Questões de Concurso Público TJ-AL 2012 para Analista Judiciário - Clínica Médica

Foram encontradas 8 questões

Q262360 Medicina
O risco de doença aterosclerótica é estimado com base na análise conjunta de características que aumentam a chance de um indivíduo desenvolver a doença. Acerca da detecção precoce da aterosclerose e seus fatores de risco, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a sigla ERF, sempre que empregada, refere-se ao escore de risco de Framingham.

Alternativas
Q262361 Medicina
    Um homem branco, com quarenta e nove anos de idade,  tabagista, sedentário, hipertenso, portador de doença coronariana há  três anos, foi acometido de infarto agudo do miocárdio (IAM) e  encaminhado para reavaliação da hipertensão arterial, uma vez que   começou a apresentar refratariedade às três classes distintas de anti-hipertensivos em uso regular e nas doses máximas preconizadas (atenolol, anlodipino e hidroclorotiazida). Ele tem apresentado  crises hipertensivas frequentes no último semestre. No momento, encontra-se assintomático. No exame físico, as  únicas anormalidades constatadas foram níveis elevados da pressão arterial (PA) — 180 mmHg × 120 mmHg — e retinopatia hipertensiva, com exsudato e hemorragia em fundo de olho.  Os exames complementares realizados apresentaram os  seguintes resultados: sódio = 142 mEq/L, potássio = 4,8 mEq/L,  uréia = 64 mg/dL, creatinina = 1,8 mg/dL, glicemia de  jejum = 113 mg/dL, colesterol total = 170 mg/dL,  triglicerídios = 136 mg/dL, ácido úrico = 5,8 mg/dL. O ultrassom  do abdome revelou apenas assimetria renal. A radiografia de tórax  apresentou resultado normal.

No caso clínico descrito no texto, a hipótese diagnóstica mais provável é de
Alternativas
Q262364 Medicina
     Um paciente com vinte e um anos de idade relatou ser portador de febre reumática desde a infância e que, há seis meses,passou a apresentar dispneia ao subir escadas ou correr. Ele informou que, há um mês, tem apresentado piora progressiva da dispneia, tendo, inclusive, apresentado um episódio de dispneia que  o despertou do sono esta noite. No momento, ele se queixa de dispneia para realizar atividades habituais, como tomar banho ou caminhar mais de cinquenta metros. No exame físico, o paciente apresentou-se eupneico, acianótico, normocorado, com frequência respiratória de 20 incursões respiratórias por minuto (irpm), PA de 100 mmHg × 60 mmHg, frequência cardíaca de 104 batimentos por minuto (bpm), ritmo cardíaco em três tempos, além de ictus palpável no sexto espaço intercostal à esquerda, na linha axilar  anterior. A ausculta revelou bulhas normofonéticas e sopro holossistólico de alta frequência e intensidade de 5+/6 no quinto espaço intercostal, na linha hemiclavicular à esquerda, e com irradiação para a axila esquerda. Os demais dados do exame físico não apresentaram alterações significativas. A radiografia de tórax mostrou um índice cardiotorácico de 0,6, com redistribuição vascular para os ápices, sinal do duplo contorno na área cardíaca e desvio do brônquio fonte esquerdo para cima.

No caso clínico em apreço, o diagnóstico mais provável é de

Alternativas
Q262365 Medicina
     Um paciente com vinte e um anos de idade relatou ser portador de febre reumática desde a infância e que, há seis meses,passou a apresentar dispneia ao subir escadas ou correr. Ele informou que, há um mês, tem apresentado piora progressiva da dispneia, tendo, inclusive, apresentado um episódio de dispneia que  o despertou do sono esta noite. No momento, ele se queixa de dispneia para realizar atividades habituais, como tomar banho ou caminhar mais de cinquenta metros. No exame físico, o paciente apresentou-se eupneico, acianótico, normocorado, com frequência respiratória de 20 incursões respiratórias por minuto (irpm), PA de 100 mmHg × 60 mmHg, frequência cardíaca de 104 batimentos por minuto (bpm), ritmo cardíaco em três tempos, além de ictus palpável no sexto espaço intercostal à esquerda, na linha axilar  anterior. A ausculta revelou bulhas normofonéticas e sopro holossistólico de alta frequência e intensidade de 5+/6 no quinto espaço intercostal, na linha hemiclavicular à esquerda, e com irradiação para a axila esquerda. Os demais dados do exame físico não apresentaram alterações significativas. A radiografia de tórax mostrou um índice cardiotorácico de 0,6, com redistribuição vascular para os ápices, sinal do duplo contorno na área cardíaca e desvio do brônquio fonte esquerdo para cima.

Após a estabilização clínica do paciente descrito no texto, a conduta mais indicada para esse paciente será o

Alternativas
Q262367 Medicina

    Uma paciente com setenta e oito anos de idade, diabética, hipertensa, dislipidêmica e sedentária, apresentando nos últimos três dias episódios de dor precordial do tipo opressiva, em repouso, com duração de 10 min a 20 min, apresentou, 8 h atrás, uma dor que a despertou do sono e da qual até o momento ela não obteve alívio. A paciente negou outros sintomas. No exame físico, ela se encontrava eupneica e acianótica, com frequência respiratória de 20 irpm, PA de 150 mmHg × 86 mmHg e frequência cardíaca de 70 bpm, ictus normal e ritmo cardíaco regular em dois tempos sem sopros. No restante do exame físico, não se verificaram anormalidades. O resultado da dosagem de CK-MB massa e troponina revelou aumento de três vezes o valor de referência de ambas as enzimas. Na oportunidade, a paciente foi submetida a exame eletrocardiográfico cujo resultado é mostrado no eletrocardiograma (com calibração padrão) abaixo.


                                          Imagem associada para resolução da questão


Considerando os dados do caso clínico descrito no texto e do eletrocardiograma mostrado, é correto afirmar que a hipótese diagnóstica mais provável para a paciente em questão é de

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: E
5: E