Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2018 para Pedagogo

Foram encontradas 6 questões

Q2000857 Pedagogia
De acordo com Mizukami (1986, p.1), “há várias formas de se conceber o fenômeno educativo. Por sua própria natureza, não é uma realidade acabada que se dá a conhecer de forma única e precisa em seus múltiplos aspectos”. Para a autora, o fenômeno educativo é humano, histórico e multidimensional. Nele estão presentes tanto a dimensão humana quanto a técnica, a cognitiva, a emocional, a sociopolítica e cultural. Em decorrência desses aspectos, são identificadas diferentes abordagens/concepções. 
MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986. 
Analise os tópicos a seguir:
I. Abordagem sociocultural: O ensino tem como base a pesquisa, a investigação, o desenvolvimento do raciocínio, a capacidade do estudante de integrar informações e processá-las, a solução de problemas. São oferecidas situações desafiadoras às crianças, tais como oficinas, jogos, teatro, trabalho em equipe etc.

II. Abordagem cognitivista: Respostas padronizadas. As informações têm de ser adquiridas e os modelos, imitados. Cabe ao estudante memorizar os conteúdos. Aula expositiva, com conteúdo pronto. O professor é o agente e o estudante é o ouvinte.

III. Abordagem humanista: Ênfase às relações interpessoais. Deve-se estimular a curiosidade e o interesse do estudante. Os conteúdos devem ser significativos, pesquisados pelos estudantes, que devem ser capazes de analisá-los criticamente. O professor assume a função de facilitador da aprendizagem. Estudante participativo e orientado a ter suas próprias experiências.
IV. Abordagem comportamentalista: Denominada também de behaviorista. O conhecimento é resultado direto da experiência planejada. Transmissão cultural de conhecimentos e comportamentos. Grande ênfase à programação e à instrução programada.

Os conceitos estão corretamente descritos em 
Alternativas
Q2000859 Pedagogia
A criança é feita de cem
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar
Cem sempre cem
modos de escutar
as maravilhas de amar
Cem alegrias
para cantar e compreender

Cem mundos
para descobrir
Cem mundos
para inventar
Cem mundos
para sonhar
A criança tem
cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove



MALAGUZZI, Loris. As cem linguagens da criança.
Disponível em: http://pedagogiaeinfancia.com.br.
Acesso em: 25 set. 2018 (fragmento).
Loris Malaguzzi (1920-1994), pedagogo e educador de Reggio Emilia, na Itália, constituiu um princípio de ensino em que não existem as disciplinas formais e todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos. As crianças podem compartilhar seus conhecimentos e saberes, sua criatividade e imaginação em múltiplas linguagens – desenho, canto, dança, pintura, interpretação, entre outras – sem enfatizar nenhuma delas. Os projetos não são antecipadamente planejados pelos professores, mas surgem das ideias dos próprios estudantes e são desenvolvidos também em diferentes linguagens.

O fundamento que sustenta esse princípio é a Pedagogia 
Alternativas
Q2000860 Pedagogia
Em novembro de 2015, foi publicada a Lei 13.185, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Trata-se de um importante instrumento de proteção às crianças e aos adolescentes no ambiente escolar.

De acordo com o Art. 3º da referida lei, é correto afirmar que uma das classificações de intimidação sistemática é
Alternativas
Q2000870 Pedagogia
A falta de comunicação entre professores e alunos causa, nos estudantes, muita revolta, independentemente da idade ou da série em que se encontram. É possível que essa atitude afete a autoestima dos estudantes, que não aceitam ser ignorados. Há uma forte crítica aos professores cuja preocupação se restringe ao repasse de conteúdo, sem interesse em interagir com a turma.


ABRAMOVAY, Miriam et al. Violência nas escolas: versão resumida. Brasília: Unesco Brasil; Rede Pitágoras, 2003, p. 39. 
A relação entre professores e estudantes deve ser objeto de preocupação da orientação educacional, pois o(a)
Alternativas
Q2000871 Pedagogia
O trabalho do orientador encontra-se numa condição de atuação diferente do professor em sala de aula, mas essa diferença não implica desigualdade de condições de pensar o trabalho em que ambos estão envolvidos e para o qual convergem suas ações. Assim, é preciso assumir que a tarefa de orientador se insere num projeto coletivo.


FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Orientação educacional: ressignificando seu papel no cotidiano escolar. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br. Acesso em 25 set. 2018.
Sobre a orientação educacional no Brasil, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: B
5: C