Questões de Concurso Público Prefeitura de Vitória - ES 2007 para Assistente Social

Foram encontradas 14 questões

Q2890316 Serviço Social

Ao longo dos séculos XIX e XX a classe trabalhadora foi predominantemente associada aos trabalhadores manuais e das fábricas; atualmente, essa noção foi ampliada. Entre os segmentos que fazem parte da classe trabalhadora considerada em sentido amplo, incluem-se os

I que realizam trabalhos improdutivos (como os serviços, inclusive públicos), que não criam diretamente mais valia.

II pequenos empresários urbanos e rurais, proprietários de seus meios de produção.

III gestores do capital que exercem papel de controle, mando e gestão do processo de sua valorização e reprodução.

IV desempregados que se constituem no denominado exército industrial de reserva.

V contratados temporariamente tanto em indústrias quanto na área rural, durante o período da safra.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Q2890318 Serviço Social

Acerca dos diversos momentos que delinearam a política de saúde no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2890323 Serviço Social

Julgue os itens a seguir, relacionados à compreensão da construção da cidadania a partir da dinâmica da sociedade.

I - Os direitos do cidadão, que dizem respeito ao modo como as relações sociais se estruturam, atuam como princípios reguladores das práticas sociais, mesmo que nunca se transformem em lei.

II - Os direitos do cidadão constroem vínculos entre indivíduos e regulam conflitos a partir de uma referência ao que é reconhecido como medida de justiça, como conceito inquestionável ao longo do tempo e, por isso mesmo, imutável.

III - A idéia de direitos do cidadão em nossa sociedade, para se viabilizar de forma concreta, depende da inexistência de conflitos ou da convivência com a incivilidade cotidiana feita de violência, preconceitos e discriminações.

IV - A construção dos direitos do cidadão se dá em um terreno sujeito ao imprevisto dos acontecimentos, na intersecção entre história, cultura e política, em uma combinação, nem sempre muito clara, entre tradições e novidades.

V - A criação dos direitos do cidadão e a generalização da consciência de direitos são estabelecidas a partir de uma nova contratualidade construída por negociação e arbitragem.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Q2890325 Serviço Social
not valid statement found

Tendo o texto como referência e com relação às mudanças no padrão de produção mundial a partir da década de 80 do século passado, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Q2890327 Serviço Social

Assinale a opção que expressa uma das mudanças no mercado de trabalho do assistente social, a partir das alterações do padrão de produção mundial contemporâneo.

Alternativas
Q2890334 Serviço Social

As políticas que almejam eqüidade em saúde têm como matéria central a redução ou eliminação das diferenças advindas de fatores considerados evitáveis e injustos. A meta de tais políticas é a criação de oportunidades iguais para todos. De acordo com os consensos da literatura, assinale a opção que apresenta um tipo de desigualdade que não deve ser considerada como injusta.

Alternativas
Q2890337 Serviço Social
not valid statement found

Considerando o texto acima como referência, é correto afirmar que os conselhos de gestão

Alternativas
Q2890339 Serviço Social

Julgue os itens seguintes, acerca de elaboração de indicadores, uma das fases fundamentais de um processo de avaliação.

I Os indicadores podem ser construídos para medir ou revelar aspectos relacionados aos diversos planos em observação, tanto no nível individual quanto no coletivo.

II A escolha de indicadores para avaliação da efetividade de um projeto não é recomendada, pois tal escolha refere-se ao grau de influência e de irradiação do projeto.

III Um indicador será considerado confiável se, quando aplicado em momentos distintos, por pesquisadores diferentes e aos mesmos entrevistados, tiver a capacidade de aferir resultados similares.

IV Indicadores qualitativos devem ser considerados balizas avaliativas capazes de mapear, com profundidade, a natureza das mudanças ocorridas e, principalmente, de dimensionar, quantitativamente, o grau de variações ocorridas.

V A elaboração de indicadores oferece ao grupo oportunidade de alinhar conceitos que, geralmente, estão na cabeça dos diversos participantes, mas não têm o mesmo significado para todos.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Q2890340 Serviço Social

No acolhimento à pessoa idosa, todos os profissionais de saúde, em especial os assistentes sociais, devem considerar entre outros aspectos, a necessidade de

I estabelecer uma relação respeitosa com a pessoa idosa, valorizando sua experiência de vida, e sabedoria acumulada e respeitando o senso de dignidade e prudência pelo qual o idoso espera ser reconhecido.

II partir do pressuposto de que, como o idoso tem dificuldades de compreender as perguntas que lhe são feitas ou as orientações que lhe são fornecidas, deve-se dirigir primeiramente a seu acompanhante.

III chamar a pessoa idosa por seu nome e jamais utilizar termos inapropriados, como vovozinho ou vovozinha, que infantilizam o idoso.

IV manter contato visual preferencialmente de frente e em local iluminado, considerando um possível declínio visual ou auditivo.

V utilizar uma linguagem técnica para conquistar a confiança do idoso e assim garantir sua adesão ao tratamento.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Q2890344 Serviço Social

Acerca dos fundamentos do código de ética profissional dos assistentes sociais, é correto afirmar que

Alternativas
Q2890347 Serviço Social

Municípios, estados e Distrito Federal, para recebem recursos relativos à cobertura das ações e serviços de saúde por eles implementados, deverão contar com

I. fundo de saúde com recursos relativos a, no mínimo, 30% dos valores arrecadados como Imposto Sobre Serviços (ISS ), no caso dos municípios, e 30% dos valores arrecadados como Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no caso dos estados e do Distrito Federal.

II. conselho de saúde.

III. plano de saúde.

IV. contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento, correspondente a 100% do valor a ser repassado pela União.

V. relatório de gestão que permita o controle do Ministério da Saúde em relação à aplicação dos recursos repassados.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Q2890349 Serviço Social

Promovida pelo Ministério da Saúde, no período de 2001 a 2006, a legitimação da política nacional de redução da morbimortalidade por acidente e violências não inclui o(a)

Alternativas
Q2890351 Serviço Social

Entre as medidas de prevenção preconizadas pelo Ministério da Saúde e que devem ser aplicadas em unidades de saúde nos casos de mulheres em situação de violência, está


I a promoção e organização de grupos de mulheres para discutir questões de gênero, poder, violência, fortalecimento da autonomia e formas alternativas de resolução de conflitos.

II a facilitação do acesso a redes de apoio social (trabalho, moradia, etc.), que incluam a mulher e elevem a sua condição de cidadania.

III a promoção de grupos de homens para discutir sobre violência, relações de gênero e o fortalecimento da auto-estima.

IV o estímulo à utilização de medicamentos que possam reduzir o nível de agressividade em indivíduos que demonstrem predisposição à prática de atos violentos.

V a necessidade de evitar a abordagem do agressor, pois que ele não deve ser objeto de atenção dos profissionais de saúde e sim, dos serviços de assistência judiciária.


A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Q2890353 Serviço Social

De acordo com os critérios de abrangência populacional estabelecidos na portaria GM n o . 336/2002, que define as modalidades de serviços para os centros de atenção psicossocial (CAPS), assinale a opção que corresponde ao tipo de centro mais adequado para instalação no município de Vitória.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: B
5: E
6: A
7: D
8: C
9: B
10: A
11: E
12: B
13: C
14: C