Questões de Concurso Público HUB 2010 para Edital nº 2 - Residência Multiprofissional - Nutrição
Foram encontradas 70 questões
Tanto a vitamina A quanto o betacaroteno reduzem a absorção de ferro por meio da formação de complexos insolúveis mediados pela presença de fitatos, influenciando, assim, a biodisponibilidade de ferro.
Os valores disponíveis de ingestão dietética de referência de ferro para homens e mulheres adultos são EAR, RDA e UL.
O ferro pode ser armazenado no organismo como ferritina ou hemossiderina, presentes no fígado, nas células reticuloendoteliais e na medula óssea.
Unhas quebradiças e rugosas e coiloníquia são sinais clínicos compatíveis com deficiência de ferro.
Aproximadamente dois terços dos compostos carotenoides ingeridos são absorvidos independentemente da ação de sais biliares.
No intestino delgado, ésteres de retinil são hidrolisados a retinol, que é absorvido mais eficientemente que os ésteres.
Na presença de pH ácido e de enzimas proteolíticas pancreáticas, o fator intrínseco secretado pelas células parietais gástricas liga-se à cobalamina que será absorvida no íleo.
A síndrome de Wernicke-Korsakoff é causada pela deficiência de tiamina e, em geral, está estreitamente associada ao alcoolismo. O quadro clínico dessa doença inclui ataxia cerebelar e ptose palpebral.
A deficiência de vitamina B12 leva a um quadro de deficiência intracelular de folato que provoca anemia megaloblástica morfologicamente idêntica à provocada pela deficiência de folato.
De acordo com o guia alimentar para a população brasileira, o consumo de alimentos ricos em carboidratos deve perfazer a quantia de 9 a 11 porções diárias.
A degradação do amido, que se inicia na boca pela ação da amilase salivar, pode ser interrompida em razão do contato do amido com a acidez estomacal, visto que a amilase salivar é inibida por um pH inferior a 4. Entretanto, o amido, seus produtos finais e as proteínas e aminoácidos presentes em uma refeição mista agem como tampão ácido no estomago, possibilitando que a hidrólise continue.
Na classe dos transportadores de glicose (GLUT) para o interior das células por difusão facilitada, constam proteínas com estruturas moleculares semelhantes, sendo o GLUT4 o principal transportador de glicose em tecidos sensíveis à insulina, tecidos adiposos e em tecido musculoesquelético e cardíaco.
A maioria dos polifenóis do chá verde, obtido da Camellia sinensis, apresenta-se como flavanóis, com predomínio de catequinas, composto bioativo a cujo consumo se atribui a diminuição da gordura corporal e a inibição, por apoptose, de células cancerosas in vitro.
Como estratégia para suprir as necessidades de nutrientes, reforçar a resistência a doenças infecciosas e reduzir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis, o guia alimentar para a população brasileira recomenda a adoção de uma dieta variada, com a inclusão de alimentos funcionais e complementos nutricionais.
Estudos epidemiológicos transversais mostram que tanto o consumo de margarinas fortificadas com ésteres de fitoesteróis quanto o de fibras solúveis de Psyllium reduzem a incidência e a malignidade de tumores intestinais.
A melhor estimativa da necessidade nutricional para um indivíduo é a RDA, definida como a média da necessidade de energia ou de nutriente para determinado estágio de vida e gênero, acrescida de dois desvios padrão. Média de ingestão habitual abaixo da RDA é indício de consumo inadequado de determinado nutriente pelo indivíduo.
O nível de UL de 2.000 mg/dia para o consumo de vitamina C, por meio de dieta e suplemento, foi estabelecido com base no risco de hemorragias.
Para testar, por meio de inquéritos dietéticos pontuais, como o recordatório de 24 horas e o registro alimentar, a adequação do consumo de energia e nutrientes, é necessário comparar as estimativas obtidas com as disponíveis na literatura para os mesmos alimentos ingeridos pelo paciente, de forma a determinar a variabilidade intraindividual.
O modelo de cinco níveis de organização da composição corporal segue uma ordem crescente de complexidade e é composto pelos níveis atômico, molecular, celular, tecidual e corpóreo total.
O valor obtido com base no cálculo da área muscular do braço possibilita estimar a quantidade das reservas corporais de energia e o estado nutricional atual de portadores de doenças catabólicas.