Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2018 para Professor - Artes Visuais

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Q972718 Artes Plásticas

Segundo a Constituição Federal, em seu artigo 216, constituem patrimônio cultural brasileiro: as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Sobre o patrimônio cultural brasileiro, podemos afirmar que

Alternativas
Q972720 Artes Plásticas

Todos nós sabemos que o imaterial é a fonte do patrimônio material. Para nós, é entu, fonte. [...] Se ele não tiver esse conhecimento dentro dele, como é que ele vai poder repassar para os filhos dele? O patrimônio imaterial é o conhecimento que foi repassado para esse rapaz. É o invisível que está dentro, que comanda tudo. O conhecimento que ele tem para fazer os adornos que ele vai tecendo. Isso quer dizer que ele não deixou acabar conhecimento.

TIRIYÓ, João Asiwefo. In: GALLOIS, Dominique Tilkin (Org.). Patrimônio cultural imaterial e povos indígenas: exemplos no Amapá e norte do Pará. São Paulo: Iepé, 2011, p. 8.


Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Ritxòkò – Expressão Artística e Cosmológica do Povo Karajá – foi inscrita no Livro de registro das formas de expressão em 2012.


Partindo da citação de João Asiwefo Tiriyó, assinale a alternativa que representa a Ritxòkò. 

Alternativas
Q972721 Artes Plásticas

Imagem associada para resolução da questão

Púlpito e altares laterais da Igreja da Ordem Terceira do Carmo – RJ (detalhe). Disponível em: https://patrimonioespiritual.org. Acesso em: 10 jul. 2018.


Sobre o Rococó religioso, afirma-se que:

I. foi um fenômeno essencialmente internacional;

II. na segunda metade do século XVIII, o desenvolvimento do estilo se fez no âmbito das escolas regionais;

III. assimilou os planos retilíneos e a decoração arquitetônica de tradição borromínica, bem como a estruturação básica dos retábulos e das pinturas perspectivistas dos tetos;

IV. o roccaille francês forneceu um novo repertório formal com o refinamento delicado dos ornatos dourados, evidenciados pelos fundos brancos ou policromia suave.


Estão corretas

Alternativas
Q972724 Artes Plásticas

Em 2018, o Masp realizou uma retrospectiva da obra da pintora paulista Maria Auxiliadora (1935-1974), intitulada Vida cotidiana, pintura e resistência. Autodidata, pela ausência de formação acadêmica e pelo não domínio de conhecimentos tradicionais de pintura, fizeram com que sua obra fosse rotulada como “primitiva”, “popular” ou “naïf”, classificações que colocam muitos artistas na periferia do mercado e da História da Arte. Contudo, o olhar sensível e a técnica única da artista criaram obras com cores marcantes e temas do cotidiano paulista. 

Imagem associada para resolução da questão


Um dos temas presentes na obra da pintora são as práticas e rituais das religiões de matriz africana, como visto na imagem acima.

Ao observar a imagem, identificam-se alguns aspectos formais e conceituais comuns a outras manifestações culturais afro-brasileiras, tais como

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: B