Questões de Concurso Público Prefeitura de Brejo Santo - CE 2025 para Professor de Ciências Humanas

Foram encontradas 6 questões

Q3273293 Geografia
Didaticamente, uma bacia hidrográfica pode ser compreendida como uma área ou região que é drenada por um rio principal e seus afluentes, com predomínio de escoamento superficial das águas das chuvas e tendo seus limites delimitados pelo relevo, funcionando este como divisor de águas.
Considerando esse contexto e a classificação das Bacias Hidrográficas do Estado do Ceará, realizada pelo Governo do Estado, o município de Brejo Santo está inserido dentro da:
Alternativas
Q3336679 Geografia
Considerando o pensamento do eminente e saudoso geógrafo Milton Santos, sabe-se que ele delineou algumas categorias de análise do fenômeno geográfico: forma, função, estrutura, processo e totalidade. Essas categorias são fundamentais para a compreensão do conceito de: 
Alternativas
Q3336680 Geografia
É possível compreender corretamente, quando se pensa a geopolítica como um campo do conhecimento geográfico, que ela:
Alternativas
Q3336684 Geografia
“O Ceará manteve, durante séculos, sua economia alicerçada na pecuária extensiva, na agricultura de subsistência, no extrativismo vegetal e na produção comercial de algodão. Mas, nas últimas duas décadas, é visível sua reestruturação econômica e territorial direcionadas a tornar o Estado viável à produção e ao consumo globalizados. A intensificação do capitalismo no campo é um dos processos em curso.” (Elias, 2005, p. 223)

Considerando o texto acima e o contexto mais geral do processo de inserção da economia cearense no mundo globalizado, é correto afirmar:
Alternativas
Q3336685 Geografia
“A Geografia, desde o estabelecimento de sua condição de ciência moderna, tem no ambientalismo uma de suas principais características. Ele reflete a riqueza da dualidade do conhecimento geográfico. A concepção de ambiente, todavia, mudou bastante ao longo do último século, pois inseriu marcos importantíssimos dos distintos momentos históricos da modernidade. Até meados do século XX a Geografia, e também as outras ciências e a sociedade em geral, concebiam o ambiente exclusivamente do ponto de vista naturalista. Nos últimos quarenta anos, a noção de ambiente tem inserido, paulatinamente, a dimensão social, pois a crise ambiental contemporânea não pode mais ser compreendida e nem resolvida segundo perspectivas que dissociam sociedade e natureza.” (Mendonça, 2001, p. 139)
A partir desse fragmento de texto, o professor Francisco Mendonça defende a ideia de uma Geografia:
Alternativas
Q3336691 Geografia
O estudo e ensino dos sistemas socioeconômicos são fundamentais para permitir uma leitura crítica da sociedade contemporânea, sobretudo dos seus meios de produção e de reprodução no tempo e no espaço.
No que diz respeito ao estudo dos sistemas econômicos, deve-se evitar, nas palavras de Barros, alguns “pecados capitais” (BARROS, J. D. Os sistemas econômicos e suas formas de racionalidade: a busca das singularidades na moderna história econômica e seus novos desafios. Revista de Economia, v. 38, n. 1 (ano 36), p. 109-131, jan./abr. 2012. Editora UFPR).

Entre esses pecados capitais, é possível afirmar corretamente que são: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: C
5: C
6: C