Questões de Concurso Público ANSA 2026 para Ênfase 12: Medicina do Trabalho
Foram encontradas 5 questões
Com base na Portaria MS n.º 3.120/1998, que dispõe sobre a vigilância em saúde do trabalhador (VISAT), julgue o item subsequente.
Universalidade, hierarquização, descentralização e pesquisa-intervenção são princípios da vigilância em saúde do trabalhador (VISAT).
Julgue o item a seguir, relativo à Política Nacional de Promoção da Saúde.
A citada política busca prioritariamente a integração entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no tocante ao reconhecimento dos agravos relacionados ao trabalho.
A partir do caso hipotético apresentado, julgue o item seguinte, com base na Resolução CFM n.º 2.110/2014 e nas diretrizes da rede de atenção às urgências, conforme Portaria de Consolidação GM/MS n.º 3/2017.
O contato com a Central de Regulação de Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde para a autorização do transporte do motorista acidentado do hospital sem UTI para outro hospital provido de UTI é de responsabilidade da empresa empregadora do motorista.
A partir do caso hipotético apresentado, julgue o item seguinte, com base na Resolução CFM n.º 2.110/2014 e nas diretrizes da rede de atenção às urgências, conforme Portaria de Consolidação GM/MS n.º 3/2017.
O motorista acidentado deverá ser atendido pelo serviço pré-hospitalar móvel de urgência e emergência no transporte regular entre municípios para a realização do tratamento por hemodiálise, pois esse tipo de transporte é atribuição do referido serviço.
Com relação ao planejamento, à implementação, ao monitoramento e à avaliação de um programa de saúde do trabalhador, julgue o item a seguir, considerando a literatura pertinente bem como aspectos relacionados à auditoria.
Na vigilância em saúde do trabalhador, devem-se incluir ações de vigilância nos ambientes e processos de trabalho, vigilância epidemiológica de agravos e doenças relacionadas ao trabalho, monitoramento de indicadores e articulação entre ações de assistência e de prevenção e promoção da saúde.