Questões de Concurso Público Innova 2012 para Engenheiro de Equipamento Júnior - Elétrica

Foram encontradas 10 questões

Q500669 Engenharia Elétrica
imagem-002.jpg

A Figura acima ilustra duas máquinas síncronas acopladas pelos seus eixos de rotação, sendo um motor síncrono conectado ao sistema elétrico A (Motor Síncrono A) e um gerador síncrono que alimenta o sistema elétrico B (Gerador Síncrono B). O sistema elétrico A tem frequência de 50 Hz, e o sistema elétrico B tem frequência de 60 Hz.

Se o Motor Síncrono A tem 20 polos, quantos polos deve ter o Gerador Síncrono B para que alimente o sistema elétrico B com frequência de 60 Hz?
Alternativas
Q500676 Engenharia Elétrica
Um motor de indução trifásico de 4 polos é alimentado pela rede elétrica cujo valor rms da tensão de fase-neutro é 220 e a frequência é de 60 Hz. A corrente de fase drenada pelo motor é de 10π A com um fator de potência de 0,95 indutivo. Desconsiderando quaisquer tipos de perdas, e sabendo-se que o escorregamento do motor é 5% em condição nominal de operação, então, para essa condição, o valor, em N.m, do torque mecânico no eixo desse motor é
Alternativas
Q500678 Engenharia Elétrica
imagem-013.jpg

Um motor de indução trifásico de rotor bobinado aciona uma carga cujo torque é constante e a velocidade é variável. A Figura ao lado mostra as curvas torque-velocidade para três pontos de operação do conjunto.

De acordo com as informações apresentadas, a variação de velocidade do motor é feita por
Alternativas
Q500681 Engenharia Elétrica
imagem-028.jpg

A Figura acima mostra, parcialmente, o diagrama unifilar de um sistema elétrico de potência. Os geradores estão operando em suas tensões nominais e a diferença angular entre suas tensões é de 30o .

O valor, em MW, da potência transmitida pela linha é
Alternativas
Q500692 Engenharia Elétrica
Considere as afirmativas abaixo referentes à partida de um motor síncrono.

I - Um motor síncrono pode partir utilizando um conversor eletrônico para reduzir a frequência da tensão de alimentação do estator do motor durante a partida.
II - Um motor síncrono pode partir alimentando o enrolamento de campo com uma fonte de tensão alternada na frequência múltipla da tensão de alimentação do estator do motor durante a partida.
III - Um motor síncrono pode partir com o auxílio de um motor auxiliar, que eleva a rotação da máquina próxima à nominal, antes de realizar a conexão da máquina com a rede elétrica.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: D
5: C