Questões de Concurso Público UFAM 2018 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 22 questões

Q2061058 Pedagogia
 Na conjuntura atual, o fundamento da educação pública sustenta-se no ideário do direito fundamental de cada pessoa à educação escolar, como ferramenta capaz de proporcionar uma vida digna que, por meio da formação cidadã, crie possibilidades para a incorporação de conhecimentos que ampliem suas oportunidades, habilidades e sua resiliência no enfrentamento dos desafios cotidianos para a superação do ciclo de degradação humana, produzido pela globalização. Esta visão de educação como missão de saúde pública referencia-se: 
Alternativas
Q2061059 Pedagogia
No quadro das tendências críticas da educação brasileira, Saviani contribui com uma nova perspectiva, a qual, segundo ele, toma forma à medida que se diferencia no bojo das concepções críticas. Saviani defende que essa concepção se diferencia da visão crítico-reprodutivista, uma vez que procura articular um tipo de orientação pedagógica que seja crítica sem ser reprodutivista. Essa visão constitui o empenho do autor em compreender a questão educacional a partir do desenvolvimento histórico objetivo. Essa concepção elaborada por Saviani recebeu a denominação de: 
Alternativas
Q2061060 Pedagogia
O caráter multirracial, multiétnico, multirreligioso e multicultural do povo brasileiro impõe para a educação o reconhecimento da diversidade e o enfrentamento das diferenças sociais, econômicas, políticas, bem como a especificação de direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais, como elemento cultural constituinte das nossas relações históricosociais (Jamil Cury, 2005). Esse modo de relação, incorporado no preâmbulo da nossa Constituição Federal de 1988 como o princípio que visa assegurar ao Brasil uma sociedade fraterna e pluralista, exige que o ato de educar seja exercido como:  
Alternativas
Q2061061 Pedagogia
No processo da relação educação e sociedade se constroem tendências teórico-práticas e marcos legais que definem novas finalidades para o desenvolvimento de uma educação emancipatória, objetivando convivência fraterna, igualitária, justa e humanizada das relações sociais entre países, grupos e pessoas. Na realidade brasileira vivenciamos experiências importantes, que mostram a face complexa, tensa e polarizada dessa problemática instigante no campo da educação pública. Uma avaliação compatível com os direitos sociais para a superação dos aspectos que tencionam os polos dessa relação deve tomar por referência: 
Alternativas
Q2061062 Pedagogia
A organização e o desenvolvimento da educação em todos os níveis e etapas devem, obrigatoriamente, pautar-se nos princípios constitucionais regulamentados pela LDB no seu artigo 3º, que configuram pontes de uma relação ética, democrática, justa e humanizada entre a educação e a sociedade. No plano da relação didáticopedagógica, alguns princípios têm maior pertinência com esse tipo de relação fundamental para a garantia dos direitos à aprendizagem significativa e para a afirmação da dignidade da pessoa humana, na busca da superação da desigualdade no contexto da sociedade de classes. Os princípios que guardam maior pertinência com essa relação, na perspectiva psicológica e didático-pedagógica:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: B
5: A