Questões de Concurso Público Prefeitura de Ubatuba - SP 2023 para Médico Infectologista
Foram encontradas 25 questões
( ) Um doador não vivo pode doar: rins, coração, pulmão, pâncreas, fígado e intestino.
( ) A doação pode ser de órgãos ou de tecidos. A doação de tecidos pode ser (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical).
( ) O indivíduo que esteja necessitando do órgão ou tecido o receberá por meio da realização de um processo denominado transplante.
I – A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal.
II – A insuficiência renal pode ser crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e reversível.
I – doador vivo: é a pessoa com qualquer idade, saudável e que concorde com a doação, desde que não prejudique a sua própria saúde. Um doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula ou parte dos pulmões, a compatibilidade sanguínea é necessária em todos os casos. Para doar órgão em vida, o médico deverá avaliar a história clínica do doador e as doenças prévias. Pela legislação, parentes até o terceiro grau e cônjuges podem ser doadores. A doação de órgãos de pessoa vivas que são parentes, só acontece mediante autorização judicial.
II – doador falecido: é qualquer pessoa com diagnóstico de morte encefálica (vítimas de traumatismo craniano, ou AVC (derrame cerebral), anóxia, etc), ou com morte causada por parada cardiorrespiratória (parada cardíaca). O doador falecido pode doar órgãos como: rins, coração, pulmão, pâncreas, fígado e intestino; e tecidos: córneas, válvulas, ossos, músculos, tendões, pele, cartilagem, medula óssea, sangue do cordão umbilical, veias e artérias.
Em relação a prevenção de quedas na população idosa, analise os itens a seguir:
I – É uma medida preventiva, evitar transitar em áreas com piso úmido.
II – É importante evitar móveis e objetos espalhados pela casa, como brinquedos de crianças, por exemplo.
III – O idoso deve esperar o ônibus parar completamente antes de subir ou descer.
Estão corretas as assertivas:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto:
Maraviroc (MRV): sua atuação se baseia no bloqueio dos receptores CCR5 (proteína localizada na superfície dos macrófagos - células do sistema imunológico) impedindo a entrada do HIV e a infecção destas células.
Sobre o antirretroviral, enquadra-se na seguinte classe:
Afirmar que a variedade El Tor persiste na água por muito tempo aumenta a probabilidade de manter sua transmissão e circulação refere-se à transmissibilidade de qual das patologias a seguir:
( ) Sonolência e irritabilidade. ( ) Queda abrupta de plaquetas. ( ) Extremidades frias e cianose. ( ) Enchimento capilar lento.
I - O HIV-1 pode ser transmitido intrauterinamente através de transporte celular transplacentário ou de progressiva infecção dos estratos da placenta até o vírus alcançar a circulação fetal ou, ainda, por rupturas na barreira placentária seguidas de microtransfusões que ocorrem da mãe para o feto.
II - A transmissão no momento do parto ocorre pelo contato do feto com as secreções contaminadas da mãe durante a passagem pelo canal de parto, através de infecção ascendente da vagina para membranas do feto e fluido amniótico ou através de absorção no trato digestivo neonatal.
III - No pós-parto, a principal forma de transmissão é a amamentação.
Está correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto: