Questões de Concurso Público CFC 2019 para Auditor Independente - BCB

Foram encontradas 25 questões

Ano: 2019 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2019 - CFC - Auditor Independente - BCB |
Q1301330 Contabilidade Geral
Em conformidade com a alteração regulatória promovida pelo Conselho Monetário Nacional em 2018, a partir de 1º/1/2019, as instituições enquadradas nos Segmentos 1 (S1) e 2 (S2), devem limitar o total de suas exposições perante um mesmo cliente ao montante de máximo de 25% (vinte e cinco por cento do Nível I do seu Patrimônio de Referência - PR), exceto as cooperativas de crédito, com percentuais diferentes. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo, considerando as condições que ainda a referida norma regulatória estabelece e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. O cumprimento do limite deve ocorrer de forma consolidada por instituições integrantes de um mesmo conglomerado prudencial, conforme o Cosif. II. As administradoras de consórcio, as instituições de pagamento, as instituições não sujeitas à apuração do PR ou o Patrimônio de Referência Simplificado também estão sujeitos à observância do novo limite máximo de exposição por cliente. III. O conselho de administração ou, na sua inexistência, a diretoria da instituição, deve deliberar sobre a assunção de exposição que resulte em exposição total perante um mesmo cliente superior a 20% (vinte por cento). IV. O caso de ocorrência de excesso em relação ao limite estabelecido implicará a elaboração de plano de redução do excesso ocorrido.
Estão CERTOS os itens:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2019 - CFC - Auditor Independente - BCB |
Q1301331 Legislação Federal
São regulamentares as seguintes condições e limites para a realização de operações de crédito com partes relacionadas por instituições financeiras e por sociedades de arrendamento mercantil, para fins do disposto no Art. 34 da Lei n.º 4.595/1964, EXCETO a de:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2019 - CFC - Auditor Independente - BCB |
Q1301332 Conhecimentos Bancários
A Resolução CMN nº 4658, de 26/4/2018, estabeleceu normas sobre política de segurança cibernética e requisitos para a contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem que as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BCB devem observar. Para tanto dispõe, entre outras exigências, que a aprovação da política de segurança cibernética deve ser realizada até 6 de maio de 2019, devendo contemplar alguns princípios. Sobre esse assunto, identifique os princípios abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Os objetivos de segurança cibernética da instituição. II. Os procedimentos e os controles adotados para reduzir a vulnerabilidade da instituição a incidentes e atender aos demais objetivos de segurança cibernética. III. Os controles específicos, incluindo os voltados para a rastreabilidade da informação, que busquem garantir a segurança das informações sensíveis. IV. O registro, a análise da causa e do impacto, bem como o controle dos efeitos de incidentes relevantes para as atividades da instituição.
Estão CERTOS os itens:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2019 - CFC - Auditor Independente - BCB |
Q1301333 Conhecimentos Bancários
A regulamentar Declaração de Apetite por Riscos (RAS) de instituição financeira ou conglomerado prudencial de porte no Brasil deve considerar, entre outros, alguns temas. Sobre esse assunto, identifique os temas abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Os tipos de riscos e os respectivos níveis que a instituição está disposta a assumir. II. A capacidade que a Instituição deveria ter para gerenciar riscos de forma efetiva. III. Os objetivos estratégicos da Instituição. IV. As condições de competitividade e o ambiente regulatório em que a instituição atua.
Estão CERTOS os itens:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2019 - CFC - Auditor Independente - BCB |
Q1301334 Conhecimentos Bancários
A regulamentar estrutura de gerenciamento contínuo e integrado de riscos das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BCB enquadradas nos segmentos S1 a S4 objetiva identificar, mensurar, avaliar, monitorar, reportar, controlar e mitigar os riscos relevantes da respectiva instituição. Para tanto, deve prever políticas, estratégias, processos, sistemas, rotinas e procedimentos, inclusive um programa de testes de estresse com o objetivo principal de identificar potenciais vulnerabilidades da instituição, onde são consideradas metodologias específicas de avalição de impactos ou identificação de situações adversas. Sobre esse assunto, identifique as situações adversas abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Análise de sensibilidade: metodologia de teste de estresse que permite avaliar o impacto decorrente de variações em um parâmetro relevante específico no capital da instituição, em sua liquidez ou no valor de um portfólio. II. Análise de cenários: metodologia de teste de estresse que permite avaliar, ao longo de um período determinado, o impacto decorrente de variações simultâneas e coerentes em um conjunto de parâmetros relevantes no capital da instituição, em sua liquidez ou no valor de um portfólio. III. Análise de instrumentos financeiros: metodologia de teste que objetiva verificar a liquidez de instrumentos financeiros que usualmente compõem a carteira de títulos disponíveis para venda. IV. Teste de estresse reverso: metodologia de teste de estresse que permite a identificação dos eventos e circunstâncias adversos associados a níveis predefinidos de resultado, capital ou liquidez, incluindo os que configurem a inviabilidade da instituição.
Estão CERTOS os itens:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: A
5: C