Questões de Concurso Público ANATEL 2006 para Especialista em Regulação
Foram encontradas 12 questões
Pedro, portador de necessidades especiais para se locomover, habita localidade no estado de São Paulo em que o serviço telefônico fixo comutado (STFC) está disponível. Nas proximidades de sua residência, existe um telefone de uso público (TUP) que ele utiliza desde que se mudou para essa residência, em março de 2005, vindo de outro estado da Federação. Como o TUP mencionado é de difícil acesso para Pedro e é o único meio de que ele dispõe para se comunicar com sua família em seu estado natal, ele solicitou à concessionária do STFC a adaptação do TUP aos portadores de necessidades especiais de locomoção.
Nessa situação, de acordo com a legislação vigente, a adaptação do referido TUP deverá se dar pela concessionária do STFC mencionada no prazo máximo de 7 dias, a contar do registro da solicitação de Pedro. Porém, caso essa concessionária já tenha assegurado, na localidade onde habita Pedro, pelo menos 2% dos TUP adaptados para portadores de necessidades especiais, o prazo para atendimento da solicitação de Pedro é de 1 mês.
As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) favorecem um mundo que se comunica mais depressa e melhor, com acesso a um número sempre mais considerável de conhecimento. Por essa razão, essas tecnologias jamais poderão ser acusadas de contribuir para prolongar, reproduzir ou ampliar as desigualdades sociais
Considere-se que uma rádio comercial em amplitude modulada (AM) opere com potência máxima de 10 kW e que a potência de transmissão permitida para uma emissora em freqüência modulada (FM) seja de 50 kW. Nessa situação, devido à maior potência de operação, a antena transmissora da rádio FM deverá ter comprimento físico maior que o da antena da rádio AM.
Quanto aos interesses a que atendem, os serviços de telecomunicações classificam-se em serviços de interesse coletivo e serviços de interesse restrito, podendo os serviços de interesse coletivo ser prestados exclusivamente no regime público, exclusivamente no regime privado, ou concomitantemente nos regimes público e privado.
O regime público de prestação de serviços de telecomunicações caracteriza-se pela imposição de obrigações de universalização e de continuidade às prestadoras.
SDH (synchronous digital hierarchy) é um padrão que define uma tecnologia para a transmissão de informação multiplexada no domínio do tempo (TDM – time domain multiplexing) e que permite altas taxas de transmissão de dados. Nessa tecnologia, a fibra óptica é o meio de transmissão mais adequado, embora enlaces via rádio também possam ser empregados.
Sabendo-se que as centrais implantadas pelas operadoras do SMP nas áreas de operação indicadas na figura I estão conectadas à Rede de Telefonia Fixa Comutada (RTFC), que, por sua vez, implementa o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) destinado à comunicação entre pontos fixos por meio de transmissão de sinais de voz e de outros sinais, utilizando processos de telefonia, então é correto concluir que, na conexão entre o SMP e a RTFC, os referidos sinais deverão estar na forma analógica, pois a telefonia fixa comutada exige o uso de sinais analógicos para a sua correta operação
Sabendo-se que uma das tecnologias utilizadas atualmente por operadoras do SMP é o GPRS (general packet radio service), que permite a troca de informações entre um terminal de acesso ao SMP e um computador conectado à Internet, então é correto concluir que, entre os diversos protocolos que são utilizados para permitir a referida troca de dados, certamente protocolos da família TCP/IP são empregados, mesmo que apenas em parte da rede de comunicação.
Suponha que as estações radiobase de uma operadora do SMP em determinada área de atuação sejam controladas por uma única central e estejam conectadas a esta em uma configuração de rede em anel, utilizando-se um cabo de fibra óptica na camada física entre dois nós dessa rede. Nesse caso, se um cabo óptico da referida rede for seccionado, os usuários do sistema atendidos pela mencionada operadora ficarão sem serviço até que a conexão provida pelo cabo rompido seja restabelecida
Como a intensidade de luz somente pode assumir valores positivos, não é possível a transmissão de um sinal com modulação analógica por meio de uma fibra óptica, uma vez que sinais analógicos assumem valores positivos e negativos ao longo do tempo. Dessa forma, quando as centrais telefônicas do SMP são interconectadas por um enlace óptico, o sinal de voz de uma conversação deve ser digitalizado para ser transmitido por esse meio físico.
Considere a seguinte situação hipotética.
Maria reside em localidade onde habitam 500 pessoas, região em que o STFC destinado ao uso do público em geral é prestado no regime público por concessionárias. Desejando ter acesso individual na classe residencial, Maria solicitou o referido acesso a uma das concessionárias e, por meio deste, a conexão a provedores de acesso a serviços Internet (PASI).
Nessa situação, a legislação vigente estabelece que a concessionária na qual a solicitação de Maria foi registrada terá o prazo máximo de 7 dias para atender a referida solicitação.
Para que a Internet seja utilizada como um canal de comunicação dentro de padrões éticos e com responsabilidade social, é necessário por parte do usuário um trabalho de seleção, de compreensão e de discernimento.