Questões de Concurso Público UFPA 2022 para Bibliotecário – Documentalista

Questões Discursivas

Foram encontradas 29 questões

Q4173083 Biblioteconomia
Seracevic (1992, 1999 apud GONÇALVES, 2013) definiu e pontuou as relações entre Ciência da Informação e quatro outras áreas, a saber: a Ciência da Computação, a Biblioteconomia, a Ciência Cognitiva e a Comunicação. Entre essas disciplinas, o autor enfatizou as duas primeiras, destacando as suas interfaces e sua relação com a Ciência da Informação. Neste sentido, relacione as disciplinas às suas interfaces: 


( 1 ) Biblioteconomia  ( 2 ) Ciência da Computação ( 3 ) Ciência da Informação
( ) trata dos algoritmos ligados à informação interpretada, com um sentido bastante restrito, contemplando apenas sinais com pouco ou nenhum processo cognitivo.
( ) enfoca a natureza da informação e seu uso, interpretado no sentido amplo, que representa a informação relacionada a um contexto.
( ) tem uma trajetória voltada para o tratamento, a preservação e a utilização de registros gráficos e outras mídias.


A sequência correta é
Alternativas
Q4173084 Biblioteconomia
Se, por um lado, a “denominada ética profissional atém-se aos valores e ações que visam a um agir profissional correto e adequado para com a sociedade em que o profissional se insere [..]” (GUIMARÃES; PINHO; ALMEIDA; MILANI, 2009, p. 99), por outro, as infrações ético-disciplinares são caracterizadas por condutas negativas ou mesmo um comportamento inadequado do profissional. As infrações ético-disciplinares do profissional bibliotecário estão caracterizadas na Resolução de Nº 207/2018 do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). Entre as opções a seguir, o que NÃO caracteriza uma infração ético-disciplinar é
Alternativas
Q4173085 Biblioteconomia
O Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro, do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), define, no Capítulo 2 da Resolução nº 207/2018, a natureza da Profissão do Bibliotecário. Com base nesta resolução, é correto afirmar que
Alternativas
Q4173086 Biblioteconomia
A sociedade da informação ou do conhecimento trouxe questões que, no campo informacional, estão relacionadas ao aumento expressivo da produção técnico-científica e à necessidade do desenvolvimento das atividades de planejamento e organização dos serviços de informação. Nesta sociedade, o conhecimento passa a ser compreendido como recurso estratégico das organizações, provocando alterações contextuais e operacionais no interior delas, para que as mesmas possam alcançar a competitividade sustentável (SOUZA; DIAS; NASSIF, 2011). Com base no texto, analise as afirmativas a seguir e assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso).

( )O conhecimento é fator imprescindível à inovação e à competitividade.

( )A gestão da informação e do conhecimento relaciona-se a programas e modelos de gestão que se fundamentam em noções e soluções tecnológicas.

( )A gestão da informação e do conhecimento estão centradas em dois fenômenos: o da informação ou conhecimento registrado e o do conhecimento pessoal ou tácito.

( )Os recursos informacionais podem ser subdivididos em: fontes de informação, serviços e produtos de informação e sistemas de informação.

( )A cultura organizacional corresponde ao conjunto de pressupostos e valores compartilhados pelas pessoas de uma dada organização, já as práticas organizacionais correspondem às atitudes e aos comportamentos individuais das pessoas que desenvolvem a organização.


A sequência correta é
Alternativas
Q4173087 Biblioteconomia
Das metodologias relacionadas aos estudos de necessidades e uso da informação, o modelo SENSE-MAKING pertence ao paradigma alternativo. Esta abordagem foi construída em 1972, por Brenda Dervin. Com base na referida abordagem, é correto afirmar: 
Alternativas
Q4173088 Biblioteconomia
As Bibliotecas Universitárias (BUs) são centros de cultura e aprendizagem, ou seja, são organismos dinâmicos e interativos que têm como objetivo principal mediar a relação entre os produtores e os consumidores do conhecimento científico, além de oferecer produtos e serviços voltados especialmente à comunidade universitária. Acerca das Bus, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) para as sentenças a seguir.

( ) Dão acesso à informação bibliográfica em formato físico ou digital para auxiliar no processo de ensino, pesquisa e extensão das universidades brasileiras.

( ) As tecnologias de informação são responsáveis por grande parte dos processos de produção e recuperação de informações e conhecimento, levando à virtualização das bibliotecas universitárias.

( ) Reúnem o acervo acadêmico das suas unidades, atentando para as diretrizes do Arquivo Central, visando à formação de arquivos setoriais, colaborando para a formação da memória documental da instituição.

( ) O profissional da informação das BUs deve possuir conhecimentos técnicos específicos e competências tecnológicas, pedagógicas e comunicativas.


A sequência correta é
Alternativas
Q4173089 Biblioteconomia
Competência informacional ou seu termo equivalente, “Information Literacy”, significa saber quando e por que se necessita da informação, onde encontrar e como avaliar, utilizar e comunicar. Com base nessa informação, NÃO caracteriza a Competência Informacional a alternativa
Alternativas
Q4173090 Biblioteconomia
Os Serviços de Referência em bibliotecas têm relação com o processo de democratização do acesso às bibliotecas e seus acervos, ocorrido nas bibliotecas públicas americanas no final do século XIX (ACCART, 2012). Assim, com relação ao serviço de referência, é correto afirmar:
Alternativas
Q4173091 Biblioteconomia
A política de uma instituição, sua missão, objetivos poderão diferenciar os serviços de informação em sua concepção ou projeção. Contudo seu objetivo permanece o mesmo e está relacionado à ação de auxiliar e orientar o usuário na busca da informação pertinente. Quanto às características do Serviço de referência presencial, é correto afirmar que
Alternativas
Q4173092 Biblioteconomia
Accart (2012, p. 181) apresenta uma proposta de definição para o serviço de informação virtual e está relacionada “a um ponto de acesso único em linha que o usuário pode identificar imediatamente, ao que ele apresenta uma solicitação, entregue aos cuidados de profissionais qualificados, solicitação esta que enseja uma resposta rápida, pertinente e de qualidade”. Considerando as características desses serviços, faça corretamente as associações.

( 1 ) Caráter de intangibilidade ( 2 ) Caráter de inseparabilidade ( 3 ) Caráter de heterogeneidade
( ) o processo de produção dos serviços é adequado às necessidades do usuário e, portanto, personalizado, ainda que o serviço em linha possa conferir uma certa singularidade.
( ) o serviço de referência virtual se aproxima muito da ferramenta Web 2.0, por meio das múltiplas possibilidades de interação, pela troca de mensagens, bate-papo, grupo de discussão etc.
( ) a utilização do serviço virtual é livre para todos, a qualquer instante, a qualquer lugar.


A sequência correta é 
Alternativas
Q4173093 Biblioteconomia
Em relação à indexação, julgue os itens a seguir e assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso).

( ) Compreensão do conteúdo do documento, identificação de conceitos que representam este conteúdo e tradução dos conceitos em termos de linguagem de indexação são os três estágios da análise de assunto.

( ) Na indexação por atribuição, palavras ou expressões que realmente ocorrem no documento são selecionadas para representar seu conteúdo temático.

( ) A especificidade na indexação mede a qualidade na escolha dos descritores que correspondem efetivamente aos conceitos incluídos no documento.

( ) A tradução envolve a conversão da análise conceitual de um documento num determinado conjunto de termos de indexação.

( ) Sinonímia e polissemia são fatores naturais das linguagens de indexação.

( ) A exaustividade na indexação refere-se à medida de extensão em que todos os assuntos presentes em um documento são identificados e selecionados durante a leitura documentária.



A sequência correta é 
Alternativas
Q4173094 Biblioteconomia
O processo de indexação é afetado por variáveis que influenciam todo o processo de recuperação da informação, tais variáveis se referem à 
Alternativas
Q4173095 Biblioteconomia
Quando os documentos não pertinentes à questão de busca são recuperados em uma pesquisa bibliográfica, ocorre o(a) 
Alternativas
Q4173096 Biblioteconomia
A respeito das linguagens de indexação, pode-se afirmar que
Alternativas
Q4173097 Biblioteconomia
Na Classificação Decimal de Dewey, há alguns números, de vários níveis, nos esquemas e nas tabelas, que aparecem com símbolos. O símbolo que indica um número descontinuado é
Alternativas
Q4173098 Biblioteconomia
Há inúmeros softwares para construção e administração de bibliotecas digitais, esses softwares aliados a um conjunto de programas são capazes de tratar, organizar, registrar e disseminar qualquer tipo de documento. Entre as opções a seguir, aquela que apresenta exemplos de Software para Bibliotecas Digitais é
Alternativas
Q4173100 Biblioteconomia
O protocolo que proporciona a interoperabilidade entre sistemas como repositórios e bibliotecas digitais através da coleta e transferência de metadados é o
Alternativas
Q4173101 Biblioteconomia
Os sistemas de gerenciamento de bibliotecas são ferramentas primordiais no suporte a serviços de gestão de acervos e administração dos serviços prestados por biblioteca. Com relação às funções básicas de um sistema de gerenciamento de bibliotecas, a opção correta é
Alternativas
Q4173102 Biblioteconomia
O acesso a toda coleção da biblioteca se dá por meio da pesquisa integrada, oferecendo resultados de pesquisa mais relevantes e precisos, em uma única interface. A pesquisa integrada é obtida compilando e indexando metadados de uma variedade de fontes de conteúdo em uma plataforma de pesquisa unificada que oferece uma resposta de pesquisa rápida ao usuário final. A opção que representa o enunciado é o
Alternativas
Q4173103 Biblioteconomia
Considerando que, para cada tipo de biblioteca, o desenvolvimento de coleções acontece de forma diferente, sendo influenciado pela comunidade a que pretende atender, analise as afirmativas seguintes.

I A indústria livreira não tem influência na escolha dos materiais a serem adquiridos para a biblioteca.
II Os objetivos específicos que a biblioteca busca atingir influenciam o desenvolvimento das coleções.
III Coleções de outras bibliotecas exercem influência no desenvolvimento da coleção de uma biblioteca específica.

Está(ão) correta(s) 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: B
5: D
6: A
7: E
8: A
9: B
10: D
11: D
12: C
13: E
14: E
15: D
16: C
17: A
18: B
19: B
20: C