Questões de Concurso Público Polícia Federal 2004 para Técnico em Assuntos Educacionais - Filosofia
Foram encontradas 6 questões
Ano: 2004
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
Polícia Federal
Prova:
CESPE / CEBRASPE - 2004 - Polícia Federal - Técnico em Assuntos Educacionais - Filosofia |
Q2249672
Filosofia
Texto associado
Parece, então, que a idéia de uma conexão necessária entre
os eventos surge de uma quantidade de situações similares, que
decorrem da conjunção constante desses eventos. Tal idéia não pode
nunca ser sugerida por qualquer dessas situações, inspecionada em
cada posição e sob todas as abordagens possíveis. Mas não existe
nada, em quantidade de situações, diferente de qualquer situação
singular supostamente similar às outras; exceção feita apenas ao fato
de, após uma repetição de situações similares, a mente ser levada
pelo hábito a esperar, quando um evento aparece, aquilo que
costuma acompanhá-lo, acreditando que esse acompanhamento vai
acontecer. Por conseguinte, essa conexão que sentimos na mente,
essa transição costumeira da imaginação de um objeto para aquilo
que o acompanha usualmente, é o sentimento ou impressão a partir
do qual formamos a idéia de força ou conexão necessária. Não se
trata de nada além disso.
David Hume. Investigação sobre o entendimento humano.
Julgue o item subseqüente, tendo em vista o exposto no texto acima e a filosofia de David Hume.
A citação acima não tem nenhuma relação com o conceito de causalidade de David Hume, pois as conexões necessárias referem-se a eventos passados apenas.
A citação acima não tem nenhuma relação com o conceito de causalidade de David Hume, pois as conexões necessárias referem-se a eventos passados apenas.
Ano: 2004
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
Polícia Federal
Prova:
CESPE / CEBRASPE - 2004 - Polícia Federal - Técnico em Assuntos Educacionais - Filosofia |
Q2249675
Filosofia
Tendo em vista a necessidade de se fundamentar o chamado
juízo estético, julgue o item abaixo.
Kant se ocupou exclusivamente do problema do conhecimento, em detrimento da faculdade do sentimento e do juízo estético.
Kant se ocupou exclusivamente do problema do conhecimento, em detrimento da faculdade do sentimento e do juízo estético.
Ano: 2004
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
Polícia Federal
Prova:
CESPE / CEBRASPE - 2004 - Polícia Federal - Técnico em Assuntos Educacionais - Filosofia |
Q2249684
Filosofia
Texto associado
O imperativo categórico é pois um só, e, em verdade,
este: age somente de acordo com aquela máxima, pela qual
possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei
universal.
Immanuel Kant. Fundamentação da metafísica dos costumes.
Ainda que todo o nosso conhecimento comece com a
experiência, nem por isso todo ele origina-se da experiência.
Pois poderia perfeitamente ocorrer que mesmo o nosso
conhecimento de experiência seja um composto daquilo que
recebemos mediante impressões sensíveis e daquilo que a nossa
faculdade de conhecer (apenas ensejada por impressões
sensíveis) produz a partir de si mesma, cujo acréscimo não
distinguimos daquela matéria-prima antes que um longo
exercício tenha chamado nossa atenção sobre isso e nos tornado
aptos à sua abstração.
Immanuel Kant. Crítica da razão pura.
Julgue o item seguinte, tendo como base os dois textos acima
apresentados e a filosofia de Immanuel Kant.
O imperativo categórico possui uma fundamentação empírica segundo a filosofia kantiana.
O imperativo categórico possui uma fundamentação empírica segundo a filosofia kantiana.
Ano: 2004
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
Polícia Federal
Prova:
CESPE / CEBRASPE - 2004 - Polícia Federal - Técnico em Assuntos Educacionais - Filosofia |
Q2249685
Filosofia
Texto associado
O imperativo categórico é pois um só, e, em verdade,
este: age somente de acordo com aquela máxima, pela qual
possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei
universal.
Immanuel Kant. Fundamentação da metafísica dos costumes.
Ainda que todo o nosso conhecimento comece com a
experiência, nem por isso todo ele origina-se da experiência.
Pois poderia perfeitamente ocorrer que mesmo o nosso
conhecimento de experiência seja um composto daquilo que
recebemos mediante impressões sensíveis e daquilo que a nossa
faculdade de conhecer (apenas ensejada por impressões
sensíveis) produz a partir de si mesma, cujo acréscimo não
distinguimos daquela matéria-prima antes que um longo
exercício tenha chamado nossa atenção sobre isso e nos tornado
aptos à sua abstração.
Immanuel Kant. Crítica da razão pura.
Julgue o item seguinte, tendo como base os dois textos acima apresentados e a filosofia de Immanuel Kant.
É correto afirmar que o segundo texto de Kant expressa, em alguma medida, algum elemento externo, não subjetivo, na constituição do conhecimento.
É correto afirmar que o segundo texto de Kant expressa, em alguma medida, algum elemento externo, não subjetivo, na constituição do conhecimento.
Ano: 2004
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
Polícia Federal
Prova:
CESPE / CEBRASPE - 2004 - Polícia Federal - Técnico em Assuntos Educacionais - Filosofia |
Q2249686
Filosofia
Texto associado
O imperativo categórico é pois um só, e, em verdade,
este: age somente de acordo com aquela máxima, pela qual
possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei
universal.
Immanuel Kant. Fundamentação da metafísica dos costumes.
Ainda que todo o nosso conhecimento comece com a
experiência, nem por isso todo ele origina-se da experiência.
Pois poderia perfeitamente ocorrer que mesmo o nosso
conhecimento de experiência seja um composto daquilo que
recebemos mediante impressões sensíveis e daquilo que a nossa
faculdade de conhecer (apenas ensejada por impressões
sensíveis) produz a partir de si mesma, cujo acréscimo não
distinguimos daquela matéria-prima antes que um longo
exercício tenha chamado nossa atenção sobre isso e nos tornado
aptos à sua abstração.
Immanuel Kant. Crítica da razão pura.
Julgue o item seguinte, tendo como base os dois textos acima apresentados e a filosofia de Immanuel Kant.
A solução de Kant para o problema do conhecimento envolve, em alguma medida, a estipulação de categorias para o entendimento.
A solução de Kant para o problema do conhecimento envolve, em alguma medida, a estipulação de categorias para o entendimento.