Questões de Concurso Público CFC 2019 para Auditor Independente - CVM
Foram encontradas 12 questões
Conforme a norma sobre benefícios a empregados, há casos em que a obrigação da entidade não está limitada à quantia que ela concordou em contribuir para o fundo de pensão respectivo. Acerca desse assunto, estão citados abaixo casos em que a entidade tem uma obrigação legal ou construtiva que são exemplos dessa circunstância.
Assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE uma dessas circunstâncias.
I. A companhia deverá mensurar pelo valor contábil, pois a participação dos não controladores será destacada no Balanço Geral Consolidado.
II. A companhia deverá mensurar a participação de não controladores pelo valor justo, ou pela participação proporcional atual conferida pelos instrumentos patrimoniais nos montantes reconhecidos dos ativos líquidos identificáveis da adquirida.
III. Todos os demais componentes da participação de não controladores devem ser mensurados ao valor justo na data da aquisição, a menos que outra base de mensuração seja requerida pelas normas, interpretações e comunicados técnicos do CFC.
IV. A Companhia deverá mensurar, com base nos termos da contratação entre o adquirente e os não controladores, e reconhecer uma obrigação que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada após análise da documentação da adquirida.
Estão CORRETOS os itens:
I. Na data do balanço, considerando que o risco de crédito de instrumento financeiro não aumentou, significativamente, desde o reconhecimento inicial, a entidade deve mensurar a provisão para perdas para esse instrumento financeiro ao valor equivalente às perdas de crédito esperadas para todo o período em que a Companhia Z esteja exposta ao risco de crédito.
II. Em cada data do balanço, a entidade deve avaliar se o risco de crédito de instrumento financeiro aumentou significativamente desde o reconhecimento inicial. Ao fazer essa avaliação, a entidade deve utilizar a alteração no risco de inadimplência que ocorre ao longo da vida esperada do instrumento financeiro, e não a alteração no valor de perdas de crédito esperadas. Para fazer essa avaliação, a entidade deve comparar o risco de inadimplência que ocorre no instrumento financeiro na data do balanço com o risco de inadimplência que ocorre no instrumento financeiro na data de reconhecimento inicial e deve considerar informações razoáveis e sustentáveis, disponíveis sem custo ou esforço excessivos, que sejam um indicativo de aumentos significativos no risco de crédito desde o reconhecimento inicial.
III. A entidade pode presumir que o risco de crédito de instrumento financeiro não aumentou significativamente desde o reconhecimento inicial se for determinado que o instrumento financeiro possui baixo risco de crédito na data do balanço.
Estão CORRETOS os itens:
A Companhia D possui, dentro das suas contas a receber, um título do governo. Para avaliar o risco de crédito, a Companhia D utiliza uma avaliação de risco de crédito com uma escala que considera os níveis de 1 a 10. A Companhia D reconhece perdas de crédito se houver atraso acima de 30 dias ou se um ativo é classificado nos níveis 7 a 10. A Companhia D considera que uma queda em 2 níveis representa um aumento significativo no risco de crédito. Em 31/12/20X8, o título é classificado no nível 3 e não está em atraso. No reconhecimento inicial, o título foi classificado no nível 3.
Dessa forma, considerando a norma sobre o ajuste de recuperabilidade de instrumentos financeiros, como a Companhia D DEVE determinar a perda esperada para o título público?
BRXY Telecom vende aparelhos diretamente para consumidores, bem como faz vendas através de lojas conveniadas. Os contratos com distribuidores obrigam a BRXY Telecom a pagar ao distribuidor qualquer diferença entre o preço do aparelho vendido ao distribuidor e o preço pelo qual o mesmo aparelho for vendido diretamente pela BRXY Telecom, caso seja menor (cláusula de proteção de preço). Adicionalmente, a BRXY Telecom controla os estoques em cada distribuidor e pode recomprar ou transferir os aparelhos para outras localidades. O distribuidor paga pelos aparelhos em 90 dias após o recebimento da mercadoria.
Dessa forma, considerando a norma sobre o reconhecimento de receitas é CORRETO afirmar que a BRXY Telecom deverá reconhecer a receita de venda em qual momento?
Conforme norma contábil que trata de operações de arrendamento mercantil, o arrendatário, em suas demonstrações contábeis, deve mensurar o passivo de arrendamento mercantil e o valor presente dos pagamentos do arrendamento que não foram efetuados até a data base da demonstração contábil. Os pagamentos do arrendamento devem ser descontados, utilizando a taxa de juros implícita no arrendamento se esta for determinada imediatamente. Caso essa taxa não possa ser determinada, imediatamente, qual é a taxa que o arrendatário deverá utilizar?
Assinale a alternativa CORRETA: