Questões de Concurso Público Prefeitura de Jucurutu - RN 2016 para Médico de Estratégia de Saúde na Família
Foram encontradas 3 questões
Paciente do sexo masculino, 39 anos, alcoolista crônico, apresenta perda de peso de 10kg em três meses, fraqueza e vômitos recorrentes com sangue. Na consulta com o médico da unidade básica de saúde, este solicita uma endoscopia digestiva alta com urgência. Ao apresentar a solicitação no sistema de regulação do município, o paciente é informado que o tempo de espera para seu exame é de 4 meses devido à fila de espera, mas que, pela urgência da solicitação, o exame será realizado dentro de uma semana.
Tendo em vista que as ações e serviços do Sistema Único de Saúde devem ser desenvolvidos de acordo com alguns princípios e diretrizes, o princípio observado neste caso foi
Em um município com cerca de 9 milhões de habitantes, sendo 5 milhões do sexo masculino, são registrados cerca de 60 mil óbitos por ano, dos quais, 40 mil são de homens. Registram-se, ainda, 4,5 mil óbitos por doenças cardiovasculares, dos quais, 3 mil são de homens.
Sendo assim, de acordo com os indicadores de saúde e utilizando-se os coeficientes convencionados para cada indicador, é correto afirmar que
Paciente sexo feminino, 41 anos, portadora de artrite reumatoide (AR), foi vítima recente de um infarto agudo do miocárdio, necessitando de uma angioplastia com colocação de stent. Retorna para seguimento na unidade de saúde. Ao conhecer todo seu histórico de saúde - doença, o médico de família substitui o anticoncepcional oral hormonal pelo DIU de cobre e encaminha a paciente para a reumatologia, sugerindo a troca do corticoide oral até então em uso, para AR, por drogas que não aumentem o risco de evento cardiovascular. O médico solicita, ainda, a contra referência com a nova conduta adotada.
Diante dos princípios da Medicina de Família e Comunidade e da Atenção Primária à Saúde, o caso relatado destaca o princípio