Questões de Concurso Público Fundação de Saúde de Rio Claro - SP 2023 para Enfermeiro do Trabalho
Foram encontradas 11 questões
Sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), estabelecido na Norma Regulamentadora (NR) 7, assinale a alternativa correta.
I. O mobiliário deve ser concebido com regulagens que permitam ao trabalhador adaptá-lo as suas características antropométricas.
II. O recomendável é que o mobiliário permita uma regulagem que atenda a pelo menos 95% do biotipo da população, de uma forma geral.
III. A altura do assento da cadeira deve ser definida de forma que os pés estejam pouco apoiados. Está correto o que se afirma em:
No que tange à emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), assinale a alternativa correta.
Considerando o disposto na NR-32, que trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, analise as afirmativas a seguir:
I. Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT.
II. Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar
suas atividades após avaliação médica obrigatória, com emissão de documento de
liberação para o trabalho.
III. O uso de luvas substitui o processo de lavagem das
mãos, desde que utilizada corretamente.
Está correto o que se afirma em:
Acerca dos conceitos básicos de toxicologia, assinale a alternativa INCORRETA.
A NR-05 estabelece os parâmetros e os requisitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA). Considerando o disposto na normativa acerca da constituição da CIPA, assinale a alternativa correta.
A NR-32 estabelece as medidas para garantir a segurança dos trabalhadores que realizam atividades em áreas onde existam fontes de radiações ionizantes. Acerca do disposto na normativa, avalie as afirmativas a seguir e marque V para verdadeira e F para falsa. Logo após, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) É permitido que o trabalhador permaneça nestas áreas de incidência no máximo 6 horas por dia.
( ) É obrigatório manter no local de trabalho e à disposição da inspeção do trabalho o Plano de Proteção Radiológica – PPR.
( ) Gestantes podem trabalhar com radiações ionizantes apenas após o quarto mês de gestação.
Segundo à NR-32, cada trabalhador em instalações radiativas deve ter um registro individual atualizado contendo informações pessoais, histórico de ocupação, exposição à radiação, doses recebidas, capacitações e eventos de emergência, entre outras. Este registro deve ser conservado, após o término de sua ocupação, por um período de:
A Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST), estabelecida pelo Decreto n° 7.602/2011, visa promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Considerando o disposto no texto legal, são princípios da PNSST, EXCETO: