação que o profissional do SAMU pode encontrar em seu trabalho no atendimento em locais públicos é a parada cardiorrespiratória em crianças, pelos mais diversos motivos. De acordo com as Diretrizes da American Heart Association (2010), assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1623501 Enfermagem
O uso de corrente elétrica aplicada externamente para tratamento de fibrilação ventricular foi descrito pela primeira vez em 1956. A partir de então, a capacidade dos desfibriladores para reverter ritmos cardíacos apresentou grande progresso. O desfibrilador externo automático (DEA) é utilizado no suporte básico de vida por profissionais habilitados e pode ser operado por pessoa leiga treinada. Assinale a alternativa CORRETA relacionada ao tema exposto:
Alternativas
Q1623502 Enfermagem
A embolia pulmonar é um dos agravos respiratórios que apresentam mais elevados índices de morbidade, acometendo especialmente os idosos. O êmbolo é geralmente constituído por coágulo sanguíneo, mas pode ser gorduroso, de líquido amniótico, da medula óssea, fragmento de tumor ou bolha de ar que se desloca do ponto de origem e atinge a corrente sanguínea até obstruir um vaso. Assinale a alternativa CORRETA sobre embolia pulmonar:
Alternativas
Q1623506 Enfermagem
A asma é um agravo respiratório que pode levar o paciente a uma situação de urgência/emergência e consequentes hospitalizações, porém pode ser controlada na maioria dos pacientes. Se não for bem controlada, pode se tornar crônica e com prejuízo permanente ao fluxo aéreo, levar à limitação física e social significativa e em casos mais graves levar até à morte. Aponte a alternativa CORRETA no que diz respeito ao agravo:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: C
5: D