Questões de Concurso Público Prefeitura de Crato - CE 2021 para Médico Especialista

Foram encontradas 3 questões

Q1800542 Medicina
Síndrome do desconforto (angústia) respiratório (SDR), também conhecida como doença da membrana hialina (DMH), tem como principal causa a quantidade inadequada de surfactante pulmonar em decorrência de: nascimento pré-termo, mecanismos imaturos de remoção do líquido pulmonar e baixa área de troca gasosa (típica do pulmão imaturo). Apresenta como principais manifestações clínicas: dispnéia, taquipnéia ou bradipnéia em casos graves; gemido expiratório; cianose; batimentos de asas nasais; retração esternal; dificuldade em iniciar a respiração normal; tiragem intercostal e subcostal; crises de apnéia. As principais atitudes da equipe contra a síndrome do desconforto respiratório são: prevenir a hipoxemia e a acidose; otimizar o manejo hídrico; reduzir demandas metabólicas; prevenir atelectasias (colapso pulmonar); ventilar "gentilmente" os pulmões da criança.
A respeito das medidas utilizadas para controlar as manifestações clínicas, analise as assertivas a seguir:
I. A administração de SURVANTA® (surfactante sintético) melhora os parâmetros respiratórios, pois permite a redução da tensão superficial e, consequentemente, as trocas gasosas. II. A oxigenoterapia tem como objetivo permitir uma saturação entre 88 e 93%, aumentando a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio e reduzindo o quadro de alcalose. III. A ventilação mecânica pode ser indicada quando P aCO2 (pressão parcial de dióxido de carbono) > 55 mmHg (Valor de referência = 40 mmHg), que acarreta uma acidose metabólica. IV. A atelectasia pode ocorrer nas doenças com alterações de surfactante, pois ele apresenta uma ação direta na superfície de tensão alveolar, com consequente dificuldade em iniciar a respiração normal.

Estão corretas as alternativas:
Alternativas
Q1800544 Medicina
As infecções respiratórias agudas (IRA) correspondem a 25% de todas as doenças e mortes entre crianças em países em desenvolvimento. Aproximadamente 2% a 3% das IRA evoluem para infecção do parênquima pulmonar e, destas, 10% a 20% evoluirão para óbito, que correspondem a cerca de 3 milhões de óbitos anuais em crianças. Em relação às pneumonias comunitárias, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O diagnóstico etiológico das pneumonias é difícil, sendo os vírus os principais agentes de pneumonias em crianças menores de 5 anos de idade em países desenvolvidos. Dentre os vírus envolvidos, o sincicial respiratório (VSR) é o mais encontrado, seguido pelo vírus influenza, parainfluenza, adenovírus, rinovírus, metapneumovírus humano (HMPV) e bocavírus. ( ) Segundo a Organização Mundial de Saúde, a tiragem intercostal e/ou xifoidiana é o parâmetro de maior sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de pneumonia em crianças. ( ) O diagnóstico das pneumonias é eminentemente clínico, mas exames como o RX de tórax podem ser realizados sempre que este recurso estiver disponível, prioritariamente nas crianças com taquipnéia e/ou alterações sugestivas da ausculta respiratória. Além disso, o leucograma pode apresentar-se com leucocitose e, mais frequentemente, com neutrofilia e com formas jovens circulantes. A eosinofilia, em geral, acompanha os casos de pneumonia por Mycoplasma pneumoniae. ( ) De acordo com a Concentração Inibitória Mínima (MIC), as cepas de pneumococos, não relacionadas à meningite, são classificadas em resistentes, resistência ou sensibilidade intermediária e sensíveis, quando MIC for > 8µg/mL, até 4µg/mL e até 2µg/mL, respectivamente. No Brasil, a penicilina pode ser usada como droga de escolha no tratamento das pneumonias comunitárias.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1800561 Medicina
Acerca de DPOC e asma, em que receptores em que atuam os fármacos de escolha:
Alternativas
Respostas
1: A
2: X
3: B