Questões de Concurso Público Prefeitura de Mauriti - CE 2019 para Enfermagem PSF

Foram encontradas 30 questões

Q1663889 Enfermagem
(CONCURSO MAURITI/2018) ENTRA EM VIGOR NOVO CÓDIGO DE ÉTICA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA Fruto de amplo e democrático debate, documento entrou em vigor nesta quinta-feira (5/4) “O novo Código de Ética reflete a complexidade da atuação profissional nos tempos atuais”, ressaltou o presidente do Cofen, Manoel Neri. Entrou em vigor nesta quinta-feira (5/4), a Resolução Cofen 564/2017, que aprova o novo Código de Ética da Enfermagem brasileira. O documento, publicado em dezembro no Diário Oficial da União, é resultado de amplo e democrático debate e concilia a defesa da sociedade com a proteção ao bom profissional, trazendo avanços, sobretudo nos casos de violência doméstica. “O novo Código de Ética reflete a complexidade da atuação profissional nos tempos atuais”, ressaltou o presidente do Cofen, Manoel Neri. A Lei 5905/73 estabelece que compete ao Cofen ‘elaborar o Código de Deontologia de Enfermagem e alterá-lo, quando necessário, ouvidos os Conselhos Regionais’. “Fomos muito além das exigências legais, incluindo no processo de reformulação todos os Conselhos Regionais, os profissionais de Enfermagem e a sociedade, de maneira ampla e transparente”, afirmou. Fonte: http://www.cofen.gov.br/entra-em-vigor-novocodigo-de-etica-da-enfermagem-brasileira_61770.html. Atualizado em 06/04/2018.
A Resolução N° 564/2017 aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, trazendo os parâmetros legais que regulamentam o agir ético profissional da equipe de Enfermagem. É correto afirmar sobre esse novo instrumento regulamentador da prática da Enfermagem:
Alternativas
Q1663890 Enfermagem
(CONCURSO MAURITI/2018) “Com a evolução da Enfermagem como ciência, os profissionais passaram a se questionar sobre a forma de utilização das práticas tradicionais, emergindo apontamentos que levaram ao desenvolvimento de um corpo de conhecimento específico como embasamento para o exercício da Enfermagem. Buscando atender esta necessidade, surgem as teorias de enfermagem, as quais proporcionaram o fortalecimento da disciplina no sentido de atuar de forma significativa na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde” (PICOLLI et al, 2015). As teorias de Enfermagem surgem enquanto importante ferramenta para qualificar o cuidado atrelada ao incremento do campo científico. Considerando as principais teorias em Enfermagem e seu foco de atuação, correlacione as colunas:
A - Teoria das transições (Meleis) B – Teoria do Cuidado Transpessoal (Watson) C – Teoria Humanística (Paterson e Zderad) D - Teoria de Enfermagem “HomemVida-Saúde” (Parse)
( ) O foco é a relação dialógica intersubjetiva vivenciada por seres humanos para a utilização de seus potenciais para estar melhor ( ) O foco é a orientação para mudanças na prática da enfermagem e direciona as pessoas a participarem como responsáveis do cuidar de sua saúde ( ) O foco está nos fatores de cuidado a partir da perspectiva humanística combinado com a base de conhecimentos científicos ( ) O foco é facilitar as transições que ocorrem ao longo da vida, sendo o conceito de transição central para os cuidados
A sequência correta da correlação é:
Alternativas
Q1663891 Enfermagem
O Processo de Enfermagem (PE) indica um trabalho profissional específico e pressupõe uma série de atividades dinâmicas e integradas fundamentadas num sistema de valores e crenças morais e no conhecimento técnico-científico da área (GARCIA; NÓBREGA, 2009). A implementação das etapas do PE tem sido regulamentada pela Resolução N° 272/ 2002, e incluem a coleta de dados, o diagnóstico de Enfermagem, o planejamento de Enfermagem, a implementação e avaliação de Enfermagem.
Sobre as etapas do PE, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1663892 Enfermagem

A consulta de Enfermagem em gerontologia deve contemplar o processo de envelhecimento nas dimensões biopsicossocioculturais. A avaliação deve ter como foco a potencialização, preservação e recuperação da capacidade funcional. Sobre as grandes síndromes geriátricas, considere os itens:


I. A depressão em idosos é um importante problema de saúde pública de fácil diagnóstico no idoso, distinguindo-se de déficits cognitivos leves. Apresenta como manifestações comuns a insônia, fadiga, anorexia, perda de peso, constipação intestinal, culpa, apatia, negligência nas práticas de higiene, dor de cabeça e perda cognitiva.

II. A Doença de Alzheimer é a principal causa de demência, apresentando-se de forma leve, moderada ou grave. Seu quadro clinico é caracterizado por esquecimento, desorientação temporal, dificuldade em nomear objetos, empobrecimento da fala, repetição, perda de objetos, inversão do ciclo sono-vigília e desconfiança excessiva.

III. A insuficiência familiar é considerada um dos sete grandes problemas em geriatria, transcendendo as questões políticas e econômicas e com forte relação com os relacionamentos humanos. A pequena quantidade de componentes familiares pode levar ao aumento na institucionalização de idosos como reflexo do desamparo familiar.

IV. A instabilidade postural apresenta pouco risco à autonomia e independência do idoso e pode ser considerada uma tendência para quedas. Dentre as principais causas de instabilidade postural estão alterações do sistema sensorial, motor e osteoarticular.


Dentre os itens listados, estão CORRETOS:

Alternativas
Q1663893 Enfermagem

BOLSONARO TEVE GRAVE PERFURAÇÃO NO INTESTINO GROSSO E FEZ COLOSTOMIA. “Candidato do PSL à presidência levou uma facada em ato de campanha em Juiz de Fora (MG).

O candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) foi ferido com uma facada na tarde desta quinta-feira (6) na cidade de Juiz de Fora (MG). De acordo com cirurgião especializado ouvido pelo G1, esse tipo de lesão é grave, mas a recuperação dependerá de como o corpo irá reagir no pós-operatório. Ele pode ficar até 3 meses com uma bolsa externa ligada ao intestino”.

Fonte: https://g1.globo.com/ciencia-esaude/noticia/2018/09/06/bolsonaro-teve-graveperfuracao-no-intestino-grosso-e-fez-colostomiaentenda.ghtml. Atualizado em 06/09/2018.


Uma das importantes ações de assistência de enfermagem diz respeito ao esvaziamento e higienização da bolsa de colostomia e ileostomia. Sobre isso, considere as questões:


I. A bolsa coletora deve ser esvaziada sempre que o efluente atingir 2/3 da sua capacidade.

II. O esvaziamento e higienização regular da bolsa coletora aumenta a durabilidade, promove o conforto para o paciente e evita constrangimentos.

III. O efluente de ileostomia e colostomia direita deve ser quantificado em volume, principalmente nos primeiro dias do pósoperatório, para cálculo da reposição líquida e de eletrólitos.

IV. A bolsa coletora em sistema de duas peças não pode ser removida, sendo necessária a observação dos aspectos físicos do efluente tais como cor, consistência e quantidade.


Dentre as questões listadas, estão CORRETAS:

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: E
5: D