Questões de Concurso Público Prefeitura de Cunha - SP 2025 para PEB II - Professor de Educação Artística
Foram encontradas 7 questões
( ) Ao longo do Ensino Fundamental, os alunos devem expandir seu repertório e ampliar sua autonomia nas práticas artísticas, por meio da reflexão sensível, imaginativa e crítica sobre os conteúdos artísticos e seus elementos constitutivos e também sobre as experiências de pesquisa, invenção e criação.
( ) O ensino de Arte na BNCC restringe-se à transmissão de técnicas tradicionais e à reprodução de obras consagradas, sem ênfase na experimentação ou na criação individual do aluno.
( ) Segundo a BNCC, o componente curricular de Arte deve priorizar a memorização de conceitos e definições teóricas, sendo a prática criativa considerada apenas um recurso complementar.
Assinale a alternativa correta:
I. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.
II. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.
III. A avaliação em Arte deve restringir-se apenas à reprodução técnica de obras consagradas, sem considerar autonomia ou autoria.
I. Refere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais.
II. Refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais.
III. Refere-se às possibilidades de exteriorizar e manifestar as criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, tanto em âmbito individual quanto coletivo.
a) Estesia
b) Expressão
c) Fruição
Indique a alternativa que estabelece as relações corretamente.
A instabilidade do mundo diante da I Guerra Mundial levou a uma nova representação espacial, proposta pelo __________, diante de um mundo que não mais se mostrava tão estável assim.
I. Em conexão com o ambiente escolar, as narrativas visuais possibilitam trabalhar questões da experiência formadora de cada indivíduo, que por sua vez são constituídas por imagens ou referências imagéticas dispersas.
II. As imagens preservadas na memória não têm relação com a formação individual, sendo apenas registros estáticos.
III. As imagens que guardamos ou preservamos na memória são, de certa forma, marcas da trajetória e das vivências que nos formam como indivíduos.
Assinale a alternativa correta:
I – Os processos de investigação e produção artística da dança centram-se naquilo que ocorre no e pelo corpo, discutindo e significando relações entre corporeidade e produção estética.
II – Os processos de criação na dança não consideram o contexto do corpo nem suas experiências sensíveis.
III – Ao articular os aspectos sensíveis, epistemológicos e formais do movimento dançado ao seu próprio contexto, os alunos problematizam e transformam percepções acerca do corpo e da dança, por meio de arranjos que permitem novas visões de si e do mundo.
Está CORRETO o que se afirma em:
I – A ampliação e a produção dos conhecimentos musicais passam pela percepção, experimentação, reprodução, manipulação e criação de materiais sonoros diversos, dos mais próximos aos mais distantes da cultura musical dos alunos.
II – Esse processo lhes possibilita vivenciar a música inter-relacionada à diversidade e desenvolver saberes musicais fundamentais para sua inserção e participação crítica e ativa na sociedade.
III – Os alunos devem apenas memorizar teorias musicais sem necessidade de experimentação ou prática sonora.